Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-graduação > Laboratórios Multiusuários > Laboratórios > Laboratório de Solos (LabSolos)
conteúdo

Laboratório de Solos (LabSolos)

publicado 06/10/2020 15h02, última modificação 09/11/2021 06h29

Laboratório de Solos (LabSolos)

publicado 10/10/2019 14h49, última modificação 14/12/2022 19h24

Administração | Equipamentos | Normas de funcionamento
Agendamentos | EditaisContato e localização | Produção | Serviços

 

O Laboratório de Solos (LabSolos) congrega dois laboratórios em sua estrutura. O primeiro deles, Laboratório de Química e Fertilidade do Solo, é responsável pelas análises químicas e físicas de solos, bem como de qualidade de corretivos de acidez do solo. O segundo, Laboratório de Tecido Vegetal e Resíduos Orgânicos, faz quantificações nutricionais em plantas e adubos orgânicos.

O LabSolos iniciou suas atividades em 1995, através de uma parceria firmada com o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), atual IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná). A partir de 2012 a UTFPR passou a gerenciar, exclusivamente, todas as atividades acima descritas.

Ao longo de sua história, o LabSolos sempre participou do programa de controle de qualidade em análises químicas de solo, coordenado pela Cela-PR (Comissão Estadual de Laboratórios de Análises Agronômicas), por entender que um serviço de qualidade é fundamental para obtenção dos melhores resultados em interpretação de laudos e recomendação de adubação. Mais recentemente, desde 2016, o Laboratório também é certificado pelo PIATV (Programa Interlaboratorial de Análises de Tecido Vegetal), coordenado pela ESALQ/USP. Em ambos os programas, tanto de solo (Cela-PR), quanto de tecido vegetal (PIATV), o LabSolos oferece, em seu laudo, um selo de qualidade aos clientes.

A clientela é formada pela comunidade externa (produtores rurais, cooperativas, empresas públicas e privadas ligadas ao agronegócio), através da prestação de serviços, bem como por docentes e estudantes de vários câmpus da UTFPR e de outras instituições, visando análises em projetos de trabalho de conclusão de curso (TCC), iniciação científica (IC), mestrado e doutorado, além de projetos de extensão.

 

EDITAL Nº 01/2022 - Seleção de Bolsista Nível Superior para o LabMult LABSOLOS

 

Anexo I

Anexo II

Anexo III

Anexo IV

 

EDITAL N° 02/2022 - Resultado preliminar

Imagens

publicado 10/10/2019 14h49, última modificação 08/12/2022 15h48
mapa.png — última modificação 06/10/2020 12h03

Ações do documento

Documentos

publicado 10/12/2020 17h52, última modificação 06/12/2022 08h50

Atualmente não existem itens nessa pasta.

Ações do documento

Administração

publicado 10/10/2019 14h50, última modificação 09/11/2021 06h31

InícioEquipamentos | Normas de funcionamento
Agendamentos | Contato e localização | Produção Serviços

 

Equipe técnica

Luís César Cassol, docente, Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias
Andressa Pilonetto, técnica de laboratório, Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias

 

Comitê gestor

Supervisor:
Prof. Dr. Luís César Cassol (Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias)

Membros:
Prof. Dr. José Ricardo Rocha Campos (Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias)
Prof. Dr. Thiago de Oliveira Vargas (Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias)

 

Comitê de usuários

Prof. Dr. Giovani Benin (Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias)
Prof. Dr. Alcir José Modolo (Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias)
Prof. Dr. Paulo César Conceição (Coordenação de Agronomia, Câmpus Dois Vizinhos)
Rosangela Lima (doutoranda do Programa de Pós-graduação em Agronomia)
Edivan José Possamai (Engenheiro Agrônomo, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná)

Equipamentos

publicado 10/10/2019 14h50, última modificação 19/04/2022 23h02

Início | Administração | Normas de funcionamento
Agendamentos | Contato e localização | Produção Serviços

 

1. Fotômetro de chama (Modelo B462, Micronal)

Leitor digital, com faixa de medição: Sódio (Na), Potássio (K) e Lítio (Li) de 0 a 100. Utilizado na quantificação simultânea desses elementos contidos em amostras de diversas naturezas.

1 Fotometro de chama.jpg

 

2. Fotômetro de chama (Modelo 910M, Analyser)

Fotômetro de chama, marca Analyser, modelo: 910M. 

Equipamento para análise quantitativa de sódio e potássio e lítio de amostras líquidas de diferentes matrizes, que incluem análises clínicas e de alimentos, cerâmica, fertilizantes, cimento, bebidas, solo, água, entre outros. Equipado com acendimento automático operando com gás GLP. Permite leituras estáveis e reprodutíveis com volume de amostra de 6 a 8 mL/min.

2. Fotômetro de chama - Analyser

 

3. Espectrofotômetro visível (Modelo 1105, Bel)

Espectrofotômetro de absorção molecular na região do Visível, Marca: Bel modelo: 1105

Permite a análise química de amostras líquidas.  Equipado com lâmpadas de tungsténio e sistema com feixe único. 01 porta amostra para cubeta com caminho ótico de 3,5 cm. Opera com faixa de medição 325 a 1000 nm e modo de leitura Absorbância, Transmitância e Concentração. Análises em comprimento de onda único com seleção manual.

