Requerimento - DERAC-CT

Publicado 6/13/2023, 8:19:00 PM, última modificação 7/3/2025, 1:59:41 PM
Departamento de Registros Acadêmicos - DERAC-CT

Cursos: Graduações, Pós-Graduações (Stricto e Lato Sensu) e Comunidade Externa ou Egressos

Lembrando de informar:

No corpo do e-mail: Nome Completo e Código do Aluno, Nome do Curso, Assunto e justificativa da solicitação.

Anexar documentos necessários e de Identificação (RG) digitalizado.

 Solicitações DIRETAMENTE a encaminhar ao seu Coordenador(a) de Curso

Cancelamento de Disciplina: diretamente no Portal do Aluno, conforme Calendário Acadêmico vigente, após prazo encaminhar solicitação devidamente justificada para Coordenações de Curso;

Convalidações / Equivalência de Disciplinas:  a qualquer tempo, depende da análise e parecer da Coordenação de curso / Anexar Tabela de Equivalência junto ao Requerimento.

PS: Caso tenha cursado as disciplinas equivalentes em outra Instituição de Ensino deverá também anexar HISTÓRICO ESCOLAR e PLANOS DE ENSINO de todas disciplinas cursadas.

Reingresso ao Curso: solicitação a qualquer tempo, encaminhar ao seu Coordenador(a) de Curso

Desistência de Curso a qualquer tempo

Exame de suficiencia conforme estabelecido em calendário academico vigente solictação na coordenação do seu curso

Outros Assuntos a qualquer tempo

 ABONO DE FALTAS E ATIVIDADES ACOMPANHADAS (Conforme Resolução 110 COGEP/2021)

 Demais modelos de documentos quando necessários:

Modelo de Procuração para retirada de diplomas/ documentação

Aluno em situação:

Desistência: solicitar Reingresso via DERAC (derac-ct@utfpr.edu.br).

Trancamento de Matrícula: a matrícula será destrancada direto no portal do aluno.

Risco de Jubilamento ou Risco de desligamento do curso: direto no portal do aluno assinar a declaração de ciência e seguir com a matrícula.  

Débitos com a Biblioteca: (aluno está bloqueado para fazer matrícula): para regularizar situação https://nuvem.utfpr.edu.br/index.php/s/ZPfGHzhnELqTbRH pagamento do débito: https://pagtesouro.tesouro.gov.br/portal-gru/#/pagamento-gru após o pagamento apresentar comprovante de pagamento pelo e-mail multas-debib-ct@utfpr.edu.br na Biblioteca e seguir com a matrícula.

Matrículas do CALEM: informações pelo site https://utfpr. curitiba .br/dalem/

Cancelamento de disciplinas: de 08/08 a 19/08/2025 data limite para solicitação de  cancelamento de  matrícula em disciplinas/unidades curriculares (portal do aluno).

Exame de suficiência: de 25/08 à 16/10/2025, período para solicitação de exame de suficiência  em disciplinas/unidades curriculares. O estudante não precisa estar matriculado na disciplina, não pode ter sido reprovado por frequência, poderá requerer somente um exame de suficiência por disciplina e a nota obtida no exame de suficiência será registrada no histórico escolar do estudante e entrará no cálculo dos CR.

Esqueceu a senha de acesso ao portal do aluno:   https://www.utfpr.edu.br/alunos/portal-do-aluno

Coordenadores de cursos de graduação: https://www.utfpr.edu.br/cursos/graduacao

MANTENHA SEUS DADOS ATUALIZADOS NO SEU CADASTRO INSTITUCIONAL “COLOCAR O CONTATO PARA CASO DE EMERGÊNCIA”

Processo de Matrícula Veteranos 2025/2

PERÍODO DE MATRÍCULA: REQUERIMENTO NO PORTAL DO ALUNO

- Requerimento de matrícula: disponível das 9hs do dia 01/08 às 18hs do dia 04/08/2025

- Análise de matrícula: dias 05 e 06/08/2025. (trabalho interno)

- Ajuste/Confirmação: disponível das 10hs às 18hs do dia 07/08/2025

- Inclusão: disponível das 9h às 18h do dia 08/08/2025

- Divulgação dos horários definitivos (disponíveis para consulta pelo Portal do Aluno). até o dia 25/07/2025

1ª Etapa de Matrícula - Requerimento de Matrícula “ato do estudante”

Horário: das 9hs do dia 01/08 às 18hs do dia 04/08/2025

Nesse período é realizada a solicitação de matrícula pelo portal do aluno. O requerimento não garante vaga nas disciplinas/unidades curriculares para o estudante, é apenas uma solicitação.

