II Simpósio Políticas de Ações Afirmativas será realizado no campus Curitiba
Evento ocorre nos dias 12 e 13 de novembro no Miniauditório da UTFPR
O II Simpósio Políticas de Ações Afirmativas: Implementação, Construção e Processo, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) Diva Guimarães, da UTFPR – Campus Curitiba , marcará o "Novembro Negro" com intensos debates sobre a equidade racial, social e de gênero no Brasil. O evento será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, das 13h30 às 17h, com a reunião de pesquisadores, gestores públicos e representantes de coletivos estudantis no Miniauditório da Sede Centro.
A programação de dois dias foi estruturada para refletir sobre os caminhos e desafios das políticas afirmativas no contexto educacional e social brasileiro. O primeiro dia foca no desenvolvimento das políticas na prática, desafios e perspectivas, seguido de uma mesa dedicada aos "desafios de implantação das políticas e ações afirmativas no Estado do Paraná". No segundo dia, o foco será aspectos legais e operacionais, incluindo uma discussão detalhada sobre "A legislação e os procedimentos para atuação das bancas de heteroidentificação", essenciais para a efetividade das cotas raciais e o combate ao racismo institucional.
O encerramento do simpósio busca dar voz aos estudantes, com a mesa "A voz dos estudantes de coletivos nas políticas de ações afirmativas", valorizando as experiências e a atuação dos movimentos estudantis negros e indígenas na universidade. O evento é fundamental para a consolidação de uma educação antirracista, plural e inclusiva, fortalecendo o debate sobre igualdade de oportunidades e o papel transformador das ações afirmativas na sociedade.