2. Espectrometro visível.jpg

 

4. Espectrofotômetro Ultravioleta - visível/ UV-Vis (Modelo IL-0082-Y-BI, Kasuaki)

Espectrofotômetro de absorção molecular na região do UV-Vis, Marca Kasuaki, modelo: IL-0082-Y-BI
Permite a análise química de amostras líquidas. Equipado com lâmpadas de tungsténio e deutério, sistema duplo feixe com ponto zero (branco) automático e porta amostra para 04 cubetas com caminho ótico de 3,5 cm.

Opera com faixa de medição 190 a 1100 nm, em diversos modos de leitura: Fotometria: Absorbância e transmitância; Análise quantitativa: Criação de curva padrão ou possibilidade de análise com curvas salvas; Cinética: Leitura cinética padrão e cinética em dois parâmetros; Análises por múltiplo comprimento de onda, por varredura.

Acompanha software para aquisição de dados que podem ser armazenados em computador e exportados. Saída USB e conexão com computador.

Espectrofotômetro UVVis

  

5. Agitador rotativo tipo Wagner (Modelo TE-160/24, Tecnal)

Utilizado no preparo de amostras que necessitem de agitação em modo rotativo a 360° para dispersão física do solo (agitação vigorosa com separação homogênea). Controle digital para rotação e tempo. Amplitude de agitação: 360°, Rotação: 0 a 60 RPM, Capacidade: 24 provas do tipo frascos Stohlmann. Marca: Tecnal, modelo TE-160/24.

3 Agitador de Wagner

 

6. Destilador de nitrogênio (Modelo TE-0364, Tecnal), com circulador de água

Utilizado para destilação de nitrogênio amoniacal, bases voláteis totais (BVT) e análise de nitrogênio/proteína pelo método de Kjeldahl.  Controle de temperatura analógico, painel de controle com indicadores visuais de aquecimento e nível da caldeira. Vidrarias com conexão tipo Kjeldahl com copo dosador e caldeira embutida com enchimento semi-automático. Capacidade de uma prova. Compatível com tubo micro de Ø25 x 250 mm. Capacidade de destilação: ±18ml/minuto. Marca Tecnal, modelo: TE-360

Banho ultratermostático:
Utilizado para promover aquecimento e refrigeração com temperatura controlada de líquidos, que permite otimização da condensação em alguns equipamentos, refrigerando condensadores dos tipos Soxhlet, Goldfish, evaporadores rotativos, reatores e refratômetros e promovendo sistemas de circulação fechada de água. Equipado com cuba de Inox com capacidade de 10 litros, faixa de trabalho de -10 ºC a 80ºC, e bomba para circulação de água.

Destilador de nitrogênio

 

7. Bloco digestor micro (Modelo SL-25/40, Solab Cientifica)

Usado no preparo de amostras sólidas por digestão ácida. Capacidade para 40 provas em tubos micro Ø25 x 250 mm. Faixa de temperatura de operação de 7 a 450ºC, com controlador de temperatura microprocessado e gabinete em aço inox 304. Marca: Solab Cientifica, modelo: SL-25/40.

6. Bloco digestor micro

 

8. Agitador eletromagnético de peneiras (Bertel) 

Utilizado para agitação eletromagnética de materiais particulados em peneiras granulométricas. Capacidade para 6 peneiras de 2 polegadas de altura, mais a tampa e o fundo. Desligamento automático com timer de até 30 minutos. Reostato para controle das vibrações, eletromagnético. Marca: Bertel

8. agitador eletromagnético

 

9. Mesa agitadora orbital (TE-145, Tecnal)

Utilizado para agitação orbital de Erlenmeyers e outros recipientes contendo amostras que necessitam ser agitadas para sua completa homogeneização. Promove agitação padrão, tipo orbital e homogênea em 176 Erlenmeyers de 125 mL, simultaneamente. Equipado com temporizador digital programável até 99:59 horas e desligamento automático ao término do tempo programado. Marca: Tecnal, modelo TE-145.

9. Mesa agitadora orbital

 

10. Espectrofotômetro de absorção atômica (SavantAA, GBC)

Espectrômetro de absorção atômica, com atomização por chama (FAAS), Marca GBC, modelo SavantAA.
Usado em análise elementar de amostras líquidas, via injeção manual. Equipado com queimador de ar-acetileno, sistema de duplo feixe e modo emissão de chama. Lâmpadas de catodo oco, que permitem a quantificação dos elementos As, Ca, Cd, Cr, Cu, Zn, Fe, Mg, e Pb em nível ppm, em diferentes tipos de amostras.

10. Espectrofotômetro de absorção atômica

11. Estufa de aquecimento para secagem

Utilizada para secagem de material, vidrarias ou preparo de amostras. Faixa de trabalho de 10ºC a 300ºC com ajuste manual de temperatura com registro analógico.

