Formatura

Publicado 6/20/2017, 1:58:40 PM, última modificação 8/24/2017, 12:13:08 PM

A colação de grau, popularmente chamada de formatura, é o momento em que, após cumprir as exigências curriculares de seu curso de graduação, o aluno recebe o grau acadêmico de bacharel ou de licenciado, o qual lhe outorga os direitos e deveres profissionais, sendo imprescindível para o exercício das profissões regulamentadas por lei. 

Sendo assim, a formatura torna-se um dos momentos mais importantes da jornada estudantil. Momento de compartilhar alegria, satisfação e vitória. Para a instituição de ensino também é um momento de magnitude, pela missão de ensinar e formar novos profissionais.

Para tanto, é de fundamental importância que tenha um planejamento e siga as normas de protocolo para a Solenidade de Colação de Grau de formatura desta Instituição. Portanto, os alunos da UTFPR matriculados em cursos regulares que estiverem aptos a colar grau deverão se cadastrar para fazerem parte da sessão solene e pública de colação de grau.

Conforme artigo 2º do regulamento de Colação de Grau todos os formandos têm direito de participar, uma vez sendo este, ato obrigatório para receber o diploma de graduação.

Somente poderá participar da solenidade e receber a outorga de grau o aluno habilitado para este fim, ou seja, que tenha concluído toda a grade curricular do seu curso no semestre anterior à solenidade.

Em nenhuma hipótese, a outorga de grau é dispensada. O aluno poderá escolher a outorga de grau com solenidade festiva, com data e horário designados pelo Departamento de Registros Escolares ou sem solenidade prestando juramento e recebendo a outorga na direção do campus, em gabinete, neste caso fica sob responsabilidade do próprio aluno requerê-la no mesmo Departamento citado acima.

Ações