Home
/
Campus
/
Campus Cornélio Procópio
/
Extensão
/
Atividades de Extensão
/
Projeto de Extensão "Meninas Digitais - UTFPR-CP"

Projeto de Extensão "Meninas Digitais - UTFPR-CP"

Publicado 4/11/2024, 3:47:05 PM, última modificação 4/15/2024, 9:33:21 AM

O Projeto de Extensão: "Meninas Digitais - UTFPR-CP" coordenado pela Profª Rosangela de Fátima Pereira Marquesone, visa contribuir para o aumento da participação de meninas e mulheres em computação e STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática), incentivando e auxiliando meninas estudantes de ensino fundamental e médio de Cornélio Procópio a seguirem carreira nessas áreas. Para isso, o projeto tem como estratégia o ensino de temas em computação e STEM voltados à resolução de desafios de sustentabilidade, a partir de oficinas, palestras, minicursos e mesas redondas, com foco em capacitar e estimular o aprendizado de meninas e mulheres nessas áreas, demonstrando como essas podem causar impacto positivo na sociedade. Busca-se, dessa forma, contribuir para a redução da desigualdade de gênero no Campus da universidade, tornando o ambiente mais igualitário, diverso e inclusivo, bem como ampliar as perspectivas de trabalho de meninas e mulheres, auxiliando-as em sua independência a partir da educação de qualidade.

Atende meninas de 12 a 18 anos e mulheres de 19 a 59 anos.

Os colégios parceiros do projeto Meninas Digitais - UTFPR-CP poderão ter acesso aos eventos ministrados pelo projeto, voltado às meninas estudantes nos últimos anos do ensino fundamental e estudantes do ensino médio. Tais estudantes também terão a oportunidade de se ambientar com a UTFPR-CP, podendo disseminar o conhecimento adquirido com os demais estudantes do colégio.

Podem participar do processo seletivo estudantes de cursos ofertados pela UTFPR-CP, independente do gênero, que visam contribuir para os objetivos do projeto nas ações de: produção de material, marketing, administração e realização de minicursos, palestras e oficinas.

Contato: Profª Rosangela de Fátima Pereira Marquesone (E-mail: romarquesone@utfpr.edu.br)