Home
/
Campus
/
Campus Guarapuava
/
UTFPR Guarapuava integra comitiva do Paraná em missão internacional na Alemanha

UTFPR Guarapuava integra comitiva do Paraná em missão internacional na Alemanha

Publicado 3/1/2024, 2:18:17 PM, última modificação 3/1/2024, 2:18:25 PM
Missão Internacional da Fundação Araucária e da SETI buscou conhecer as atividades na área da Madeira Engenheirada no país

O Diretor Geral do Campus Guarapuava da UTFPR, Marcelo Henrique Granza, integrou a comitiva que realiza nesta semana uma Missão Internacional coordenada pela Fundação Araucária e pela SETI em universidades e cidades da Alemanha para debater a madeira engenheirada. O objetivo da Fundação foi reunir diferentes setores da produção científica na área para expor e buscar parcerias com as instituições alemãs. Também integrou a missão, o Diretor do Cilla Tech Park, Paulo Alvim e representantes da Unicentro, UEL, UEM, UFPR e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná.
.

"Participamos de uma série de reuniões sobre o que é realizado na Alemanha na área da madeira engenheirada, uma agenda completa com muitas visitas que vamos levar para a UTFPR Guarapuava várias possibilidades de parceria como mobilidades acadêmicas para os nossos estudantes", explicou o diretor geral do Campus Guarapuava da UTFPR, Marcelo Henrique Granza.
.

A missão internacional buscou aprofundar parcerias e debater as pesquisas voltadas ao uso de madeira em setores estratégicos da construção civil. A visita ao Estado de Baden-Wurtemberg também explorou iniciativas parecidas com o NAPI em Madeira Engenheirada sediado na UTFPR Guarapuava. 
.

Madeira Engenheirada
.

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Wood Tech foi inaugurado em novembro de 2023 na UTFPR Guarapuava em conjunto com instituições parceiras como a Prefeitura de Guarapuava, Cilla Tech Park, Unicentro, UEL, UEM e UFPR.  A madeira engenheirada tem sua origem de floresta de manejo, plantadas para fins comerciais e que retiram CO2 da atmosfera. Dessa forma, segundo a proposta, o recurso será mais sustentável e renovável se comparado aos demais materiais como o concreto e o aço.
.

O trabalho com a madeira engenheirada também atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
.


Reportar erro