Home
/
Campus
/
Campus Dois Vizinhos
/
PROGRESS3BIO: Competências empreendedoras e criatividade .

PROGRESS3BIO: Competências empreendedoras e criatividade .

Publicado 6/20/2024, 5:08:46 PM, última modificação 6/21/2024, 10:24:22 AM
Neste semestre o projeto conta com 4 equipes que desenvolveram produtos ao longo do semestre.

Já imaginou desenvolver um produto em sala de aula? Na UTFPR  do Campus Dois Vizinhos os alunos do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia mostram que isso é possível.

Criado em 2019 pela professora Dra. Samara Silva de Souza, o projeto explora metodologias como o brainstorming, a aprendizagem baseada em projetos (Project-based Learning - PjBL) e o design thinking. O propósito é despertar nos alunos a inovação e o empreendedorismo a partir de suas investigações e criações. Mostrar aos alunos os desafios no desenvolvimento do produto para solucionar um problema e que um projeto tem início e fim definidos, é progressivo e tem limitação de recursos. Ao promover a inovação e o empreendedorismo, as instituições educacionais capacitam os alunos a se tornarem líderes e agentes de mudança em suas comunidades e na sociedade em geral. Essa mentalidade empreendedora os capacita a buscar oportunidades para impactar positivamente o mundo ao seu redor. Ao estimular o pensamento interdisciplinar, através da abordagem inovadora e empreendedora, encoraja-se a colaboração entre diferentes áreas de conhecimento, promovendo uma compreensão mais holística dos problemas e incentivando a busca por soluções multidisciplinares.

À medida que os alunos trabalham em um projeto como o Progress3Bio que envolve trabalho em equipe, um líder, comunicação oral, escrita e visual, gestão de tempo, conhecimentos e habilidades para solucionar problemas, atuação direta no desenvolvimento do produto do início ao fim, criatividade, comprometimento e organização estamos formando alunos a se tornarem colaboradores, inovadores e cidadãos globais por meio de um projeto centrado na equipe. Além de habilidades técnicas (hard skills) estamos trabalhando habilidades interpessoais e comportamentais (soft skills).

Ao final as Equipes precisam apresentar a Empresa (nome, logo, missão, visão e valores; processo de produção; potencial e benefícios de cada matéria-prima; desenvolvimento da embalagem; planta baixa de produção/equipamentos (perspectiva de escala industrial); Modelo de negócio e Plano de Marketing; Mercado alvo e Análise de mercado: concorrentes e/ou produtos similares; Ficha técnica e Projeções financeiras: Custos de implantação e do produto, viabilidade econômica.

É uma evolução dos alunos desde a ideia, seguida por 15 horas em laboratório até o resultado final.

Nesse semestre de 2024/1 temos quatro equipes:

Cat Doh: Facilitador de medicamentos em forma de alimento. Uma forma prática, saborosa e funcional para medicar o seu gato.

BioCoat: Praticidade e durabilidade. Revestimento para bijuterias em formato de spray, que protege a pele sensível e propensa a alergias.

MewFir: O equilíbrio entre saúde e sabor. Iogurte de kefir enriquecido com tintura e geleia de maracujá, além de bubbles que estouram na boca.

Xerô: Antiatrito contra irritações e desconforto na pele, para você que é um atleta, ou apenas quer aproveitar uma caminhada. Uma película de proteção, hidratação e ativos clareadores.

A Profa. Dra. Samara, convida a todos os interessados para prestigiar essas inovações no dia 27 de Junho de 2024 a partir das 9:10h no Auditório da DIRGRAD (G10).

Reportar erro