11. Estufa de aquecimento

Normas de funcionamento

publicado 10/10/2019 14h50, última modificação 06/12/2022 10h23

Início | Administração | Equipamentos
Agendamentos | Contato e localização | Produção Serviços

 

Horário de funcionamento

O LabSolos funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

 

Normas para uso dos serviços de análises

Realizado via formulário de solicitação de análises, sem exceções:

- Comunidade externa (produtores rurais, cooperativas, empresas públicas e privadas ligadas ao agronegócio), sem limite no número de amostras, e comunidade interna (docentes, técnicos-administrativos e estudantes da UTFPR), contendo número igual ou inferior a cinco amostras: não necessita de agendamento prévio. Entretanto, o usuário preenche e assina o formulário de solicitação de análise fornecido pelo LabSolos no ato da entrega da(s) amostra(s) ou então pode ser enviado junto com a amostra. O formulário também pode ser solicitado pelo e-mail . A execução das análises segue a ordem cronológica de recebimento de amostra.

- Comunidade interna (docentes, técnicos-administrativos e estudantes da UTFPR), contendo número superior a cinco amostras: deve ser agendado via envio/entrega de formulário de solicitação de análise ou pelo link. As análises serão realizadas seguindo ordem cronológica de agendamento, sempre que houver espaço disponível na agenda. Nesse caso, estas amostras só devem ser enviadas após contato prévio do LabSolos informando a proximidade da data de análise e sem exceção.

 

Normas para operação dos equipamentos

Todos os equipamentos são operados pela técnica de laboratório, com formação específica para tal função. Mediante interesse dos usuários, após treinamento e capacitação, mas ainda sob a supervisão da Técnica de Laboratório, estes também poderão operar os equipamentos.

 

Fornecimento de resultados

Para todas as análises é gerado um laudo específico. Este laudo, após conferência e assinatura pelo supervisor do LabSolos, é enviado ao usuário através do e-mail que foi cadastrado no formulário de solicitação das análises.

 

Citações em trabalhos decorrentes da utilização da estrutura do LabMult

Para fins de comprovação de atividades, todos os usuários devem entregar as amostras juntamente com o formulário de solicitação de análise devidamente preenchido.

Neste formulário consta uma sugestão de citação de agradecimento ao LabSolos, a qual é obrigatória para todos os trabalhos de TCC, IC, Mestrado, Doutorado, etc., e que é transcrita abaixo:

"Agradecemos ao LabSolos pelo auxílio na construção do conhecimento e nas análises efetuadas para esse trabalho." 

Tão logo o trabalho foi defendido ou apresentado, os usuários também devem enviar uma cópia da publicação para o e-mail .

 

Perfis de usuários e custos

A clientela do LabSolos é formada por usuários da comunidade externa (produtores rurais, cooperativas, empresas públicas e privadas ligadas ao agronegócio) e interna (docentes, técnicos-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação da UTFPR), bem como de outras instituições de ensino. 

O custo das análises é estabelecido anualmente pelo comitê gestor. Informações sobre o valor das análises podem ser acessadas neste link ou então podem ser solicitadas diretamente ao LabSolos, através do e-mail labsolos-pb@utfpr.edu.br.

Contato e localização

publicado 10/10/2019 14h51, última modificação 06/12/2022 10h28

Início | Administração | Equipamentos | Normas de funcionamento
Agendamentos | Produção Serviços

 

Endereço completo

UTFPR Câmpus Pato Branco
Laboratório de Solos
Via do Conhecimento, km 01 – Bairro Fraron
CEP 85503-390
Pato Branco – PR

 Contato:

Telefone/WhatsApp: 46 3220-2539

E-mail: labsolos-pb@utfpr.edu.br ou labsolos.pb.utfpr@gmail.com

 

Localização do câmpus no mapa de Pato Branco

 

Localização dentro do câmpus

mapa.png

 

Outras informações

- O acesso e permanência são liberados apenas durante o horário de funcionamento do LabSolos e com a ciência do orientador do usuário e da equipe técnica.

- É obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) nas dependências do LabSolos.

- O usuário deverá relatar ao responsável qualquer problema ou anormalidade com o uso dos equipamentos e deverá zelar pela limpeza e conservação dos espaços e equipamentos.

Produção

publicado 14/10/2020 12h14, última modificação 09/11/2021 06h34

Início | AdministraçãoEquipamentos | Normas de funcionamento 
Agendamentos | Contato e localização | Serviços

 

Teses | Dissertações | Trabalhos de graduação | Artigos em periódicos | Trabalhos em eventos

Teses defendidas

Programa Câmpus Título Autor Ano da defesa
1 PPGAG Pato Branco Épocas e métodos de manejo de aveia preta na produtividade de milho Maicon Sgarbossa 2020
2 PPGAG Pato Branco Respostas morfogenéticas de genótipos de feijão comum e controle alternativo de Diabrotica speciosa (Germar, 1824) (col.: Chrysomelidae) Eliane Carneiro Bueno dos Santos 2020
3 PPGAG Pato Branco Fontes e profundidades de aplicação de fósforo na cultura do milho Idianara Fernanda Pizzatto a defender
4 PPGAG Pato Branco Respostas moleculares do feijão ao crestamento bacteriano comum Katiane Fedrigo 2019
5 PPGAG Pato Branco Fertilizante organomineral à base de resíduo de uva no controle de nematoides das galhas Drieli Aparecida Reiner 2019
6 PPGAG Pato Branco pH do solo e crescimento a campo de jabuticabeira híbrida oriunda de mudas produzidas em diferentes intensidades luminosas Cristiano Hossel 2019

