Home
/
Campus
/
Campus Guarapuava
/
Open Day na UTFPR recebeu estudantes de escolas públicas e privadas da região

Open Day na UTFPR recebeu estudantes de escolas públicas e privadas da região

Publicado 9/3/2024, 1:40:05 PM, última modificação 9/3/2024, 1:44:26 PM
Campus promoveu dia de universidade aberta ao público com a presença de escolas, famílias e visitantes com mais de dois mil presentes

Alanis Molás

A segunda edição do “Open Day”, atividade colaborativa da UTFPR com todos os integrantes do Campus Guarapuava, teve a presença de aproximadamente dois mil participantes com exposições diversas. O evento apresentou mesas interativas, apresentações de oficinas, atividades de extensão, jogos, exposições, entre outras atividades, cumprindo a iniciativa de apresentar a universidade à sociedade e torná-la acessível aos estudantes.

Iniciado em 2023, o “Open Day” - Tradução livre, dia acessível, se inspira nas feiras e exposições produzidas pelos discentes e docentes da UTFPR Guarapuava, com a intenção de criar um diálogo com a sociedade. “Às vezes a comunidade não acaba conhecendo a UTFPR, seus professores, funcionários e os projetos que a universidade oferece. Esse é o dia para que possam conhecer a universidade [...] e também para se sentirem dentro da universidade”, explicou um dos servidores que estava na recepção, Márcio José de Lima. No ano de 2024, não somente alunos de escolas públicas e privadas participaram. Houve também uma procura da comunidade externa e autoridades ligadas a projetos e empresas que possuem parceria com a instituição.

O evento, separado em três turnos, apresentou mais de 20 projetos e atividades propostas pela universidade, sendo essas responsáveis sobre a forma de acesso ao público. O projeto de extensão ODS Agenda 2030 apresentou um jogo de tabuleiro em grande escala, onde os visitantes poderiam responder questões ligadas ao meio ambiente e conhecer mais sobre o projeto.

O UTFeMeninas, projeto de extensão que destaca a inclusão e permanência de mulheres na área tecnológica e das engenharias, expôs mulheres importantes na área das ciências. O Departamento de Educação (Deped), apresentou as bolsas de permanência e suas atividades na área da psicologia e saúde. “O departamento desenvolve ações, projetos e programas pensando na perspectiva de como o estudante pode ser apoiado para que ele possa seguir e concluir seu curso” como explicou a assistente social e coordenadora do UTFeMeninas Valéria Monteiro.

Com sala aberta, o Sigma expôs o projeto de acessibilidade e apoio aos estudantes de ensino médio que consiste em aulas presenciais de diversas matérias como forma de facilitação do acesso à universidade. Entre outros presentes, a Atlética Lobo mostrou os prêmios e mascotes para citar a importância de atividades extracurriculares e bem estar para alunos de graduação. 

Oficinas interativas, atividades produzidas em aula e pesquisa além de apresentações culturais ofereceram uma visão interativa para a comunidade geral sobre a UTFPR e suas oportunidades. 

Reportar erro