Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial toledo Cursos Tecnologias Ofertados neste Campus Tecnologia em Sistemas para Internet

Tecnologia em Sistemas para Internet

 

O que é este curso e como ele é desenvolvido:

O curso de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI) formará profissionais capacitados a realizar o desenvolvimento, a implantação e a administração de Sistemas para Internet. Atualmente esse profissional encontra fácil colocação no mercado de trabalho. De modo geral, o curso espera ter como público os egressos do ensino médio que buscam formação para o mercado de trabalho, além daquelas pessoas que já atuam na área, mas que não tiveram a oportunidade de ingressar ou concluir um curso superior. Não obstante, a qualidade da matriz curricular pressupõe a formação de um profissional da área de TI fortemente qualificado, de modo que se prospecta que o curso proposto também irá despertar o interesse daqueles jovens interessados em prosseguir com estudos em nível de mestrado e doutorado.

O curso de TSI é caracterizado pela instituição ofertante, por meio da infraestrutura dos laboratórios e das salas de aula, pela coerência e qualidade do projeto pedagógico, bem como pelo corpo docente envolvido. Assim, o curso proposto mostra-se consistente com a demanda regional de profissionais da área de TI e fomentará o fortalecimento da indústria de software na microrregião do Câmpus Toledo.


Identificação do Curso:
Nome do curso: Tecnologia em Sistemas para Internet.
Modalidade do curso: Curso Regular de Graduação.
Duração do Curso: 3 anos, divididos em 06 (seis) semestres, sendo os prazos mínimo e máximo estabelecidos no regulamento da Organização Didático Pedagógica dos Cursos de Graduação da UTFPR).
Regime Escolar: Seriado semestral com matrículas por disciplinas, respeitados os pré-requisitos existentes.
Número de vagas oferecidas por semestre: 40
Turno: Noturno
Ingresso:Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu) que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)


Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso:

O tecnólogo em Sistemas para Internet ocupa-se do desenvolvimento de programas, de interfaces e aplicativos, do comércio e do marketing eletrônicos, além de páginas e portais para Internet e Intranet. Este profissional gerencia projetos de sistemas, inclusive com acesso a banco de dados, desenvolvendo projetos de aplicações para a rede mundial de computadores e integra mídias nas páginas da internet. Este profissional atua com tecnologias emergentes como: computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos. Cuidar da implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para Internet também são suas atribuições.

 


Duração do curso:

06 semestres


Regime:

Regime Semestral

 


Diploma:

Tecnólogo em Sistemas para Internet

 


Reconhecimento do Curso (MEC):

Aprovado o funcionamento pela Resolução nº 43/13 – COGEP, de 20/08/13.
Curso Reconhecido pelo MEC - Nota 4.

 


Coordenação:

Coordenador: Fábio Engel de Camargo
Vice-Coordenador:  Wesley Kleweton Guez Assunção 

E-Mail: cotsi-td@utfpr.edu.br
Telefone: 0 XX (45) 3379-6829
Fax:
 0 XX (45) 3379-6800

 

 


Disciplinas


Disciplinas / Unidades CurricularesN° de aulas
(semanal)
Carga Horária
(horas aula)
1º PERíODO
Informática e Sociedade 2 39
Fundamentos de Programação 6 116
Sítios Web 1 3 58
Comunicação Linguística 3 58
Organização e Arquitetura de Computadores 3 58
Fundamentos Matemáticos para Computação 4 77
SUBTOTAL 21 406
2º PERíODO
Introdução à Programação Orientada a Objetos 4 77
Estrutura, Pesquisa e Ordenação de Dados 4 77
Sítios Web 2 4 77
Fundamentos de Redes de Computadores 1 3 58
Fundamentos de Sistemas Operacionais 3 58
Infraestrutura Web 3 58
SUBTOTAL 21 405
3º PERíODO
Banco de Dados 1 4 77
Programação Orientada a Objetos 1 4 77
Sítios Web 3 5 96
Análise e Projeto de Sistemas 1 4 77
Fundamentos de Redes de Computadores 2 3 58
Projeto de Interfaces Web 4 77
SUBTOTAL 24 462
4º PERíODO
Banco de Dados 2 4 77
Programação Orientada a Objetos 2 5 96
Sítios Web 4 4 77
Análise e Projeto de Sistemas 2 4 77
Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnológica 2 39
Introdução à Estatística 3 58
Optativa 1 2 39
SUBTOTAL 24 463
5º PERíODO
Tópicos Avançados em Tecnologia da Informação 4 77
Programação de Dispositivos Móveis e Sem Fio 4 77
Comércio Eletrônico 4 77
Padrões de Projeto 3 58
Segurança em Tecnologia da Informação 4 77
Sistemas Multimídia e Hipermídia 4 77
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 1 2 72
SUBTOTAL 25 515
6º PERíODO
Empreendedorismo e Inovação 4 77
Planejamento e Gerenciamento de Projetos 4 77
Processo de Software 4 77
Optativa 2 2 39
Economia 2 39
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 2 2 72
SUBTOTAL 18 381
Total de Carga Horária Obrigatória 2.004
Atividades Complementares 180
Estágio Curricular Obrigatório 400
Carga Horária de TCC 120
Carga Horária Total do Curso 2704
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Disciplinas N° de aulas
(semanal
Carga Horária
(horas aula)
Libras 1 2 36
Libras 2 2 36


