Home
/
Cultura

Cultura

Publicado 6/13/2023, 8:28:17 PM, última modificação 11/8/2024, 12:18:08 PM

As políticas culturais nas universidades federais possibilitam o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão na preservação e disseminação da cultura do país. Tais iniciativas, a partir de 2003, têm sido norteadas por uma concepção que compreende a cultura em três dimensões: a simbólica, a cidadã e a econômica e têm sido concretizadas através de políticas, programas, projetos e ações sob responsabilidade do Ministério da Cultura (MinC).

Coral

Fundado em 1966 pelo Maestro Francisco César Leinig, auxiliado pelo professor Wilson dos Santos até 1974, o Coral da UTFPR acompanhou, ao longo de seus quarenta e seis anos, as mudanças e desenvolvimentos da Instituição que representa. A longo da mudança de Coral do CEFET-PR para Coral da UTFPR, foi dirigido por oito maestros e maestrinas, com diferentes repertórios e linhas de atuação, mas sempre aliando os benefícios do canto coral para seus integrantes e a comunidade, em busca de qualidade artística e técnica na representação da Tecnológica.

Teatro

O TUT teve seu início em novembro de 1972, tendo como seu primeiro professor José Maria Santos, importante personalidade do teatro profissional em Curitiba, que empresta seu nome ao teatro da Rua 13 de Maio vinculado à Fundação Teatro Guaíra. Em seus 47 anos, o TUT teve diferentes nomes, conforme a instituição também foi se alterando: TETEF - Teatro da Escola Técnica Federal (1972 – 1978), TECEFET - Teatro do CEFET (1978 – 2005), por fim, TUT - Teatro da Universidade Tecnológica - Campus Curitiba (desde 2005). Dos 111 anos da UTFPR em 2020, por 48 anos o TUT fez parte de sua história, sendo um dos projetos teatrais mais duradouros do Brasil.

Grupos Instrumentais

A história da música instrumental na UTFPR engloba várias formações musicais. A música instrumental tem suas origens na antiga Banda Marcial sob a regência do Maestro Roraí Pereira Martins, grupo formado por instrumentos de sopro e percussão, que representou a Instituição desde 1973. Em decorrência do falecimento do Maestro Martins, a Instituição recebeu o professor Adriano Gabriel Sviech para dar continuidade ao trabalho. Ele criou a Camerata de Sopros em 2000 e permaneceu como professor substituto até 2002.

Cenografia

O Projeto de Extensão Desenvolvimento da Cenografia (PEDC) teve sua primeira edição em 2013, com a realização do projeto Babel. O PEDC foi classificado em 6º. lugar, com nota máxima, dentre 150 projetos culturais do Brasil, no Edital do Programa de Extensão, da Secretaria de Ensino Superior, do Ministério da Educação (PRoExt 2013 - SESu/ MEC). Com o financiamento, naquele ano, um grupo de 16 alunos (a maioria bolsistas), de sete cursos de graduação diferentes (Design, Design Gráfico, Arquitetura,  Engenharia Elétrica, Comunicação, Letras e Educação Física), trabalhou junto ao TUT no desenvolvimento do espetáculo teatral Babel. O PEDC também produziu a exposição e catálogo: Babel: processo de criação do espetáculo e organizou o I Seminário de Design cênico: elementos visuais e sonoros da cena.

Destaques Culturais

|
Mais recentes
Reportar erro