Campus Londrina aprova novo Plano Diretor para promover crescimento sustentável e melhorias na infraestrutura
Na última reunião do Conselho do Campus Londrina , realizada em 11 de abril, foi aprovado o novo Plano Diretor do campus. O documento segue, nesta semana, para análise na Reitoria, pela Diretoria de Projetos e Obras (DIRPRO).
O Plano Diretor é um instrumento técnico que estabelece diretrizes para o uso e ocupação do solo, o desenvolvimento da infraestrutura, além de garantir a preservação ambiental e a acessibilidade no campus. Desde a sua primeira elaboração, em 2007, o documento tem sido atualizado para refletir as necessidades e o crescimento do campus.
Entre as próximas obras previstas, destaca-se a instalação de paver no estacionamento do campus. Segundo o departamento de obras, essa pavimentação de piso intertravado de concreto oferece vantagens técnicas, estéticas e ambientais, como alta resistência, fácil manutenção e melhor aproveitamento do espaço, contribuindo para uma infraestrutura mais sustentável e de maior durabilidade.
A atualização do Plano Diretor conta com a análise técnica da equipe da Diretoria de Projetos e Obras (DIRPRO), que irá avaliar aspectos relacionados à acessibilidade, à localização dos edifícios para otimizar o uso da luz natural e da ventilação, além de garantir a compatibilidade com as diretrizes de sustentabilidade e acessibilidade.
A implementação do novo plano trará benefícios significativos, incluindo o crescimento ordenado do campus, o melhor aproveitamento da infraestrutura existente — como redes de esgoto, pluvial e lógica —, além de reforçar o compromisso com a preservação ambiental e a acessibilidade, garantindo um ambiente mais sustentável e acessível para todos.