Home
/
Campus
/
Campus Apucarana
/
Avisos
/
Saúde na UTFPR - Novembro Azul

Saúde na UTFPR - Novembro Azul

Publicado 11/20/2023, 8:54:48 AM, última modificação 11/20/2023, 9:10:18 AM

A campanha ‘Novembro Azul’ tem como objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.

Conforme dados do INCA, no Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

Neste sentido, queremos conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

– Verificação da pressão arterial;
– Hemograma completo;
– Dosagem da glicemia;
– Dosagem do colesterol;
– Testes de urina;
– Atualização da carteira vacinal;
– Verificação do perímetro abdominal e do ìndice de Massa Corpórea (IMC).

Para isso, no dia 23/11 (quinta-feira) o Projeto Saúde na UTFPR fará algumas ações em prol da saúde dos homens da nossa comunidade acadêmica:

16h-17h – Palestra Saúde do Homem, no Auditório (Bloco D) onde o Enfermeiro Marlon Henrique de Oliveira Torrecilhas passará algumas orientações básicas para você cuidar da sua saúde.

Link para inscrição: https://forms.gle/JgRHktoHahwKDrTi8

A partir das 16h – Realizaremos consulta médica, no ambulatório, a fim de orientar a população masculina sobre hábitos saudáveis para prevenção de doenças, bem como realizar atendimento ambulatorial e se necessário fazer pedidos de exames e prescrição de medicamentos, tudo pelo SUS. Serão disponibilizadas 08 consultas médicas para este fim.

Link para inscrição: https://forms.gle/TivfpMeLNA5iFQJM7

16h-18h50min – Realização de testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sifilis e Hepatites. Serão disponibilizados 25 testes.

Link para inscrição: https://forms.gle/SVtegLqaqrFsfuyA7

Então, você, que pretende ter uma vida saudável, preencha os formulários de inscrições e participe conosco destas atividades.

Fontes:

https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-de-conscientizacao-sobre-a-saude-do-homem/