Home
/
Campus
/
Campus Curitiba
/
Agenda de Eventos
/
[TUT] NOVA DATA: Curso on-line gratuito sobre Cenografia e Cenotecnia

[TUT] NOVA DATA: Curso on-line gratuito sobre Cenografia e Cenotecnia

Publicado 8/11/2021, 6:23:37 PM, última modificação 8/11/2021, 6:24:53 PM

TUT promove curso on-line gratuito sobre cenografia e cenotecnia com Alfredo Gomes Filho e mediação de Ismael Scheffler


Serão 5 encontros, de 12/08 a 09/09 (quintas-feiras), das 15h30 às 17h30

O objetivo é oferecer um curso gratuito em nível intermediário em cenotecnia contribuindo para a formação técnica em cenografia, conhecendo aspectos estruturais de arquitetura cênica e cenários, materiais e aspectos de segurança.

Com o curso, o aluno irá:

- entender as necessidades técnicas para projetos de arquitetura cênica de estruturas do interior de um palco: urdimento (varas de vestimenta cênica, de cenografia e de iluminação); varandas de manobra e de serviço; cortinas e vestimentas cênicas do palco; regulador de boca de cena; cortina corta fogo; elevador de orquestra, piso do palco e quarteladas; considerando variações em teatros multiuso;

- compreender a confecção de estruturas de grande porte para cenografia (produção, materiais, transporte, requisitos de segurança);

- refletir sobre a produção de objetos e adereços cênicos (projeto, materiais, processos de confecção);

- identificar materiais usuais e inusitados para a produção de cenografia (estruturais, de revestimento e de acabamento);

- conhecer diferentes aspectos envolvidos na produção de cenografia para museus e exposições.

INSCRIÇÕES, VAGAS E CERTIFICADO:

Não há limite de vagas. O curso será totalmente on-line transmitido pelo YouTube.

Receberá declaração de curso de extensão com carga horária de 10 horas quem participar de ao menos quatro dos cinco encontros. É necessário confirmar a presença em link informado durante a realização de cada uma das aulas síncronas.

Serão fornecidos os links de cada encontro por e-mail aos inscritos .

Para se inscrever, preencha o formulário no site: https://www.even3.com.br/tut2021/ - após confirmar a inscrição é preciso selecionar a aba PROGRAMAÇÃO e selecionar o curso pretendido.

Alfredo Gomes Filho écenógrafo, aderecista, cenotécnico e bonequeiro, residente em Curitiba-PR. É proprietário da Proscenium Cenografia e cenógrafo e diretor de arte da Pivete Cia de Arte. Em 1999, trabalhou com o cenógrafo J.C.Serroni, no Espaço Cenográfico, em São Paulo, em diversos projetos de cenografia e exposições. Já trabalhou com cenógrafos como Hélio Eichbauer, Daniela Thomas, Henrique Bordolini e com diretores como Edson Bueno, Beto Lanza, Sérgio Ferrara, Marco Antônio Brás, Sueli Araújo, Mauro Zanatta, Fátima Ortiz, Felipe Hirch entre outros.

Desenvolveu projetos de arquitetura cênica de diversos teatros, como Teatro Positivo,Teatro Enio Carvalho, Teatro do Espaço Excêntrico Mauro Zanatta, Teatro Villa Hauer Cultural, Teatro Municipal de Cascavel, além de reformas como do Teatro Bom Jesus, Teatro SESI Portão, e projetos diversos como do Circo SESI Arapongas (projeto e construção de plateia), Teatro Multiuso SESI Londrina (plateia modular), Projeto Container Cultural (adaptação de container em palco), Casa Heitor Stockler – SESI (construção do palco, plateia e sistema de varas de iluminação), entre outros.

No campo expositivo, desenvolveu e realizou os projetos no Ecomuseu de Itaipu, no Museu de Zoologia da USP e o projeto do Museu de Oceanografia da USP. Executou a confecção dos cenários estruturais das peças Babel (2013) e Alice Quântica (2015), produzidos como projetos de extensão na UTFPR. É Especialista em Cenografia pela UTFPR, curso em que também foi docente em três turmas.

Ismael Scheffler é professor de cenografia junto ao Bacharelado em Design da UTFPR, coordenador do projeto de extensão TUT - Teatro da UTFPR-Curitiba. É ator, diretor teatral e cenógrafo. Foi coordenador do Curso de Especialização em Cenografia da UTFPR. Integrou com trabalho de seus alunos a Mostra dos Estudantes brasileiros de cenografia, na Quadrienal de Praga, em 2015 e 2019. Coordena o Programa de Extensão de Desenvolvimento da Cenografia, tendo orientado a produção de estudantes dos cenários Babel (2013) e Alice Quântica (2015), projetos contemplados com recursos do Edital ProExt-MEC. É coordenador do Grupo de Trabalho Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas). É organizador dos livros Questões de cenografia I (Arte final, 2014) e Questões de cenografia II: cenografia no teatro e em outros contextos (Arte Final, 2016), autor de diversos artigos sobre formação em cenografia, bem como do livro Teorias da cena: teatro e visualidades (InterSaberes, 2019). É coordenador da Biblioteca Virtual de Design Cênico (https://bibliotecadesigncenico.ct.utfpr.edu.br/).

Sobre cenografia na UTFPR, visite: https://tut.ct.utfpr.edu.br/index.php/tut-2/