 

Dissertações defendidas

Programa Câmpus Título Autor Ano da defesa
1 PPGAG Pato Branco Sistemas agroflorestais (SAF s): Experiências no Sudoeste do Paraná Jhuly Caroline Biava 2020
2 PPGAG Pato Branco Semeadura direta de cebola: plantabilidade, desempenho de cultivares e características físico-químicas na conservação pós-colheita Lucas Dotto 2020
3 PPGAG Pato Branco Avaliação de um agroecossistema em transição agroecológica Larissa Medeiros Gonçalves 2020
4 PPGAG Pato Branco Avaliação de genótipos de feijão em ensaios multi-ambientes no Estado de Santa Catarina Rafael Carlos Baldin 2020
5 PPGEA Francisco Beltrão Determinação dos aspectos físicos e químicos de um Nitossolo Vermelho distroférrico em diferentes sistemas de manejo de uma propriedade rural familiar Fabio Henrique Lanzarin 2020
6 PPGAG Pato Branco Fertilidade do solo e crescimento de espécies arbóreas em uma agrofloresta em Jupiá, região oeste de Santa Catarina Cintia Leticia Monteiro do Carmo 2020
7 PPGAG Pato Branco Fertilização nitrogenada na produção de duas variedades de milho roxo cultivadas no sul do Brasil Mario Pedraza Guevara 2020
8 PPGAG Pato Branco Fontes de carbono orgânico sobre o desempenho agronômico da cultura da soja e teores de fósforo e potássio no solo Fernando Luiz Schneider 2020
9 PPGZOO Dois Vizinhos Suplementação animal e trevo vesiculoso em sistemas integrados de produção: seus efeitos na produtividade de milho e soja e na ciclagem de nutrientes Jean Carlos Gehlen 2020
10 PPGEA Francisco Beltrão Engenharia de fitomicrobioma como modulador da plasticidade fenotípica de plantas cultivadas Vinícius Dorigoni A defender
11 PPGAG Pato Branco Enxofre na produtividade e qualidade de sementes de soja Kamila Katieli Kovali 2019
12 PPGSIS Dois Vizinhos Crescimento das árvores e fertilidade do solo em plantios de diferentes materiais genéticos de Eucalyptus spp. D. M. Scheis 2019
13 PPGAG Pato Branco Efeito residual da antecipação da adubação, aplicada na cultura da aveia, sobre o desempenho agronômico da soja Rodrigo Zanella 2019
14 PPGAG Pato Branco Sistema de plantio direto de hortaliças: plantas de cobertura de inverno John Clayton do Vale Modesto 2019
15 PPGAG Pato Branco Desempenho de cultivares de morangueiro sob sistema orgânico em bancada Suélen Mazon 2019
16 PPGAG Pato Branco Teores pseudototais de cádmio, níquel, chumbo, cromo, cobre, bário e zinco em plantas de aveia e milho e em solo adubado com cama de aviário durante seis anos Marizandra Zanatta 2018
17 PPGAG Pato Branco Obtenção de variabilidade genética em aveia preta (Avena strigosa Schereb) por meio de agentes mutagênicos químicos Douglas Rodrigo Baretta 2018
18 PPGAG Pato Branco Avaliação do escurecimento do tegumento de genótipos de feijão carioca durante o armazenamento Ana Claudia Ariatti 2018
19 PPGAG Pato Branco Caracterização Morfológica e Molecular de Genótipos de Tomateiro do Banco Ativo de Germoplasma da UTFPR - Pato Branco. 2018 Talita Slota Kutz 2018
20 PPGAG Pato Branco Herança de progênies f2 de tomateiros submetidas à deficiência hídrica Jéssica Cardoso 2018
21 PPGAG Pato Branco Fertilidade do solo e atributos produtivos de propriedades familiares de produção de leite do Sudoeste do Paraná Fernando Franceschi 2018

 

Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) defendidos/ Trabalhos de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Extensionista (IEX) concluídos

