Estudantes da UTFPR entregam relatório a agricultores familiares

O Encontro de Apresentação das Atividades de Extensão do Projeto Planejamento de Propriedades Rurais na Agricultura Familiar do Sudoeste do Paraná, realizado na Cooperativa COAFAR, foi desenvolvido em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Itaipu Parquetec e NAPI Alimento e Território, envolvendo estudantes da disciplina de Planejamento de Propriedades Rurais do curso de Agronomia e alunos bolsistas do Projeto Planejamento de Propriedades Rurais da Agricultura Familiar no Sudoeste do Paraná.
O projeto tem como objetivo inserir os alunos no contexto prático da extensão rural, contribuindo para a formação acadêmica e oferecendo assistência técnica aos produtores rurais. Com foco na eficiência produtiva, sustentabilidade e rentabilidade das atividades agropecuárias, a iniciativa auxilia na organização racional dos recursos das propriedades, como solo, água, infraestrutura e tecnologia, de forma planejada.
Durante o projeto, os alunos foram organizados em grupos para analisar propriedades rurais previamente selecionadas em acordo com os produtores, indicados pela COAFAR e IDR-PR. A atividade foi dividida em três fases: diagnóstico inicial com aplicação de questionários e visita in loco nas propriedades, definição dos indicadores das propriedades visitadas, posteriormente a elaboração de propostas de ação sob orientação dos docentes e, por fim, a avaliação das sugestões em uma banca composta por professores da UTFPR.
No encontro, os grupos de estudantes apresentaram as propostas de planejamento de propriedades aos produtores rurais, contando com a presença de diversas autoridades, incluindo os professores responsáveis pela disciplina e pelo projeto de extensão, Serinei Cesar Grigollo e Almir Antonio Gnoatto, do Gerente Regional do IDR-PR, Arnildo José Sganzerla, do Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, Vicente de Macedo, do Presidente da COAFAR, Anderson Santin, e do representante da Secretaria de Agricultura de Dois Vizinhos , Jhonatan Santin.
A apresentação foi bem recebida pelos produtores, que demonstraram interesse em aplicar as propostas para aumentar a sustentabilidade e rentabilidade de suas propriedades. O evento destacou o comprometimento dos alunos e o papel fundamental da extensão rural no desenvolvimento regional e na sucessão familiar.
A iniciativa proporcionou aprendizado prático aos futuros engenheiros agrônomos, fortalecendo a relação entre a universidade e a comunidade local. Além de beneficiar os agricultores familiares, o projeto contribuiu para o desenvolvimento regional e para a formação dos discentes, que puderam aplicar seus conhecimentos teóricos na prática.