Projeto da UTFPR Curitiba em parceria com GRPCOM relaciona educomunicação e esporte
O projeto de extensão Educomunicação e Esporte, promovido pela UTFPR campus Curitiba em parceria com o Instituto GRPCOM, ensina estudantes de escolas públicas da região da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) a produzir, editar e finalizar produtos de comunicação para mídias impressas e audiovisuais. Os materiais desenvolvidos são sobre as atividades esportivas realizadas na sede Neoville da UTFPR-CT.
O projeto - coordenado pelo Professor Camilo Catto, do Departamento de Linguagem e Comunicação (DALIC) - tem a participação de estudantes da UTFPR Curitiba , que desenvolvem competências e habilidades práticas para a área de Comunicação e Educação ao promover as oficinas com crianças e adolescentes de escolas públicas contemplados pela iniciativa. “Foi excelente! Os alunos do sétimo ano em período integral têm nos recebido de forma muito carinhosa”, comemora Camilo. Ele acrescenta que a ideia foi tão bem recebida pela comunidade que “onze escolas do município disputaram o projeto”.
O objetivo do trabalho é ampliar o relacionamento das escolas e da comunidade em torno da sede Neoville com a universidade, assim como produzir uma série de produtos de comunicação que possam ser utilizados posteriormente para a divulgação do projeto e das demais ações ofertadas na sede. As atividades iniciaram em abril e devem se estender até junho. São oficinas com profissionais do Instituto GRPCom, momentos de aplicação do conteúdo apresentado nas oficinas dentro de um ambiente seguro e uma visita a dois veículos de comunicação do Grupo GRPCOM: a emissora de TV RPC e a rádio 98 FM.
O Instituto GRPCOM é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) ligada ao GRPCOM, grupo de comunicação formado por veículos como Gazeta do Povo, RPC e Tribuna. A OSCIP atua no Paraná apoiando projetos relacionados à promoção da educação e da cultura.