Trabalho Câmpus Título Autor Ano da defesa
1 TCC Pato Branco Desenvolvimento inicial de pitaia (hylocereus undatus) em diferentes substratos e turnos de rega Fabiana Olivo 2020
2 TCC Pato Branco Desempenho de progenies F2 de feijão em sistema de produção orgânico Vinicius Nivaldo Beltrame 2020
3 TCC Pato Branco Tratamento de sementes de feijão para cultivo em sistema orgânico Eloísa Jacobo Ravazio 2020
4 TCC Pato Branco Crescimento inicial de morangueiro indoor sob iluminação artificial Vitor Lazzarotto 2020
5 IC Pato Branco Caracterização físico-químicas de frutos originados de populações F2 de tomateiro Caroline Patricia Menegazzi 2019
6 IC Pato Branco Caracterização qualitativa de genótipos de tomateiro do BAGT da UTFPR / Pato Branco Jaqueline Hagn 2019
7 IEX Pato Branco Unidades demonstrativas de plantas alimentícias não convencionais e mandioquinha-salsa Leila Ines Wiggers 2019
8 IEX Pato Branco Desempenho de hortaliças orgânicas para agricultura familiar Evandra Gobatto 2019
9 IEX Pato Branco Assessoramento técnico/ambiental de unidades familiares de produção de leite Aldrey Herikson Quadra 2019
10 IEX Pato Branco Acompanhamento E Orientação Técnica Para Manejo De Pastagens Em Unidades Familiares De Produção De Leite João Carlos Galvan 2019
11 TCC Dois Vizinhos Ciclagem de nitrogênio em sistema de integração lavoura-pecuária com irrigação e leguminosa forrageira João de Assis Farias Filho 2019
12 TCC Dois Vizinhos Corretivo de alta reatividade na acidez do solo e produção vegetal Jackson Boing 2019
13 TCC Dois Vizinhos Combinação do uso de cama de aviário com nitrogênio em cobertura na cultura do milho João Paulo da Cruz Senhor 2019
14 TCC Pato Branco Produção de massa seca de aveia e teor de fósforo no solo em resposta a inversão da adubação fosfatada Gabriel Bonetti 2019
15 TCC Pato Branco Potencial Hídrico em plantas de soja sob diferentes níveis de compactação Larissa Leite Momoli Hansen 2019
16 TCC Pato Branco Produção de mudas de tomateiro sob doses de lodo industrial Tales Sabadin Lehr 2019
17 TCC Pato Branco Adsorção de fósforo em solos desenvolvidos sobre basaltos e riolitos Vitor Augusto Orias Guarneri 2019
18 IC Pato Branco Implantação de Programa de Melhoramento em Tomateiro Débora Regiane Gobatto 2018
19 IEX Pato Branco Capacitação técnica de unidades familiares de produção de leite Cleiton Rafael Zanella 2018
20 IEX Pato Branco Qualidade da água e fertilidade das áreas de pastagens de propriedades leiteiras do Sudoeste do Paraná Angélica Caroline Zatta 2018
21 TCC Francisco Beltrão Taxa de intemperismo e erosão superficial na bacia do rio Marrecas, no Sudoeste do Paraná Ana Paula Ranzan 2018
22 TCC Dois Vizinhos Espaçamento e adubação em Pinus elliottii var. elliottii x Pinus caribaea var. hondurensis sob delineamento anel de Nelder A. D. Silva 2018
23 TCC Dois Vizinhos Adubação potássica na cultura de soja: Doses e métodos de aplicação no desempenho produtivo da cultura soja Alisson Gabriel Kunz 2018
24 TCC Dois Vizinhos Efeito residual da adubação potássica na soja, em função das doses e métodos de aplicação sobre o desempenho produtivo de milho Michael Luiz Ferreira 2018
25 TCC Pato Branco Resposta de feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.) à adubação nitrogenada e à aplicação de um biofertilizante Matheus Henrique Roman 2018
26 TCC Pato Branco Caracterização do sistema radicular de cultivares de feijão Eduardo Eloi de Cézaro 2018
27 TCC Pato Branco Melhoramento de feijão: seleção precoce com base em caracteres de alta herdabilidade e interação genótipo x ambiente Erisson Lubacheski do Amaral 2018
28 TCC Pato Branco Análise de diferentes métodos para inoculação de Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli em feijão Maisa Julia Borgert 2018
29 TCC Pato Branco Respostas fisiológicas e agronômicas do feijão ao frio Débora Regiane Gobatto 2018
30 TCC Pato Branco Desempenho de cultivares de batata no Sudoeste do PR sob manejo orgânico Joceleide Rufatto 2018
31 TCC Pato Branco Crescimento de genótipos de tomateiro sob deficiência hídrica Ivan Schmitt Silveira 2018
32 IEX Pato Branco Um museu vivo da UTFPR Câmpus Pato Branco: unidade demonstrativa de plantas alimentícias não convencionais Brendo Henrique da Silva Costa 2018
33 IEX Pato Branco Desempenho de hortaliças orgânicas para agricultura familiar Joceleide Rufatto 2018
34 TCC Pato Branco Diagnóstico da fertilidade do solo em áreas de agricultura familiar do sudoeste paranaense Angela Carolina Boaretto 2018
35 TCC Pato Branco Caracterização física e morfológica de áreas agrícolas da cratera de impacto de Vista Alegre-PR por modelo digital de elevação João Pedro Lupatini 2018

 

