Especializações
Coordenador do curso
O coordenador do curso deverá analisar a versão final do trabalho e do produto educacional a ela vinculado, considerando os documentos Institucionais vigentes, e a presença da licença Creative Commons para entregar a versão final para a Biblioteca.
Os trabalhos que utilizarem dados e informações elencadas nos Art. 12 e 13 da Instrução Normativa n° 01/2021 PROGRAD deverão ter a cópia digital dos documentos arquivados pela Coordenação do Curso.
Realizar o trâmite dos TCCs para a Biblioteca para depósito no Repositório Institucional da UTFPR (RIUT):
As versões finais dos TCCs (arquivos em formato PDF/A) serão tramitados em formato digital, por meio do serviço institucional de compartilhamento de arquivos (Nuvem UTFPR). Esses arquivos não devem ser enviados pelo SEI .
Acessar o endereço: https://cloud.utfpr.edu.br. Realizar login utilizando as credenciais institucionais.
Localizar a pasta com nome do curso, compartilhada pelo repositorio-xx (onde xx é a sigla do câmpus).
Incluir todos os arquivos da versão final dos TCCs do curso, em formato PDF/A na pasta compartilhada.
Importante:
Os dados constantes no arquivo (autor, orientador, coorientador, membros da banca, título, data de defesa) devem ser idênticos em todo o trabalho. Tais dados devem estar presentes na versão final e no produto.
A Folha de Rosto deve seguir o template utilizado na UTFPR, que inclui o título em outro idioma, sendo o inglês quando o texto for redigido em português ou o português quanto o texto for em outro idioma, e, a licença Creative Commons regulamentada pelo Curso.
A Folha de Aprovação disponível na versão final dos TCCs deve ser elaborada de acordo com a ABNT e não deve conter assinaturas ou rubricas.
Os trabalhos que receberam fomento da UTFPR ou de qualquer agência de fomento, a exemplo de CAPES, CNPq, Fundação Araucária, devem mencionar no último parágrafo dos Agradecimentos o nome da agência, bem como o número do financiamento.
Para os TCCs que possuam informações obtidas junto a empresas/organizações/instituições públicas ou privadas, incluindo a própria UTFPR, deve ser preenchido o Termo de Autorização para Divulgação de Informações de Empresas, que deve ser assinado pelo dirigente máximo, ou o respectivo responsável pelo plano de trabalho, ou a quem for delegada essa responsabilidade na empresa/organização/instituição. O documento original ficará sob a responsabilidade do autor do trabalho a quem compete a apresentação de provas em caso judicial e terá cópia digitalizada arquivada pela Coordenação do Curso.
Caso a versão final do trabalho e do produto educacional e tecnológico que a acompanha inclua imagens de pessoas, voz de pessoas, ou dados digitais, todos os envolvidos devem preencher e assinar o Termo de Autorização de Uso de Imagem, Voz e Dados Digitais e Respectiva Cessão de Direitos. O documento original ficará sob a responsabilidade do autor do trabalho a quem compete a apresentação de provas em caso judicial e terá cópia digitalizada arquivada pela Coordenação do Curso.