Home
/
Campus
/
Campus Dois Vizinhos
/
Aconteceu na última semana: 1º Workshop sobre Solos e Informações de Solo no Brasil

Aconteceu na última semana: 1º Workshop sobre Solos e Informações de Solo no Brasil

Publicado 3/15/2024, 9:47:42 AM, última modificação 3/15/2024, 9:48:43 AM
O evento foi sediado pela UTFPR entre 04 e 08 de março de 2024.

O 1º Workshop sobre Solos e Informações de Solo no Brasil. O evento foi marcado pela colaboração entre os campi Santa Helena e Dois Vizinhos da UTFPR e o Pólo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) de Santa Tereza do Oeste. Ao todo, mais de duzentas pessoas participaram das atividades oferecidas pelo workshop que visou proporcionar oportunidades de aprendizado sobre solos e produção de informações de solo no Brasil para alunos, pesquisadores e extensionistas da área de Ciência do Solo das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

O evento abordou diversos temas da Ciência do Solo, incluindo a relação entre solo e paisagem na região, apresentada pelo professor Anderson da Rocha (UTFPR-SH), classificação de solos, apresentada pelo professor Alessandro Samuel-Rosa (UTFPR-SH e FB), saúde do solo, apresentada pela professora Lisiane Sobucki (UTFPR-SH), e os avançados sistemas de informação ambiental do MapBiomas, apresentado pela professora Taciara Zborowski Horst (UTFPR-DV). Além disso, a programação incluiu uma viagem de campo e uma visita ao IDR em Santa Tereza do Oeste, proporcionando aos participantes uma experiência valiosa de aprendizado prático.

SOLOS DA BULGÁRIA

A colaboração internacional foi destacada pela participação do pesquisador búlgaro Plamen Tomov, do Instituto de Ciência do Solo, Agrotecnologias e Proteção de Plantas da Academia de Agricultura de Sofia, Bulgária. Ele esteve visitando o Laboratório de Pedometria da UTFPR (https://www.pedometria.org/) por meio do Programa Erasmus+, um programa da União Europeia (UE) para educação, formação, juventude e desporto. A participação do Dr. Tomov enriqueceu o evento com sua palestra sobre "Solos da Bulgária (WRB) e experiências de pesquisa em ciência do solo na Europa". Essa apresentação não só proporcionou uma perspectiva global sobre os estudos de solo, mas também um momento cultural único, em que o Dr. Tomov se divertiu ensinando algumas palavras em búlgaro aos participantes, tornando a experiência ainda mais memorável e interativa.

DIA DE CAMPO

As atividades de campo no IDR em Santa Tereza do Oeste enfatizaram a aplicação prática dos conhecimentos compartilhados durante o evento, reforçando a importância da integração entre teoria e prática na Ciência do Solo. A equipe do IDR, liderada pelo coordenador Endrigo Antônio de Carvalho, proporcionou aos participantes uma visita a diversos experimentos de campo com demonstrações práticas da ciência e tecnologia agropecuária desenvolvidas na região. Os participantes ainda se divertiram com o passeio de carretinha pelas instalações do IDR.

VISITA À FAZENDA EXPERIMENTAL

A Fazenda Experimental da UTFPR em Dois Vizinhos proporcionou aos participantes uma imersão na rotina operacional da fazenda, onde puderam observar de perto os experimentos em andamento. Durante a visita, os participantes conheceram as práticas agrícolas e projetos de pesquisa em andamento na instituição. 

Para o Dr. Tomov, um dos pontos altos da atividade foi a apresentação de um perfil de Latossolo, um tipo de solo predominante em várias regiões do Brasil, mas que era desconhecido por ele. O Dr. Tomov comentou que "a cor vermelha vibrante deste solo é impressionante e completamente diferente dos solos escuros que dominam a paisagem da Bulgária". Apesar de fascinado com a cor avermelhada dos solos paranaense, ele comentou que “chega a ser monótono, de tão homogêneo que ele [o solo] é.”

PRÁTICA DE MAPEAMENTO DIGITAL DE SOLOS

O Laboratório de Pedometria apresentou ao pesquisador uma visão geral do histórico do mapeamento digital de solos e a metodologia desenvolvida para mapear o estoque de carbono orgânico do solo no âmbito da iniciativa MapBiomas Solo. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar a plataforma MapBiomas e aproveitaram a tarde praticando seu inglês com o pesquisador. As atividades estreitaram a relação entre os alunos da universidade e o pesquisador, favorecendo a internacionalização da universidade.

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Um ambiente de troca de experiências e estratégias para o fortalecimento das relações acadêmicas e o aprofundamento da cooperação internacional foi criado durante a reunião com as diretorias do Campus de Dois Vizinhos. Durante o encontro, foram debatidas formas de colaboração, incluindo intercâmbios de alunos e professores. O Dr. Plamen Tomov aproveitou a oportunidade para apresentar as capacidades e os recursos disponíveis em sua instituição, o Instituto de Ciência do Solo, Agrotecnologias e Proteção de Plantas da Academia de Agricultura de Sofia, na Bulgária. Ele destacou a abertura da instituição para receber alunos e estagiários da UTFPR, oferecendo uma oportunidade única para experiências educativas e de pesquisa no contexto europeu. Essa proposta foi recebida com entusiasmo, abrindo caminho para futuras colaborações que beneficiarão ambas as instituições, promovendo o intercâmbio cultural e acadêmico e enriquecendo os programas educacionais com novas perspectivas e conhecimentos.

O Workshop não apenas enfatizou a posição da UTFPR como um centro de excelência acadêmica e de pesquisa, mas também demonstrou o poder da colaboração interinstitucional em promover o conhecimento científico e a troca cultural. A participação entusiástica e o sucesso das atividades sublinham o crescente interesse e a relevância da Ciência do Solo na região, destacando a continuidade de tais iniciativas que facilitam o avanço científico e a interação entre diferentes culturas.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO

Os membros do Laboratório de Pedometria da UTFPR têm uma ativa participação na Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). A Professora Taciara é a atual coordenadora da Comissão de Pedometria da Divisão I e o Professor Alessandro é o atual vice-diretor do Núcleo Paranaense (NEPAR) e vice-coordenador do Grupo de Trabalho em Mapeamento Digital de Solos da União Internacional de Ciências do Solo (IUSS), à qual é SBCS é afiliada. Ambos os professores reforçam a importância da afiliação à SBCS para profissionais e estudantes da área, destacando a relevância da entidade como um espaço de troca de conhecimentos, networking e desenvolvimento profissional. Através de sua participação na SBCS, eles e seus alunos contribuem para o fortalecimento da ciência do solo no Brasil, promovendo iniciativas educacionais, pesquisas e eventos que fomentem o crescimento e a visibilidade dessa área vital para a sustentabilidade ambiental e agrícola.

Acesso ao material produzido: Todo o material produzido, bem como os slides das palestras foram gentilmente cedidos disponibilizados pelos organizadores no site do Laboratório de Pedometria (https://www.pedometria.org/).