Artigos publicados em periódicos

Revista Título Autores Ano Link/DOI
1 Revista Ceres Foliar application of molybdenum on cover crops and response of common beans in successive cultivation Fernanda Daniela Brandelero, Talita Slota Kutz, Thiago de Oliveira Vargas, Alcir José Modolo, Luís César Cassol, Marisa de Cacia Oliveira, Ricardo Henrique Silva Santos 2020 10.1590/0034-737x202067010006
2 Ciência e Natura Cover plants and performance of shanks depths under corn productivity Alcir José Modolo, Jônatan Müller (IFRS), Juan Paulo Xavier de Freitas (IFSC), Lucas Dotto, Rivanildo Dallacort, José Ricardo da Rocha Campos, Emerson Trogello (IFGO) 2020 10.5902/2179460X40310
3 Revista Brasileira de Geografia Física Uso de Técnicas de Geoprocessamento para Estudo da Erosão Hídrica Laminar em Microbacia Hidrográfica do Sudoeste do Paraná Ana Paula Vansan & Julio Caetano Tomazoni 2020 periodicos.ufpe.br/revistas/rbgfe
4 Pesquisa Agropecuária Brasileira Web software to create thematic maps for precision agriculture Ligia Francielle Borges, Claudio Leones Bazzi, Eduardo Godoy de Souza (UNIOESTE), Paulo Sergio G. Magalhães e Gabriela K. Michelon 2020 10.1590/s1678-3921.pab2020.v55.00735
5 Computers and Electronics in Agriculture Web applications for spatial analyses and thematic map generation Rodrigo Werner Dall'Agnol, Gabriela Karoline Michelon, Claudio Leones Bazzi, Paulo Sérgio Graziano Magalhães, Eduardo Godoy de Souza, Nelson Miguel Betzek, Ricardo Sobjak 2020 10.1016/j.compag.2020.105374
6 Revista Mexicana de Ciências Agrícolas Caracterización fisicoquímica y contenido antioxidante de frutas de Physalis
Chaiane Renata Grigolo, Marisa de Cacia Oliveira, Edenes Schroll Loss, Juliane Ropelato, Tatiane Oldoni, Cintia Boeira Batista
2020 10.29312/remexca.v11i3.2080
7 Australian Journal of Crop Science Mixed production of Alexandergrass and sorghum under nitrogen fertilization and grazing intensities André Brugnara Soares,Marcieli Maccari (UNOESC),Carine Lisete Glienke (UFSC),Tangriani Simioni Assmann,Marcos Antonio de Bortolli, Denise Adelaide Gomes Elejalde, Regis Luis Missio 2020 10.21475/ajcs.20.14.01.p1891
8 Euphytica Soybean genetic progress in South Brazil: physiological, phenological and agronomic traits Matheus H. Todeschini, Anderson S. Milioli, Ana Claudia Rosa, Lucas V. Dallacorte, Maiara C. Panho, José Abramo Marchese, Giovani Benin 2019 10.1007/s10681-019-2439-9
9 Pesquisa Agropecuária Tropical
Performance of common bean genotypes as a function of growing seasons and technological input levels
Rodrigo Zanella, 
Daniela Meira, 
Andrei Daniel Zdziarski, Antonio Pedro Brusamarello, 
Paulo Henrique de Oliveira, Giovani Benin
2019 10.1590/1983-40632019v4954989
10 Bragantia Timing and growing conditions of nitrogen topdressing influence the grain yield and protein content of four wheat cultivars Raphael Rossi Silva (UEL), Claudemir Zucareli (UEL), Inês Cristina de Batista Fonseca (UEL), Carlos Roberto Riede (IAPAR), Giovani Benin, Diego Gazola (UEL) 2019 10.1590/1678-4499.20180178
11 Crop Breeding and Applied Biotechnology Selection of high-yielding, adapted and stable wheat lines in preliminary trials. Crop Breeding and Applied Biotechnology Leomar Guilherme Woyann, Andrei Daniel Zdziarski, Diego Baretta (UFPEL), Daniela Meira, Lucas Vinicius Dallacorte, Giovani Benin 2019 10.1590/1984-70332019v19n4a58
12 Australian Journal of Crop Science A software for the delineation of crop management zones (SDUM) Claudio Leones Bazzi, Eduardo Godoy de Souza (UNIOESTE), Kelyn Schenatto, Nelson Miguel Betzek, Alan Gavioli 2019 10.21475/ajcs.19.13.01.p1026
13 Biosystems Engineering Identification of management zones in precision agriculture: An evaluation of alternative cluster analysis methods Alan Gavioli, Eduardo Godoy de Souza, Claudio Leones Bazzi, Kelyn Schenatto, Nelson Miguel Betzek 2019 10.1016/j.biosystemseng.2019.02.019
14 SoftwareX Software AgDataBox-Map to Precision Agriculture Management Gabriela Karoline Michelon, Claudio Leones Bazzi, Shrinivasa Upadhyaya, Eduardo Godoy de Souza, Paulo Sérgio Graziano Magalhães, Ligia Francielle Borges, Kelyn Schenatto, Ricardo Sobjak, Alan Gavioli, Nelson Miguel Betzek 2019 10.1016/j.softx.2019.100320
15 SoftwareX AgDataBox API - Integration of data and software in precision agriculture Claudio Leones Bazzi, Erminio Pita Jasse, Paulo S. Graziano Magalhães,  Gabriela Karoline Michelon, Eduardo Godoy de Souza, Kelyn Schenatto, Ricardo Sobjak 2019 10.1016/j.softx.2019.100327
16 Computers and Electronics in Agriculture Computational routines for the automatic selection of the best parameters used by interpolation methods to create thematic maps Nelson Miguel Betzek, Eduardo Godoy de Souza, Claudio Leones Bazzi, Kelyn Schenatto, Alan Gavioli, Paulo S. Graziano Magalhães 2019 10.1016/j.compag.2018.12.004
17 Computers and Electronics in Agriculture Rectification methods for optimization of management zones Nelson Miguel Betzek, Eduardo Godoy de Souza, Claudio Leones Bazzi, Kelyn Schenatto, Alan Gavioli 2019 10.1016/j.compag.2018.01.014
18 Journal of Plant Nutrition Artificial neural networks to estimate the productivity of soybeans and corn by chlorophyll readings Gabriela K. Michelon, Paulo L. de Menezes, Claudio L. Bazzi, Ermínio P. Jasse, Paulo S. G. Magalhães & Lígia F. Borges 2018 10.1080/01904167.2018.1447579
19 Ciência Rural Productivity of soybean in management zones with application of different sowing densities Rafaela Greici da Motta Camicia, Marcio Furlan Maggi, Eduardo Godoy de Souza, Claudio Leones Bazzi, Evandro André Konopatzki,Gabriela K. Michelon, José Bruno Santos Pinheiro 2018 10.1590/0103-8478cr20180532
20 Semina: Ciências AgráriasDevelopment and nutrition of black wattle seedlings (Acacia mearnsii de Wild.) in poultry litter substrate Use of the farmer?s experience variable in the generation of management zones Kelyn Schenatto, Eduardo Godoy de Souza (UNIOESTE), Claudio Leones Bazzi, Nelson Miguel Betzek, Alan Gavioli, Humberto Martins Beneduzzi (IFPR) 2018 10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2305
21 Colloquium Agrariae Giberelina e substratos na produção e qualidade de mudas de araçazeiros amarelo e vermelho
Alexandre Hack Porto, Américo Wagner Júnior, Carlos Kosera Neto, Marciéli Da Silva, Alberto Ricardo 
Stefeni, Kamila Cristina Fabiane

