Home
/
Campus
/
Campus Dois Vizinhos
/
UTFPR-DV compõe o Conselho Municipal de Imigrantes

UTFPR-DV compõe o Conselho Municipal de Imigrantes

Publicado 4/17/2024, 5:18:13 PM, última modificação 4/17/2024, 5:22:59 PM
O Conselho foi estabelecido a partir da I Conferência Municipal de Migrações, Refúgio e Apátridas

No dia 27 de março de 2024 foi realizada a I Conferência Municipal de Migrações, Refúgio e Apátrida do município de Dois Vizinhos, evento preparatório para a II Conferência Estadual e Nacional.

Dois Vizinhos tem recebido um número considerável de imigrantes e refugiados, oriundos de diversos países da América Latina, África e Ásia, a maioria em busca de trabalho nas indústrias frigoríficas.

Este tema é importante para nossa instituição, uma vez que o Campus Dois Vizinhos da UTFPR possui estudantes imigrantes, alguns dos quais vieram inicialmente em busca de trabalho no município e hoje compõem a comunidade universitária, enquanto outros migraram diretamente com o objetivo de realizar cursos de graduação ou pós-graduação.

Os professores Elisandra Pocojeski e Sidemar Presotto Nunes representaram a universidade na I Conferência e compõem o novo Conselho de Imigrantes, com mandato a partir de abril de 2024.

O município foi um dos onze municípios do estado do Paraná a realizar a Conferência que tem como objetivos:
I. Aprofundar o debate sobre migrações, refúgio e apátrida;
II. Propor e discutir diretrizes e recomendações para políticas públicas para pessoas migrantes, refugiadas e apátridas;
III. Promover a participação social e política de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas;
IV. Fomentar a integração entre os entes federativos, organizações da sociedade civil e associações e coletivos de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas que atuam no tema.

A etapa estadual será realizada em Curitiba nos dias 24 e 25 de abril e a nacional será realizada nos dias 07, 08 e 09 de junho de 2024, em Foz do Iguaçu.