UTFPR divulga universidade para estudantes de ensino médio
A UTFPR campus Curitiba participou do “Me Chama”, evento de divulgação do ensino superior para estudantes do ensino médio da rede pública. A iniciativa foi uma parceria entre a Tecnológica (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Instituto Federal do Paraná (IFPR) e aconteceu no Teatro da Reitoria da UFPR no dia 13/08.
Representando a instituição estava a diretora-geral do campus Curitiba, Rossana Finau, que explicou em detalhes como funciona a estrutura da universidade, sua história, quantos e quais cursos oferece, tipos de auxílio de permanência estudantil e possibilidades da vida acadêmica na UTF, desde esportes, competições de engenharia, música, teatro, etc. “Realizei toda minha formação, desde a educação básica até o doutorado, em instituições de ensino públicas. Fui a primeira da minha família a fazer faculdade, e abri caminho para meus irmãos seguirem o exemplo”, disse professora Rossana às dezenas de estudantes presentes.
Incentivo ao estudo e à qualificação
Ressaltando o caráter de gratuidade dos cursos superiores nas instituições, os apresentadores e palestrantes explicaram o valor do aprimoramento profissional trazido pela graduação e pós, até mesmo a possibilidade de uma carreira acadêmica. Além da diretora Rossana, falaram representantes da UFPR e do IFPR, a respeito dos cursos e possibilidades em suas instituições e também sobre os meios de ingresso.
Tendo em vista a plateia composta por estudantes do ensino médio de escolas públicas, que muitas vezes vivem uma realidade sócio-econômica onde não é possível pagar as mensalidades de uma faculdade privada, e até mesmo dispor do tempo para estudar, um tópico destacado foram os auxílios estudantis de permanência (auxílios moradia, refeição, creche, etc) e as políticas afirmativas expressas nas cotas.
Pergunte aos universitários
De forma descontraída, também houve participação de estudantes que já estiveram na mesma condição dos alunos na plateia, e hoje são universitários nas instituições. Contaram suas experiências, em alguns casos o primeiro membro da família a ingressar no ensino superior, e também como acreditaram no esforço de estudar e superar um certo estigma de que estudante de escola pública não conseguiria competir pela vaga no vestibular.
Da UTFPR, as estudantes Amanda Ribeiro, do curso de Física; e Elen Juliane dos Santos, de Letras, contribuíram com seus depoimentos. “Hoje em dia tem uma grande porcentagem de alunos de escolas públicas nas universidades. Acredite em você e no seu esforço”, declarou Elen à plateia.
“Achei muito interessante, e me deu informações para pensar sobre o futuro, as possibilidades e a perseverança no estudo como forma de atingir seus objetivos”, comentou Artur Mendes, estudante do primeiro ano do ensino médio, sobre o evento.