Home
/
Campus
/
Campus Curitiba
/
Agenda de Eventos
/
Quanto vale um NFT? A nova monetização dos games e das artes | Cyber Café ao vivo no Youtube, 13/12 às 19h

Quanto vale um NFT? A nova monetização dos games e das artes | Cyber Café ao vivo no Youtube, 13/12 às 19h

Publicado 12/8/2021, 8:14:34 AM, última modificação 12/8/2021, 8:15:15 AM

Quando? segunda-feira, 13/12/2021 as 19:00
Onde? https://youtu.be/odF-Iana30k (ative o lembrete para não esquecer)

O projeto de extensão Cafezíneos estreia o quadro Cyber Café na próxima segunda-feira (13/12), às 19h, com uma pergunta: quanto vale um NFT? 🤔

NFT ou Non-Fungible Token é um ativo digital semelhante às criptomoedas, porém não fungíveis. Ou seja, o valor final de dois tokens não é necessariamente a soma dos valores individuais como nas criptomoedas. NFTs estão causando um alvoroço no mercado ao introduzir a possibilidade de monetizar artefatos digitais reconhecidamente como únicos. Por exemplo, o primeiro tweet (uma imagem digital) foi vendido em 2021 por US$ 2,9 milhões. Nesta live, vamos apresentar o NFT de forma simples, discutindo seu impacto no mundo financeiro e digital, tendo como exemplo sua monetização nos games e nas artes.

➡️ A live ocorrerá no Youtube (ative o lembrete: https://youtu.be/odF-Iana30k) e haverá emissão de certificado aos participantes que assinarem a lista.

➡️ Não é necessário inscrição prévia, mas você pode enviar perguntas antecipadamente nos stories do Instagram: https://www.instagram.com/p/CXLd3N6IifW/


CONVIDADOS:

➡️ Walter Tadahiro Shima
Professor Titular da Universidade Federal do Paraná e atua na graduação em Economia e no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas. Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Esteve como "Visiting Senior Fellow" na London School of Economics and Political Science (2011/12). Membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: concorrência, inovação, desenvolvimento da banda larga e da Internet das coisas (IOT), política industrial e relação universidade-empresa.
http://lattes.cnpq.br/5856895797794968

➡️ Yuri Gabriel Campagnaro
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade PPGTE da UTFPR, na linha de Mediações e Cultura (2020). Possui graduação em Direito (2011) e mestrado em Sociologia do Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2014). Graduando em Gravura, na EMBAP-UNESPAR (2018). Foi assistente jurídico - Tribunal de Contas do Estado do Paraná - TCEPR. Foi coordenador do Projeto de Extensão Leituras d"O Capital, do Programa de Pós Graduação em Tecnologia e Sociedade - PPGTE da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2016-2017). Tem experiência na área de Sociologia, Direito e Artes Visuais.
http://lattes.cnpq.br/8866130623225819

➡️ Ricardo Lüders
Professor titular da UTFPR na área de Computação. Atualmente tem pesquisas nas áreas de otimização e pesquisa operacional, com aplicações em transporte de baixo carbono e mobilidade urbana.
https://smartcityconcepts.chalmers.se/

➡️ Daniel Fernando Pigatto
Professor da UTFPR na área de Computação. Realiza pesquisas na área de Redes de Computadores, Computação em Névoa e Internet das Coisas.
https://smartcityconcepts.chalmers.se/


SOBRE O PROGRAMA:

Cyber Café é um segmento de lives promovido pelo projeto de extensão Cafezíneos, com registro vigente no Departamento de Extensão (DEPEX) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba.

➡️ Saiba mais sobre o projeto: www.cafezineos.com/cybercafe

➡️ Acompanhe a programação de eventos: www.instagram.com/cafezineos