Próxima live FALA MULHER

Publicado 9/9/2021, 2:28:34 PM, última modificação 9/9/2021, 2:28:57 PM
Quando
Onde

canal da UTFPR do YouTube

Mulheres e Livros. 13.09.2021 – segunda-feira, 16h. No canal da UTFPR do YouTube

setembro no Fala Mulher

setembro em Fala Mulher

setembro Fala Mulher

Convidada Fala Mulher

Edina Camargo

silvia bim

Programa Edutef em 30's

Rosângela Marquezi

Saiba o que as mulheres da UTFPR estão fazendo. Lançamento da seção Mulheres e seus escritos, com Rosângela Marquezi. Dicas de saúde no Minuto da Edina e e reflexão no Fala ComPaixão. Os livros da Editora da Universidade estão no Edutf em 30s. Delícia!!!

 

E conheça o trabalho das convidadas...

 

Convidadas

 

Na próxima live, temos a presença de

 

Rosangela Marquesone

 

Mestre e doutoranda em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da USP. Trabalhou como pesquisadora no Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da USP (LARC), em projetos de pesquisa de Big Data, computação em nuvem e sistemas conversacionais. Atualmente sua linha de pesquisa é a aplicabilidade de Big Data na indústria da moda, visando a sustentabilidade em modelos de negócios da economia circular. Atua também como professora de Big Data para programas de MBA e pós graduação da FIA, USP, UEL e UTFPR. É Bacharel em Administração de Empresas pela UENP, Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR-CP e Especialista em Tecnologia Java também pela UTFPR-CP. Além da sua área de pesquisa, também se interessa por temas como vegetarianismo, comunicação e mulheres na ciência e tecnologia.

 

 Isabella da Silva Brocardo

 

Técnica em Bioprocessos e Biotecnologia pelo SENAI em 2014, atualmente, graduanda de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na UTFPR-DV. Em 2020 publicou como coautora o livro "Tecnologias móveis: aplicativos e redes sociais inovando o ensino da matemática das séries iniciais ao ensino superior". Atualmente, atua no projeto de extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências”, na Empresa Junior BioHapten e está em processo de publicação do livro
FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA O ENSINO: EDUCAÇÃO DIGITAL DE QUALIDADE como autora principal com a orientação da Professora Adriana Sbardelotto Di Domenico. Assim como participou no ano de 2020 do DCE UTFPR e é da diretoria do Coletivo Feminista Bertha Lutz.

.

 

Letícia Lemos Gritti

 

Professora efetiva de Linguística e Língua Portuguesa do Departamento de Letras, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde atua no Curso de graduação em Licenciatura em Letras Português-Inglês e esteve à frente de sua coordenação entre 2015 e 2016. Atua também como Professora-Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). É doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, sob orientação da Prof. Dra. Roberta Pires de Oliveira e defendeu a tese de doutoramento na área de Semântica Formal. Possui Licenciatura em Letras, habilitação em Língua e Literatura Vernáculas pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Lingüística pela mesma Instituição. De setembro de 2010 a julho de 2011, realizou um estágio sanduíche na Université Paris Diderot (Paris VII), Structures Formelles du Language, em Paris, através do Projeto Capes-Cofecub, cooperação Brasil-França.

 

Leninha Sausen  abre o programa com uma apresentação em flauta transversal.

 Doutoranda em Educação pela Universidade Nacional de Rosário- Argentina. Mestre em Promoção da Saúde - Linha Tecnologia para Educação. Especialista em Tradução e Interpretação PORTUGUÊS/LIBRAS, e com PROLIBRAS no Uso e Ensino de LIBRAS nível superior. Graduada em Teologia pela Faculdade Teológica Batista Equatorial (1999). Segunda graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade INGÀ (2006). Professora de LIBRAS e Educação Inclusiva da UTFPR  em Santa Helena.

 

Edina Camargo apresenta o Minuto da Edina, pra vencer o sedentarismo!

 Professora de Educação Física com mestrado e doutorado em Educação Física pela UFPR. Linha de pesquisa atividade física e saúde. Pertence à diretoria da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Possui uma página no Instagram @camargoedina, onde divulga evidências científicas, e um canal de podcast, que está em 7 locais: Google podcast, Spotify, Apple podcast, rádio públic, breaker, overcast, pocket casts, onde divulga evidências científicas. O objetivo desses canais é aproximar: ciência, atividade física e população.

 

Silvia Amélia Bim, em Fala ComPaixão, vai mostrar que pode ser melhor

É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutora em Ciências - Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Desde novembro de 2012 é professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campus de Curitiba. Autora dos livros infantis "A vida de Ada Lovelace" e "Ada Lovelace: a condessa curiosa". Faz parte do Comitê Gestor do Programa Meninas Digitais (SBC) e da Comissão de Educação da SBC. Coordena o projeto de extensão TIChers e compõem a coordenação do LAPIC - Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares da UTFPR-CT. Suas áreas de interesse são: Interação Humano-Computador (IHC), Engenharia Semiótica, Avaliação de IHC, Educação em Computação e Mulheres na Computação.

 

Eunice Liu é responsável pela seção Edutef em 30's, falando sobre os bastidores da Editora da UTFPR

 

Eunice Liu é Arquiteta Designer pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Design pela mesma instituição. Professora do Departamento de Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, coordenadora do grupo de pesquisa e projeto UTLAB Design. É coordenadora da Editora da UTFPR. 

 

Rosângela Marquezi

 

Possui graduação em Letras - Português/Inglês pelo CEFET-PR/UNED-PR (1997) e mestrado em Educação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professora de ensino superior, classe assistente, na UTFPR Câmpus Pato Branco, estando lotada no Curso de Letras Português/Inglês. Atua principalmente nos seguintes temas: Poesia Brasileira, Literatura Afro-Brasileira, Literatura Africana de Língua Portuguesa e Literatura Infantil.