Campus Ponta Grossa

Pessoa de contato

secretariadceutfpr@gmail.com

Visitar site externo

O evento deve reunir aproximadamente 400 participantes de todas as regiões do estado e tem como objetivo o debate e a integração dos estudantes.

O VIII Congresso Interno dos Estudantes da UTFPR (COINTER) terá como palco o Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O evento programado para ocorrer entre os dias 12 e 14 de outubro de 2023, deve reunir aproximadamente 400 participantes de todas as regiões do estado. O COINTER é organizado pelo Diretório Central dos Estudantes Estadual (DCE), com apoio da UTFPR, através da Assessoria de Assuntos Estudantis (ASSAE) e da Diretoria de Graduação e Educação Profissional  (DIRGRAD-PG).

O  objetivo do evento é deliberar assuntos pertinentes a vida acadêmica e promover união e integração de estudantes de diferentes cursos e campi que se localizam por todo estado do Paraná.  A representante do Campus no DCE Estadual, Regiane Lima, explica que o COINTER significa uma grande oportunidade para os estudantes da universidade, atuando como um elo de integração e máxima deliberação, o congresso se destaca também como um momento de intercâmbio educacional.

As sessões plenárias do COINTER têm como foco ouvir as necessidades e realidades dos estudantes de acordo com seu campus e região. Durante as sessões são deliberadas as questões de instância máxima e são desenvolvidos encaminhamentos para abordar essas necessidades dentro da instituição. Cada campus da universidade pode enviar dois representantes por entidade sendo um delegado e um suplente, que tem direito a voto nas plenárias.

O COINTER é aberto a todos os estudantes da UTFPR, Regiane Lima, explica que os acadêmicos que não tem direito a voto, podem participar como ouvinte. Ela esclarece que embora não participem de forma ativa nas decisões das plenárias, os ouvintes podem atuar junto aos grupos de discussão e dos debates, que também tem peso nas tomadas de decisão. “É o momento em que os 13 campi podem  trocar informações, experiências buscando uma universidade melhor e mais igualitária”, afirma.

Segundo Secretário de Educação Profissional e Graduação Tecnológica (SEDUP), Ednei Felix Reis, o Congresso Interno dos Estudantes da UTFPR (COINTER) foi criado a partir de uma demanda que visa estabelecer uma entidade representativa na universidade, criando uma instância máxima de deliberação dos estudantes dos treze campi da UTFPR. “Seu objetivo é deliberar assuntos relacionados à vida acadêmica e promover união e integração de estudantes de diferentes campi que se localizam por todo Estado do Paraná”, esclarece.

O COINTER é gratuito e a inscrição inclui a participação completa em todas as atividades do cronograma, alojamento, refeições, além do kit congressista com pasta, crachá, caneta e bloco de anotações. Para realizar sua inscrição clique aqui