Requerimentos
A partir de 2022, todos os Requerimentos que precisam ser protocolados no DERAC Ponta Grossa devem ser enviados exclusivamente POR E-MAIL.
Não é mais necessário preencher o formulário de papel e entregar, pessoalmente, no horário de funcionamento do DERAC-PG.
Os requerimentos serão protocolados pelo servidores do DERAC em até 5 dias úteis (conforme calendário acadêmico da UTFPR).
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DE REQUERIMENTOSSIGA OS PASSOS: |
1 - Escolha, abaixo, um dos formulários de Requerimento do DERAC PG; 2 - Se estiver utilizando computador/notebook, o formulário abrirá em uma outra aba. Basta utilizar algum aplicativo ou programa leitor/editor de PDF, para preencher e assinar o documento diretamente no computador. Lembre-se de salvar o arquivo em formato .pdf ao finalizar. Se estiver utilizando celular, instale algum App editor de pdf, como o Adobe Acrobat Reader, por exemplo, que permite o preenchimento e assinatura do requerimento no próprio celular, sem necessidade de impressão. Lembre-se de salvar o arquivo em formato .pdf ao finalizar. Ou, se preferir, venha até o DERAC PG e solicite um formulário de papel. Após preenchê-lo, você deverá digitalizá-lo (fotografando ou utilizando um scanner) e salvar em formato .pdf . 3 - O requerimento precisa estar assinado! Requerimento sem assinatura não tem validade! A assinatura pode ser: Escrita à mão – caso utilize um formulário de papel; Assinatura Digitalizada – é a imagem de uma assinatura, que pode ser feita em apps de edição de pdf (Adobe Acrobat Reader, Foxit Reader, etc) Assinatura Digital - é aquela vinculada a um certificado digital. A assinatura digital garante Autenticidade, Integridade, não repúdio e reconhecimento de firma. Alunos da UTFPR podem fazer, de gratuitamente, um Certificado Pessoal – ICPEdu (Faça o seu aqui), ou utilizar o Certificado Pessoal oferecido a todos os brasileiros pelo Portal do Governo Federal. Vídeo "Como fazer Assinatura Digital gov.br gratuita" da TV CRECI.https://www.youtube.com/watch?v=v7VKeVHBE2s 4 - Anexe o requerimento e demais documentos (se necessários) e envie para o e-mail derac-pg@utfpr.edu.br Ao enviar o e-mail, informe o curso em que está matriculado, e o assunto (Ex: Engenharia Mecânica - Convalidação). Isso facilita nosso atendimento! |
REQUERIMENTOS DERAC - PG
Trancamento, Desistência e Colação em Gabinete
Utilize este formulário caso queira suspender (Trancamento de Curso, Manutenção de Vínculo) ou encerrar (Desistência de Curso, Colação em Gabinete, Guia de Transferência) seu vínculo com a UTFPR campus Ponta Grossa. |
Requerimento Geral
Utilize este formulário caso queira: Segunda chamada de prova, Mudança de turma ou matriz, Exame de suficiência, Atividades acompanhadas, Atualização Cadastral e outras situações. |
Reingresso/Reintegração de Curso
Alunos(as) com a situação DESISTENTES e que queiram retornar ao curso. |
Convalidação de disciplinas
Utilize este formulário para solicitar o aproveitamento de disciplinas cursadas em outro curso Orientações de como preencher o requerimento de Convalidação. |
Afastamentos para Estudos no ExteriorJunto com o REQUERIMENTO, deve ser enviado a CARTA DE ACEITE DA INSTITUIÇÃO ESTRANGEIRA e a DECLARAÇÃO DE QUE NÃO POSSUI DÉBITOS NA BIBLIOTECA. Para obter essa declaração, entre em contato com o Departamento de Biblioteca pelo e-mail debib-pg@utfpr.edu.br
Retorno de Estudos no ExteriorJunto com o requerimento preenchido e assinado, o estudante deve enviar os documentos comprovando a realização dos estudos. Sobre a documentação, em caso de dúvidas, entrar em contato com o DERINT do campus: derint-pg@utfpr.edu.br Se deseja convalidar disciplinas, junto com o Requerimento de Retorno, envie o Requerimento de Convalidação de disciplinas. |
Para mais informações sobre cada tipos de requerimentos CLIQUE AQUI