Home
/
Campus
/
Campus Dois Vizinhos
/
Pint of Science reúne mais de 500 pessoas em edição realizada em Dois Vizinhos

Pint of Science reúne mais de 500 pessoas em edição realizada em Dois Vizinhos

Evento internacional de divulgação científica levou debates sobre alimentação, saúde e exploração espacial para bares e espaços públicos da cidade

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Dois Vizinhos realizou, entre os dias 18 e 20 de maio de 2026, a quarta edição local do Pint of Science, promovendo o encontro entre ciência e comunidade em ambientes descontraídos da cidade. Ao longo dos três dias de programação, o evento reuniu mais de 500 participantes.

Criado em 2012, no Reino Unido, o Pint of Science é um dos maiores festivais de divulgação científica do mundo e tem como proposta aproximar pesquisadores da população por meio de conversas acessíveis realizadas em bares, cafés e espaços culturais.

Em  Dois Vizinhos , o evento foi organizado pela UTFPR-DV e reuniu estudantes, professores, pesquisadores e membros da comunidade em três noites de programação científica gratuita.

Evento lotou estabelecimentos participantes.

A abertura ocorreu no Nando's Boliche, com a palestra “Do mato ao prato: plantas alimentícias não convencionais”, ministrada pelas professoras Daniela Aparecida Estevan e Daniela Macedo de Lima, abordando o potencial nutricional e cultural das PANCs. Além da palestra, o público participou de uma degustação de bolos, geleias e bebidas produzidas a partir dessas plantas, proporcionando uma experiência prática e sensorial sobre o tema discutido.

No segundo dia, realizado no Condado Food Park, a pesquisadora Naiana Gabiatti apresentou a palestra “Antibióticos em crise, vírus como aliados: uma nova batalha contra a Salmonella”, discutindo alternativas biotecnológicas para o enfrentamento da resistência bacteriana. Durante a atividade, os participantes também puderam observar, em microscópios, colônias de bactérias utilizadas nas demonstrações, incluindo exemplares de Salmonella, aproximando ainda mais o público das práticas científicas desenvolvidas em laboratório.

O encerramento aconteceu no Box Place, com a palestra “De volta à Lua: o legado de Apollo e a promessa de Artemis”, conduzida por Andre Luiz de Lima Ponzoni, que debateu os avanços da exploração espacial e os novos projetos de retorno humano à Lua. Após a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de realizar observação da Lua com telescópio, atividade que despertou grande interesse do público presente.

Palestrantes do Pint of Science 2026.

As atividades complementares realizadas em cada noite enriqueceram ainda mais a experiência do evento, tornando a ciência acessível de forma interativa, prática e próxima da comunidade.

Atividades práticas relacionadas aos temas da noite enriqueceram a experiência do evento.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos , da Secretaria Municipal de Turismo, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, do SEBRAE, do Ecossistema de Inovação de Dois Vizinhos , do Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná, do Sindicerv e da Abracerva.

A realização também teve patrocínio do Sicredi, da DV Drones que realizou a cobertura fotográfica do evento, de Catia Bonin e Carlos Mangini e dos estabelecimentos parceiros que sediaram as atividades, Nando's Boliche, Condado Food Park e Box Place.

Mais uma vez, o Pint of Science reforçou o papel da UTFPR Campus Dois Vizinhos na promoção da ciência, da inovação e da aproximação entre universidade e sociedade, tornando o conhecimento científico mais acessível, interativo e presente no cotidiano da população.

Reportar erro