Home
/
Contato
/
Ouvidoria

Ouvidoria

Publicado 6/13/2023, 8:06:03 PM, última modificação 7/11/2024, 6:54:19 PM

A Ouvidoria é o órgão de assessoramento da Reitoria, responsável pelo acolhimento e encaminhamento de manifestações e reivindicações da comunidade interna ou externa.

A UTFPR aderiu ao sistema federal para registro de manifestações desenvolvido pela Ouvidoria Geral da União (OGU), órgão ligado ao Ministério da Transparência Fiscalização e Controladoria Geral da União - MTF/CGU. A partir de agosto de 2019 foi implantada a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso a Informação - Fala.BR.

Manifestações Anônimas

As manifestações registradas de maneira anônima são consideradas “Comunicações” e não é possível o seu acompanhamento. Caso deseje acompanhar o andamento da sua manifestação e receber uma resposta do órgão ou entidade, por favor identifique-se.

Não esqueça de indicar o campus a que se refere a sua manifestação.

Dados sobre Ouvidoria

Informações básicas sobre ouvidoria podem ser consultadas no Painel Resolveu?. Para informações sobre as manifestações recebidas pela UTFPR, filtre "Esfera Federal" e "UTFPR". Para detalhes sobre as manifestações recebidas na UTFPR por campi, acesse:

Sobre a Ouvidoria

A Ouvidoria da UTFPR é formada por 13 Ouvidores de campus e uma Ouvidoria-Geral. Segundo a Ouvidoria-Geral da União - OGU (2014) “as ouvidorias públicas são unidades de controle e participação social, responsáveis pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública”. A Ouvidoria tem papel social de ser elo entre o cidadão e a gestão pública. Deve, portanto, dar oportunidade para que o cidadão participe da Gestão Pública.

Composição da Ouvidoria:

Ouvidoria-Geral da UTFPR

Ouvidor-Geral: Marcos Roberto Rodacoski

Apucarana

Ouvidor: Cosmo Damião Santiago

Campo Mourão

Ouvidora: Keila Priscila Gutierrez Wentland

Cornélio Procópio

Ouvidor: Alessandro Silveira Duarte

Curitiba

Ouvidora: Lilian Moreira Garcia

Dois Vizinhos

Ouvidora: Emilyn Midori Maeda

Francisco Beltrão

Ouvidora: Wagner de Aguiar

Guarapuava

Ouvidora: Cristiane Souza Pedroso

Londrina

Ouvidora: Isabel Craveiro Moreira Andrei

Medianeira

Ouvidor: José Airton Azevedo dos Santos

Pato Branco

Ouvidor: Ney Lyzandro Tabalipa

Ponta Grossa

Ouvidor: Albari José Vicente

Santa Helena

Ouvidora: Vanessa Bueno da Silva

Toledo

Ouvidor: Wilian Francisco de Araujo

Cabe à Ouvidoria:

I – Agir com presteza e imparcialidade;

II – Possibilitar aos usuários o direito à manifestação sobre os serviços prestados pela UTFPR, assegurando-lhes seu exame de forma ética e transparente;

III – Buscar a melhoria da qualidade e a eficiência nos serviços prestados pela UTFPR;

IV – Construir e incentivar a prática da cidadania ao permitir a participação do corpo discente, docente, técnico-administrativo e da comunidade externa na administração do processo de prestação de serviços da UTFPR;

V – Estabelecer o elo entre o cidadão e a UTFPR.

Reportar erro