Home
/
Campus
/
Campus Curitiba
/
Agenda de Eventos
/
"Letramento Racial Crítico" - Aula Magna no PPGEL

"Letramento Racial Crítico" - Aula Magna no PPGEL

Publicado 8/22/2022, 9:07:56 AM, última modificação 8/22/2022, 9:08:24 AM

O Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) convida os discentes e docentes do curso, bem como toda a comunidade acadêmica, para a Aula Magna de início de semestre 2022.2, que acontecerá de modo remoto no dia 23 de agosto às 19h, no Canal do PPGEL no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCkPEAuJuw7_PN_XRrjNZo_A

A palestrante será a Profa. Dra. Aparecida de Jesus Ferreira (Universidade Estadual de Ponta Grossa), tematizando: "Letramento Racial Crítico". Não é necessário inscrição prévia e será emitido certificado de participação para os ouvintes.



Minibio - Profa. Dra. Aparecida de Jesus Ferreira
Possui Pós doutorado (2015), e doutorado em Educação de Professores e Linguística Aplicada - Universidade de Londres - Inglaterra (2005). Atualmente é professora associada da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atuando no curso Letras graduação (Língua Inglesa, Prática de Ensino) e no Mestrado em Estudos da Linguagem na mesma instituição. Já publicou vários livros. Tem vários artigos publicados em livros e periódicos científicos. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Formação de Professoras/es, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professoras/es (Línguas Adicionais e Língua Portuguesa), prática de ensino de língua inglesa, ensino e aprendizagem de línguas adicionais, análise e desenvolvimento de materiais de ensino, análise de livro didático. Tem pesquisado sobre letramento racial crítico, e os processos de construção de identidades sociais de professores de línguas, e de identidades sociais raça e gênero. Foi pesquisadora visitante pelo King's College London - Universidade de Londres, Inglaterra (2014-2015 e em 2018 por 6 meses). Professora visitante na University of Bristol, Inglaterra de Fevereiro 2020 a Julho 2020. É professora Associada da ALAB Associação de Linguística Aplicada do Brasil e da ABPN Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os. É membra do NUREGS Núcleo de Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Sexualidade. Coordena o GEPLIR Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Identidades de Raça.