 


Sistema de Avaliação

A aprovação nas disciplinas dos cursos de graduação dar-se-á por nota final igual ou superior a 6,0 (seis) proveniente de avaliações realizadas ao longo do semestre letivo previstas no Plano de Ensino e frequência nas disciplinas presenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) ou participação nas atividades programadas nas disciplinas semipresenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).
A aprovação em Estágio Curricular Obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares seguirão regulamentos específicos.

 


Atividades Complementares

Tem por finalidade, enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, complementando a formação social, humana e profissional, por meio de atividades de cunho comunitário, de assistência acadêmica, de iniciação científica e tecnológica, esportivas e culturais, além de intercâmbios com instituições congêneres.

 


Estágio Curricular Obrigatório

O Estágio Curricular Obrigatório é uma disciplina obrigatória dos Cursos Superiores de Graduação e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, adaptando psicológica e social do estudante à sua futura atividade profissional, treinamento do estudante para facilitar sua futura absorção pelo mercado de trabalho e orientação do estudante na escolha de sua especialização profissional.

 


Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória, constituída por disciplinas/unidades curriculares dos currículos dos cursos de Graduação da UTFPR e tem como objetivos: Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada, por meio da execução de um projeto de pesquisa; desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação; despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas; estimular o espírito empreendedor, por meio da execução de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos, os quais possam ser patenteados e/ou comercializados; intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas existentes nos diversos setores da sociedade; estimular a construção do conhecimento coletivo; estimular a interdisciplinaridade; estimular a inovação tecnológica; estimular o espírito crítico e reflexivo no meio social onde está inserido, e estimular a formação continuada.

 


Laboratórios

E-302

Área Física: 69,05 m²
Equipamentos: Laboratório com 40 computadores, configuração de hardware mínima compatível com desenvolvimento de software. Acesso a rede local e Internet. Ferramentas de software específicas.

E-303
Área Física: 68,90 m²
Equipamentos: Laboratório com 40 computadores, configuração de hardware mínima compatível com desenvolvimento de software. Acesso a rede local e Internet. Ferramentas de software específicas.

E-304
Área Física: 32,48 m²
Equipamentos: Laboratório com 10 computadores, configuração de hardware mínima compatível com desenvolvimento de software. Acesso a rede local e Internet. Ferramentas de software específicas. Equipamentos de Hardware. Software de Simulação.

E-305
Área Física: 34,00 m²
Equipamentos: Laboratório com 20 computadores, configuração de hardware mínima compatível com desenvolvimento de software. Acesso a rede local e Internet. Ferramentas de software específicas.

E-306
Área Física: 68,90 m²
Equipamentos: Laboratório com 40 computadores, configuração de hardware mínima compatível com desenvolvimento de software. Acesso a rede local e Internet. Ferramentas de software específicas.

E-307
Área Física: 69,05 m²
Equipamentos: Laboratório com 40 computadores, configuração de hardware mínima compatível com desenvolvimento de software. Acesso a rede local e Internet. Ferramentas de software específicas. Kit didático CISCO, instrumentos de aferição e teste de redes, ferramentas, material de consumo. Cabeamento estruturado que permite a configuração de diferentes cenários de rede. Equipamentos de Redes sem Fio. Simulador de Redes.

Grade Curricular

Ementas

Página do Curso 

Planos de ensino