Conexão UTFPR

Publicado 10/18/2021, 7:56:08 AM, última modificação 10/18/2021, 7:56:17 AM
Quando
Onde

youtube e facebook da UTFPR

Próximo programa abordará o futuro do ensino online

O tema do programa semanal de lives da UTFPR para a próxima semana será a educação online. O convidado para falar sobre os “Princípios da Educação Online e Cibertecnicismo” é o professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Mariano Pimentel. A transmissão do Conexão UTFPR ocorrerá no dia 19, a partir das 14h, nos canais do YouTube Facebook da Universidade.

Serão debatidas as modalidades de ensino remoto, a distância, hibrido, entre outras metodologias didático-pedagógicas que ganharam destaque com a pandemia da Covid-19. O programa vai abordar ainda questões como: Que educação superior estamos construindo para o nosso futuro? Qual é o ideário pedagógico e projeto de sociedade que desejamos efetivar em nosso cotidiano educacional? Estamos praticando uma educação de qualidade em nosso tempo, ou currículos instrucionistas, massivos e com precarização do trabalho docente? O convidado também falará sobre a educação em tempos ciberculturais e discutir os “Princípios da Educação Online” enquanto movimentos que docentes e instituições podem realizar para que as aulas não fiquem massivas nem maçantes.

A live conta com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para receber certificado de participação, é preciso realizar a inscrição gratuita no site do evento.

Sobre o convidado

Mariano Pimentel – UNIRIO - Doutor em Informática pela PUC-Rio (2006), mestre em Informática pelo NCE-UFRJ (2002), e bacharel em Informática pela UFRJ (1999). É professor associado do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO, e tem extensa produção acadêmica, destacando-se o livro "Sistemas Colaborativos" (2011), que recebeu o Prêmio Jabuti, e seu mais recente livro "Do email ao Facebook". É coordenador do grupo de pesquisa ComunicaTEC, atualmente focado no desenvolvimento do projeto "Tagarelas: rede social de bate-papo", e colaborador do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, do ProPEd/UFRRJ. Realiza pesquisas na área de Sistemas de Informação, Colaboração, Educação e Cibercultura.