Segue o passo a passo para realizar o requerimento no link abaixo: https://wiki.utfpr.edu.br/sistemas/academico/matricula/requerimento.pdf

Procedimentos internos de análise das turmas pelos Coordenadores e Secretaria de Gestão Acadêmica ocorrem nos dias 05 e 06/08/2025.

2ª Etapa de Matrícula - Ajuste/Confirmação “ato do estudante”

Dia 07/08/2025 das 10hs às 18hs

O aluno que conseguiu vagas em todas as disciplinas, salvar ou imprimir a confirmação de matrícula (grade de horários). Não pode fazer ajuste de matrícula, poderá incluir disciplinas na 3º etapa (etapa de inclusão de disciplinas).

O estudante que não conseguir vaga deve ajustar a sua matrícula buscando vagas em outras turmas, retirando ou adicionando disciplinas até ter a sua matrícula aceita. Apenas nas disciplinas que compõem a sua matriz curricular.

Em caso de dúvidas, veja abaixo o passo a passo como realizar o ajuste de matrícula, disponíveis em https://wiki.utfpr.edu.br/sistemas/academico/matricula/ajuste.pdf

3ª etapa – Inclusão de disciplinas “ato do estudante”

Dia 08/08/2025 das 10hs às 18hs

O estudante poderá acrescentar disciplinas (não necessariamente da sua matriz) até obter vaga garantida. As vagas disponíveis são preenchidas por ordem de acesso. O estudante poderá também solicitar cancelamento de vagas já garantidas.

Observando o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos da UTFPR). veja abaixo o passo a passo como realizar o ajuste de matrícula, disponíveis em Instruções disponíveis em https://wiki.utfpr.edu.br/sistemas/academico/matricula/inclusao.pdf

Obs.: O aluno que perdeu o prazo de matrícula ainda poderá fazer. O dia da inclusão, é a última chance, o preenchimento de vagas é por ordem de chegada e onde houver vagas.

No mesmo dia 08/08/2025 - Matrícula para alunos externos

Solicitação de matrícula para alunos egressos e outras instituições de ensino pública deverá ser enviado por e-mail: acompanhado da documentação comprobatória (para estudantes de instituições conveniadas: RG, CPF e declaração de matrícula atualizada e o histórico escolar; para egressos: RG, CPF e diploma). informando os códigos das disciplinas-turmas, condicionada a existência de vaga em até 03 disciplinas/unidades curriculares.

Atendimento do Departamento de Registros Acadêmicos - DERAC-CT

Presencial: segunda a sexta, das 7h30min às 19h30min

Telefônico: (41) 3310-4524 e 3310-4866

LEMBRE-SE: A carga horária máxima permitida para o estudante é igual a do período com maior carga horária da matriz curricular, somada a 90hs (noventa horas), não excedendo um máximo de 600hs (seiscentas horas) no período.

Salientamos que é imprescindível realizar a matrícula nas datas previstas acima, fazendo uso preferencialmente do navegador MOZILLA FIREFOX.

Dúvidas em relação a matrícula nas disciplinas/unidades curriculares, procure o coordenador de seu curso.

Dia 12/08/2025 - INÍCIO DO PERÍODO LETIVO

LINKS IMPORTANTES

Regulamento da Organização Didático-pedagógica dos Cursos da UTFPR:

Informações importantes para a matrícula: https://portal.utfpr.edu.br/secretaria/matricula/matricula

REQUERIMENTO PARA MATRÍCULAS EXTERNAS

Solicitação via e-mail para: derac-ct@utfpr.edu.br, anexando:

Aluno regular - Declaração de Matrícula, Histórico Escolar da Graduação com data atual e assinado, RG e CPF

Assunto: Enriquecimento Curricular- Aluno Externo/Instituição de origem

Informar: Nome Completo do Requerente/Nome e Código da Disciplina e Turma

Formado: Diploma e Histórico de Graduação, RG e CPF

Assunto: Enriquecimento Curricular - Aluno Externo

Informar de acordo com o mapa de vagas: Nome Completo do Requerente / Nome e Código da Disciplina e Turma

OBS.: Só pode cursar no máximo 3 disciplinas, condicionado a existência de vagas

Mapa de Vagas: Disciplinas e Turmas

https://www.utfpr.edu.br/secretaria/ curitiba /mapa-de-vagas-2024-2-1-1-_compressed-2.pdf/@@download/file

Reportar erro