As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2011 dezembro Alunos bolsistas do PIBID do Curso de Letras da UTFPR - Câmpus Pato Branco participam da organização de atividade de confraternização da Escola Estadual Carmela Bortot

Alunos ensaindo para apresentações.

A Escola Estadual Carmela Bortot promove na próxima quinta-feira, dia 08 de dezembro, na sede da escola, mais uma Confraternização de Final de Ano Letivo, envolvendo toda a comunidade escolar. Neste ano, o evento conta com a participação e colaboração, na organização das atividades, de Integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID - Inglês da UTFPR - Câmpus Pato Branco.

De acordo com a Profª. Didiê Ana Ceni Denardi, coordenadora do “subprojeto ‘PIBID: docência em Inglês’, “as atividades na escola iniciaram-se em setembro de 2011 com 10 alunos do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês, sob a supervisão da Profª Cristiana Aparecida da Costa Dlugosz. Este subprojeto tem como objetivo principal inserir os alunos em atividades que envolvem as diferentes dimensões do trabalho docente e dessa forma contribuir para sua formação profissional, bem como colaborar com o desenvolvimento dos alunos de Ensino Fundamental da referida escola com relação à aprendizagem de língua inglesa”.

A participação dos alunos André Gomes Baltazar, Eladir Benvenutti, Gabriel Both Borella, Juliane Corrêa de Siqueira, Katiana Pacianello, Hadassa Franca Maciel, Patrícia Hofmã, Rafael Alves de Almeida, Rafaela Senem Ferreria, Sabrina Santos, bolsistas do "PIBID: docência em Inglês", no presente evento visa, especificamente, envolver os alunos da Escola Estadual Carmela Bortot em apresentações artísticas em língua inglesa com foco na celebração do Natal e do Ano Novo.

Programação:

A programação contará com apresentações artísticas de Natal e de Ano Novo desenvolvidas por alunos de Ensino Fundamental II nas Línguas Inglesa e Portuguesa uma vez que o evento procura integrar conhecimentos e os participantes da escola.

Programação Artística:

Canto Coral e Dramatização: We wish you a Merry Christmas (folclore americano), por alunos das 5ªs. séries.

Canto: Hallelujah (Leonard Cohen), por André Gomes Baltazar (PIBID)

Poema: O Menestrel (Shakespeare) - em português, por Letícia e Raquel da 7ª. série A

Canto Coral: Imagine (John Lenon), por alunos das 6ªs séries A e B

Dramatização: A Menina do Leite (Monteiro Lobato), por Fernanda e Milena da 5ª série C

Poema “Variation on an Old Rhyme” (John Mole), por alunos da 6ª série D, 7ª série B e 8ª série C

Poema: “Receita de Ano Novo” (Carlos Drumond de Andrade), por Daniela e Luciana da 7ª.  série C

Canto: “Marcas do que se foi” (Os Incríveis), por alunos da 6ª série C

Após as apresentações, será realizada uma confraternização entre os membros da comunidade escolar.

Organização:

A organização geral do evento está a cargo da Profª Rosangela Leonardi (Escola Estadual Carmela Bortot) e da Profª Didiê Ana Ceni Denardi (UTFPR).  As apresentações em Inglês são coordenadas pelos alunos bolsistas PIBID e as professoras de Inglês Cristiana Dlugosz e Marli Germano Librelato, já as de Português são coordenadas pela professora de Português, Jaqueline Casanova Rizzon Zaparolli. A organização do evento também conta com a colaboração voluntária do Prof. Claudilei Costa (Escola Estadual Carmela Bortot) e da aluna de Janaina Aparecida de Campos Pereira (Letras - Câmpus Pato Branco).

PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado em 2007 pelo Ministério de Educação e implementado pela CAPES/FNDE com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena das instituições federais e estaduais de educação superior.

Um dos objetivos do PIBID é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior. Assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.

O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e a busca pela superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

No Edital Capes PIBID-2009 a UTFPR aprovou um Projeto Institucional de Indicação à Docência coordenado pela Prof. Drª Luciana Pereira da Silva (Câmpus Curitiba) composto por 6 subprojetos, envolvendo os
Cursos de Licenciatura em Física, Química, Letras do Câmpus Curitiba e os Cursos de Licenciatura em Matemática, Química e Letras do Câmpus Pato Branco.

Atualmente, o Projeto Institucional da UTFPR conta com a participação de 232 alunos bolsistas distribuídos em 13 subprojetos dos Cursos de Licenciaturas de Educação do Campo (Câmpus Dois Vizinhos), Matemática (Câmpus Cornélio Procópio, Pato Branco e Curitiba) Química (Apucarana, Pato Branco e Curitiba), Português (Curitiba e Pato Branco) e Inglês (Curitiba e Pato Branco). O Projeto ainda envolve professores coordenadores dos diferentes cursos de licenciaturas da UTFPR e professores supervisores selecionados nas escolas participantes da Rede Estadual de Educação Básica.