Ouvidoria
A Ouvidoria é o órgão de assessoramento da Reitoria, responsável pelo acolhimento e encaminhamento de manifestações e reivindicações da comunidade interna ou externa.
A UTFPR aderiu ao sistema federal para registro de manifestações desenvolvido pela Ouvidoria Geral da União (OGU), órgão ligado ao Ministério da Transparência Fiscalização e Controladoria Geral da União - MTF/CGU. A partir de agosto de 2019 foi implantada a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso a Informação - Fala.BR.
Manifestações Anônimas
As manifestações registradas de maneira anônima são consideradas “Comunicações” e não é possível o seu acompanhamento. Caso deseje acompanhar o andamento da sua manifestação e receber uma resposta do órgão ou entidade, por favor identifique-se.
Não esqueça de indicar o campus a que se refere a sua manifestação.
Dados sobre Ouvidoria
Informações básicas sobre ouvidoria podem ser consultadas no Painel Resolveu?. Para informações sobre as manifestações recebidas pela UTFPR, filtre "Esfera Federal" e "UTFPR". Para detalhes sobre as manifestações recebidas na UTFPR por campi, acesse: Relatórios
Sobre a Ouvidoria
A Ouvidoria da UTFPR é formada por 13 Ouvidores de campus e uma Ouvidoria-Geral. Segundo a Ouvidoria-Geral da União - OGU (2014) “as ouvidorias públicas são unidades de controle e participação social, responsáveis pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública”. A Ouvidoria tem papel social de ser elo entre o cidadão e a gestão pública. Deve, portanto, dar oportunidade para que o cidadão participe da Gestão Pública.
Composição da Ouvidoria:
Ouvidoria-Geral da UTFPR | Ouvidor-Geral: Marcos Roberto Rodacoski |
Apucarana | Ouvidor: Cosmo Damião Santiago |
Campo Mourão | Ouvidora: Keila Priscila Gutierrez Wentland |
Ouvidor: Alessandro Silveira Duarte | |
Curitiba | Ouvidora: Lilian Moreira Garcia |
Dois Vizinhos | Ouvidora: Emilyn Midori Maeda |
Francisco Beltrão | Ouvidora: Wagner de Aguiar |
Guarapuava | Ouvidora: Cristiane Souza Pedroso |
Londrina | Ouvidora: Isabel Craveiro Moreira Andrei |
Medianeira | Ouvidor: José Airton Azevedo dos Santos |
Pato Branco | Ouvidor: Ney Lyzandro Tabalipa |
Ponta Grossa | Ouvidor: Albari José Vicente |
Santa Helena | Ouvidora: Vanessa Bueno da Silva |
Toledo | Ouvidor: Wilian Francisco de Araujo |
Cabe à Ouvidoria:
I – Agir com presteza e imparcialidade;
II – Possibilitar aos usuários o direito à manifestação sobre os serviços prestados pela UTFPR, assegurando-lhes seu exame de forma ética e transparente;
III – Buscar a melhoria da qualidade e a eficiência nos serviços prestados pela UTFPR;
IV – Construir e incentivar a prática da cidadania ao permitir a participação do corpo discente, docente, técnico-administrativo e da comunidade externa na administração do processo de prestação de serviços da UTFPR;
V – Estabelecer o elo entre o cidadão e a UTFPR.