Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Programa de Empreendedorismo e Inovação

PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

 

O Programa de Empreendedorismo e Inovação (PROEM) é um dos mecanismos de apoio da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC) as ações de empreendedorismo e inovação desenvolvidas na UTFPR. O PROEM existe desde 1997, em todos os 13 Campus da instituição. Seu objetivo é possibilitar aos alunos, ex-alunos, servidores, professores e comunidade regional externa a UTFPR, o acesso a cultura do empreendedorismo e da inovação. Desta forma, atua na formação da cultura empresarial e propicia espaços de desenvolvimento para projetos e empresas base tecnológica, através do Hotel Tecnológico (HT), Incubadora de Inovações Tecnológicas (IUT) e Empresas Júniors (EJ).

Missão

Apoiar, técnica e administrativamente, empreendedores e empresas nascentes de base tecnológica, advindas da comunidade interna e externa da UTFPR, fomentando a cultura empreendedora, através da promoção de eventos e ações que reforcem a sua implementação.

Visão

Ser um programa de referência e modelo de pré-incubação e incubação de empresas para instituições de ensino, agências de desenvolvimento e incubadoras, cooperando para disseminar a cultura empreendedora e ampliar a criação e desenvolvimento de produtos e serviços inovadores de base tecnológica.

Política do PROEM

Mobilizar e discutir programas de apoio e incentivo de âmbito federal, estadual e municipal, buscando estímulos ao ‘movimento’ de empreendedorismo tecnológico, voltados a Hotéis Tecnológicos, Incubadoras de Inovações, Aceleradoras e Parques Tecnológicos.

Mecanismos de disseminação da cultura empreendedora

O PROEM incentiva a formação de futuros empreendedores através dos seguintes dispositivos: disciplina de empreendedorismo nos cursos regulares, cursos de curta duração na área de gestão, workshops e seminários sobre empreendedorismo, palestras e depoimentos de empresários e feira das idéias realizadas durante o ano letivo. Assim, o PROEM estimula o espírito empreendedor na comunidade, de modo que o aluno formado não ocupe somente um lugar numa empresa, podendo ele mesmo gerir seu próprio negócio, incentivando o desenvolvimento do empreendedorismo tecnológico nos núcleos de pesquisa existentes na UTFPR.

 

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROEM

Estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsa Auxílio da UTFPR, para atividades do Programa de Empreendedorismo e Inovação.

Inscrições: até 29 de agosto na DIREC

Vagas: 02

Valor da bolsa: R$400,00

EDITAL 01/2017 | Anexo 1 - Formulário de Inscrição


As entrevistas serão realizadas conforme cronograma

Resultado provisório


ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO PROEM

Segundo a Resolução n° 02/15 – COEMP, o PROEM faz parte do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), sendo este ligado ao Departamento de Apoio e Projetos Tecnológicos (DEPET), da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC).

Vinculado ao PROEM estão as seguintes divisões:

a) Divisão de Propriedade Intelectual (DIPIN)

b) Divisão de Empreendedorismo e Inovação (DIEMI), que este ainda compreende:

    I) Hotel Tecnológico (HT)

    II) Incubadora de Inovações da Universidade Tecnológica (IUT)

    III) Empresas Juniores (EJ)

 

 

 

 
 


 

Ações do documento