UTFPR-PG investirá mais de R$ 1,4 milhão em melhorias no Campus
O Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está em pleno processo de transformação com diversas obras de infraestrutura. As intervenções, que somam investimentos superiores a R$ 1,4 milhão, visam beneficiar toda a comunidade acadêmica.
A manutenção e adequação de espaços internos envolvem a instalação de divisórias em drywall em três blocos acadêmicos (H - DAENQ, J2 - DAENP e C - DAELE) e a construção de bancadas e instalação de vidros e esquadrias no bloco J1 (DAMEC), com um investimento de R$ 81.967,30, atendendo às demandas de laboratórios e outros ambientes de ensino. A reforma do prédio ao lado da ASSUTEF, no valor de R$ 209.982,01, adaptará o espaço para se tornar um ponto de convivência exclusivo para os servidores do campus, professores e técnicos administrativos, incluindo a criação de um ambiente específico para o café.
A construção de coberturas metálicas sobre passeios e passarelas de pedestres e a reforma de estruturas já existentes contará com um aporte de R$ 755.849,00, visando maior conforto e segurança. A substituição de alambrados incluirá o fornecimento de materiais e a destinação adequada dos elementos substituídos, totalizando R$ 177.036,20. Outra novidade será a substituição de gramado do campo de futebol conhecido popularmente com “gaiola” para um gramado sintético que, com a base e a drenagem, demandará um investimento de R$ 245.448,08 e proporcionará mais conforto nas opções de lazer e atividades esportivas para a comunidade.
Para abrigar materiais das Atléticas e das equipes de T-leaders, será construída uma estrutura com contêineres permitindo a reforma do prédio utilizado por estas mesmas equipes anteriormente. Com um investimento de R$ 40.000,00, a base em concreto já foi contratada e a compra de contêineres para armazenamento de materiais das Atléticas e T-leaders está em fase final de planejamento.
A compra dos contêineres, cujo valor será definido durante a realização do pregão eletrônico, sofreu atrasos. De acordo com o planejamento inicial, essa compra deveria estar sincronizada com a reforma do prédio ao lado da ASSUTEF, local anteriormente utilizado para armazenar os materiais das Atléticas e T-leaders e a previsão era realizar a mudança antes do início da reforma. O Diretor-Geral do campus, Abel Dionizio Azeredo, esclareceu que o atraso neste processo exigiu adaptações no cronograma original, mas ressaltou a dedicação da equipe envolvida, coordenada pela Diretoria de Planejamento e Administração (DIRPLAD-PG) que foi a responsável pelas contratações das obras e pediu paciência aos alunos que, em breve, receberão uma estrutura nova e adequada para a acomodação dos materiais por eles utilizados.
“Essas melhorias mostram o compromisso com a infraestrutura e o cuidado com o campus, para que tenhamos um ambiente sempre agradável e funcional”, destacou Azeredo.
O prazo estimado para conclusão das obras é de 60 dias, com a fiscalização conduzida pelo Departamento de Projetos e Obras (DEPRO), que também foi responsável pelo desenvolvimento dos projetos. Com essas reformas, a UTFPR-PG se prepara para oferecer uma experiência ainda mais rica e acolhedora para sua comunidade acadêmica.