Home
/
Campus
/
Campus Dois Vizinhos
/
Projeto FOPEA realiza o segundo encontro presencial do I Curso de Formação Continuada em Educação Ambiental

Projeto FOPEA realiza o segundo encontro presencial do I Curso de Formação Continuada em Educação Ambiental

Publicado 6/12/2025, 10:53:11 AM, última modificação 6/12/2025, 11:05:41 AM
O projeto promove formações continuadas para fortalecer práticas ambientais, mitigar conflitos socioambientais e incentivar o engajamento comunitário.

Equipe FOPEA e participantes do segundo encontro presencial

Equipe FOPEA e participantes do segundo encontro presencial.

No dia 24 de maio de 2025, ocorreu o segundo encontro presencial do I Curso de Formação Continuada em Educação Ambiental no entorno do PARNA Iguaçu e contou com a participação de professores participantes da formação, estudantes da UTFPR campus Dois Vizinhos , e estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

O encontro foi realizado no Centro de Eventos Martinho Lutero, na cidade de Capanema, PR, com a participação, em especial, das docentes da UTFPR-DV, Mara Luciane Kowalski e Daniela Aparecida Estevan, e da Agente Ambiental do ICMBio, PARNA Iguaçu, Liana da Silva dos Santos. O evento foi patrocinado pela Prefeitura de Capanema, Cresol, Parque Nacional do Iguaçu, ITAIPU Parquetec e ITAIPU Binacional, Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) e Refúgio Biológico de Itaipu.

A professora Mara Luciane Kowalski conduziu a oficina “Plantas Medicinais Nativas e seus Usos Terapêuticos”, que teve como objetivo proporcionar aos participantes conhecimentos sobre o histórico, os usos tradicionais e atuais, bem como a identificação de diferentes espécies de plantas medicinais. Foram realizadas atividades práticas, como a confecção de repelentes naturais, incensos, infusões e outros produtos. Para complementar a experiência, também houve a distribuição de mudas de plantas medicinais, gentilmente disponibilizadas pelo Refúgio Biológico de Itaipu, ao final do encontro.

Oficina de “Plantas Medicinais Nativas e seus Usos Terapêuticos”.

Daniela Aparecida Estevan realizou a oficina “Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)”, que abordou conhecimentos teóricos sobre espécies de PANCs, formas de utilização e, como prática, os participantes, juntamente com a professora, elaboraram receitas como geleia de flores, água saborizada, biscoitos de flores, nhoque e bolos, além de realizarem a degustação dos alimentos preparados.

Oficina de “Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)”.

Ao final do dia, Liana da Silva dos Santos ministrou a palestra “Introdução ao Planejamento e Desenvolvimento de Trilhas Interpretativas”, apresentando um roteiro para a elaboração de projetos interpretativos e orientações sobre como abordar essa temática nas escolas. Após a palestra, os participantes realizaram uma trilha localizada próxima ao Centro de Eventos Martinho Lutero.

Palestra “Introdução ao Planejamento e Desenvolvimento de Trilhas Interpretativas” e realização de trilha.

O Projeto de Formação de Professores em Educação Ambiental (FOPEA) foi criado a partir do Projeto  Político-Pedagógico mediado pela Educação Ambiental (PPPEA) do Parque Nacional do Iguaçu (PARNA Iguaçu), em resposta às demandas das comunidades do entorno da Unidade de Conservação. O projeto oferece cursos híbridos, com atividades virtuais e encontros presenciais, voltado para professores da rede pública de ensino básico da região e também cursos 100% virtuais, abertos a educadores ambientais não-formais e profissionais de áreas relacionadas ao meio ambiente.

A equipe é coordenada pela Professora Doutora Diesse Aparecida de Oliveira Sereia, docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV), e vice-coordenada pela Professora Doutora Ana Tiyomi Obara, docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM), juntamente com Karlen Rodrigues, doutoranda pela UEM. Também integram a equipe José Ulisses dos Santos, Analista Ambiental e atual chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Lucilene Bordignon, mestranda da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), e as graduandas da UTFPR-DV Marieli Zamprogna, Sarah Bastos, Aline Cristini Lorensi Arnhold e Milena Joana Balbinot.

A UTFPR Dois Vizinhos parabeniza todos os professores e estudantes envolvidos no projeto!










Reportar erro