2018 10.5747/ca.2018.v14.n1.a188
22 Revista de Ciências Agroveterinárias Development and nutrition of black wattle seedlings (Acacia mearnsii de Wild.) in poultry litter substrate Ribeiro, R. R.; BRUN, Flávia Gizele König; Brun, Eleandro José; Mezzalira, C. C.; Frigotto, T.; Navroski, M. C.; Souza, M. A. M. 2018 10.5965/223811711712018036
23 Acta Scientiarum Agronomy Soybean productivity in Rhodic Hapludox compacted by the action of furrow openers Robson Gonçalves Trentin, Alcir José Modolo, Thiago de Oliveira Vargas, José Ricardo da Rocha Campos, Paulo Fernando Adami, Murilo Mesquita Baesso (USP) 2018 10.4025/actasciagron.v40i1.35015

 

Trabalhos apresentados em eventos

Nome do evento Título Autores Ano
1 VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo Produção de matéria seca e acúmulo de nutrientes em aveia preta submetida a diferentes manejos e níveis de adubação química Rodrigo Zanella, Eduardo Rafael Lippstein e Luís César Cassol 2019
2 VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo Mineralogia de Cambissolos desenvolvidos sobre riolitos e riodacitos do membro Palmas José Ricardo da Rocha Campos, André Felipe Petry, Ioná Rech, Alcir José Modolo, Leonardo Zambiasi Forti 2019
3 XI Congresso Brasileiro de Agroecologia Desempenho de genótipos de feijão sob sistema de produção orgânico PAULA, G. S.; BELTRAME, V. N.; HAGN J.; CARNEIRO, E.; RODRIGUES JÚNIOR, A. A. ; VARGAS, T. O. ; FINATTO, Taciane 2019
4 XI Congresso Brasileiro de Agroecologia Desempenho de populações segregantes de feijão em sistema orgânico de produção BELTRAME, V. N.; PAULA, G. S.; HAGN J.; KAFER, J. M. ; VARGAS, T. O. ; FINATTO, T 2019
5 V Congresso de Ciência e Tecnologia Fontes e formas de aplicação de fósforo na cultura do milho PIZZATTO, I. F.; SARTOR, L. R.; MODOLO, A. J.; CAMPOS, J. R. R.; DOTTO, L. 2019
6 V Congresso de Ciência e Tecnologia Área de solo mobilizada em função da profundidade de adubação fosfatada na cultura do milho PIZZATTO, I. F.; SARTOR, L. R.; MODOLO, A. J.; CAMPOS, J. R. R.; FREITAS, J. P. X.; DOTTO, L. 2019
7 I AgroScience Mater Dei Tipos de solo e sua relação com a fertilidade de áreas do Sudoeste do Paraná CANDIOTTO, L. ; CAMPOS, J. R. R.; MISSIO, Regis Luis; SEVERO, I. K.; CANDIOTTO, F. 2019
8 XXV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil Concentração de vitamina C em frutos de duas espécies de fisális mantidos em diferentes condições Chaiane Renata Grigolo, Marisa de Cacia Oliveira, Tatiane Oldoni, Cintia Boeira Batista, Juliane Ropelato 2018
9 III Congresso Internacional De Ciência,Tecnologia E Inovação E XVII Encontro Anual De Iniciação Científica Da Unipar Resposta de cultivares de feijão à adubação nitrogenada aplicada em cobertura durante cultivo de safrinha RODRIGUES, A. P. A.; PAULA, G. S.; AMARAL, J. E. L. 2018
10 VIII Seminário de Extensão e Inovação Qualidade da água e fertilidade do solo em áreas de pastagens de propriedades leiteiras do sudoeste do Paraná ZATTA, A. C.; CANDIOTTO, L.; ZANELLA, C. R.; MISSIO, R.L. 2018
11 Congresso Brasileiro de Sistema Integrados de Produção Agropecuária Exportação de nutrientes de áreas de pastagens em propriedades leiteiras MISSIO, R. L.; ZATTA, A. C.; ZANELLA, C. R.; BOARETTO, A. C.; CANDIOTTO, L.; BARRIGA, P. B.; MENSOR, M.; DEIFELD, F. L. C.; SOARES, A. B.; GALVAN, J. C. 2018
12 II Encontro de Integração Lavoura Pecuária do Sul do Mato Grosso Estratégias de Adubação em Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária GALVAN, J. C.; SCHAMALS, B. A. H.; MENSOR, M.; SOARES, A. B.; MISSIO, R.L.; FORCELINI, D. TAIRINI, L. K.; AIOLFI, R. B.; TATTO, W. H. 2018
13 II Encontro de Integração Lavoura Pecuária do Sul do Mato Grosso Atributos físicos do solo sob diferentes intensidades de pastejo e épocas de adubação nitrogenada em SIPA AIOLFI, R. B.; KAGIMURA, L. T.; ZATTA, A. C.; CANDIOTTO, L.; CANDIOTTO, F.; ZANELLA, C. R.; SILVEIRA, M. H. D.; SOARES, A. B.; MISSIO, R. L.; DEIFELD, F. L. C. 2018

