Conexão UTFPR

Publicado 8/24/2021, 3:35:20 PM, última modificação 8/24/2021, 3:35:28 PM
Quando
Onde

YouTube e Facebook da Universidade

Experiências da extensão nos campi do Sudoeste na pauta do programa

Discussões sobre projetos de extensão continuam na pauta do programa Conexão UTFPR da próxima semana. Na terça, dia 24, o tema será “Projetos de extensão e suas possibilidades: ideias e caminhos à curricularização”. Durante o mês de agosto o programa já trouxe a discussão de como o ensino e a extensão se adaptaram em momentos de pandemia e os relatos de uma professora da UFRJ sobre as experiências com a curricularização da extensão implantadas naquela instituição.

Nesta edição, o objetivo será compartilhar as experiências de extensão dos campi da UTFPR da região Sudoeste, nas áreas de Engenharia de Computação, Licenciatura em Informática e Agronomia, e que poderiam atender às demandas da curricularização.

O programa questionará como ficam os projetos que já ocorrem no seu campus com a curricularização da extensão? Em 2018, foi regulamentada a curricularização da extensão, ou creditação (curricular) da extensão, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), a qual estabelece que as atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação. O prazo para que as instituições se adequem a esse regulamento é até dezembro de 2022.

Trazendo essas discussões, os organizadores do programa esperam contribuir para as mudanças que forem necessárias aos projetos.

O evento está marcado para terça-feira, dia 24, a partir das 14h, com transmissão ao vivo no YouTube Facebook da Universidade.

A live conta com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para receber certificado de participação, é preciso realizar a inscrição gratuita no site do evento Projetos de extensão e suas possibilidades: ideias e caminhos à curricularização.

Sobre os convidados

Géri Natalino Dutra - Campus Pato Branco - professor do Departamento de Informática há 26 anos. Foi Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco por quase 7 anos e é um dos idealizadores da Inventum, do TECSUL, da Escola Pato Branco Digital, entre várias outras ações de mobilização da comunidade em termos de ciência tecnologia e inovação e mobilização empreendedora. Também é membro dos projetos de extensão UTFPRecicla e do projeto Academia Cisco de cursos online.

Almir Antonio Gnoatto – Campus Dois Vizinhos – professor e engenheiro Agrônomo, especialista em Administração Rural, mestre em Educação, doutor em Agronomia. Desenvolve projetos de Extensão Universitária e Inovação nas áreas da Extensão Rural e da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na Agricultura. É coordenador do Curso de Agronomia, conselheiro do CREA-PR e do COUNI e integra equipe executiva da Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT) Sudoeste Paraná.

Maici Duarte Leite - Campus Francisco Beltrão - professora de Licenciatura em Informática com mestrado e doutorado em Computação.