Agendamentos

publicado 10/10/2019 14h51, última modificação 06/12/2022 10h25

Início | Administração | Equipamentos
Normas de funcionamento | Contato e localização | Produção Serviços

 

Em relação ao uso dos equipamentos

O usuário deve encaminhar e-mail para l informando: finalidade de uso, descrição da amostra, metodologia utilizada, reagentes químicos necessários, forma de descarte dos resíduos e destinação final das amostras, entre outros dados pertinentes às análises. Após análise da demanda, a equipe técnica faz o agendamento e o envio do formulário de solicitação de uso de equipamentos, informando os horários disponíveis para treinamento e uso do equipamento. Consulte a agenda pública para visualizar os horários disponíveis.

 

Em relação à solicitação de serviços de análises

O agendamento pode ser feito pessoalmente ou por e-mail, sempre preenchendo o formulário de solicitação de análises ou pelo link, conforme regras mencionadas na página Normas de funcionamento.

 

Preparo das amostras 

Quando o usuário pertence a comunidade interna (docentes, técnicos-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação da UTFPR), tanto as amostras de solo e de planta devem ser entregues secas e moídas, contendo a respectiva identificação das mesmas.

 

Retirada das amostras

Para os usuários das comunidades interna e externa, as amostras serão armazenadas, para fins de contraprova, por um período de 30 e 180 dias, respectivamente. Após esse prazo, caso não sejam retiradas pelos usuários, as amostras serão descartadas.

Nota: É de inteira responsabilidade do usuário da comunidade interna, tão logo receba o resultado de sua análise, a retirada e destinação adequada de suas amostras.

 

Envio das amostras

Na impossibilidade de entrega direta das amostras à equipe técnica do LabSolos, as amostras podem ser encaminhadas via correio ou outra forma de transporte para o seguinte endereço:

UTFPR/Câmpus Pato Branco
Laboratório de Solos
Via do Conhecimento, km 01 – Bairro Fraron
CEP 85503-390
Pato Branco – PR
A/C: Andressa Pilonetto ou Luís César Cassol

 

Serviços

publicado 09/11/2021 06h29, última modificação 09/11/2021 06h31

Administração | Equipamentos | Normas de funcionamento
Agendamentos | EditaisContato e localização | Produção

O Laboratório de Solos oferece os seguintes serviços:

1. Análise química do solo (básica), com 12 itens: MO (Walkley Black), pH (CaCl2), P e K (Mehlich-1), Ca, Mg e Al (KCl 1 M), H+Al (solução SMP); soma de bases (SB), capacidade de troca de cátions (CTC), saturação por bases (V) e saturação por alumínio (m);
2. Análise química do solo (completa), com 16 itens: pH-CaCl2; matéria orgânica (Walkley Black); P, K, Cu, Fe, Zn, Mn (Mehlich-1); Ca, Mg e Al (KCl 1 M); H+Al (solução SMP); soma de bases (SB), capacidade de troca de cátions (CTC), saturação por bases (V) e saturação por alumínio (m);
3. Análise granulométrica do solo (areia, silte e argila), usando NaOH como dispersante;
4. Análise de tecido vegetal e resíduos orgânicos (básica): N, P e K
5. Análise de tecido vegetal e resíduos orgânicos (completa): pH, C, N, P, K, Ca e Mg
6. Análise de corretivos de acidez do solo: Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT), Poder de Neutralização (PN) e Reatividade (RE)