Home
/
Campus
/
Campus Santa Helena
/
Agenda de Eventos
/
Controvérsias na Interface entre Ciência e Política no Contexto das transições e transformações do sistema alimentar

Controvérsias na Interface entre Ciência e Política no Contexto das transições e transformações do sistema alimentar

Publicado 7/19/2023, 2:00:56 PM, última modificação 8/29/2023, 10:26:13 AM
Patrick Caron e Sergio Schneider

IV Escola de Inverno do GEPAD + Rede Campo

Agosto/2023


Nesta edição, o GEPAD (Grupo de Estudos em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento) realiza sua Escola de Inverno em parceria com a Rede Campo (Rede de Pesquisa, Inovação e Extensão em Desenvolvimento Rural). Os grupos de pesquisa buscam construir avanços para o debate em torno das mudanças climáticas, por isso o tema central é Alimentação e Mudanças Climáticas: buscando respostas

Sem pretensões de esgotar ou atender toda a multiplicidade de aplicações e correlações em torno da temática das mudanças climáticas, o propósito é dar luz a questões importantes na agenda do debate nacional e global.

Faça sua inscrição e venha construir respostas nesta grande comunidade!

Patrick Caron

Patrick Caron atuou no CIRAD, uma instituição pública francesa ativa em pesquisa agrícola em mais de 100 países, incluindo seis anos como Diretor Geral de Pesquisa e Estratégia. Ele serviu por dois mandatos como Presidente do Painel de Alto Nível de Especialistas em Segurança Alimentar e Nutrição, a interface ciência-política do Comitê de Segurança Alimentar Mundial da ONU. É doutorado em Geografia, mestre em Alimentação e Nutrição, mestre em Saúde Pública e doutor em Medicina Veterinária. Ele também é um mediador certificado. Atualmente é vice-presidente de Assuntos Internacionais da Universidade de Montpellier na França.

Sergio Schneider

Graduação em Ciências Sociais Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (1990), mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (1994), doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (1999). É Professor Titular do Departamento de Sociologia e membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e de Sociologia da UFRGS. Coordena o grupo de pesquisa GEPAD, credenciado pelo CNPq. Leciona as disciplinas de sociologia da ruralidade, do desenvolvimento e políticas de desenvolvimento rural na graduação e teorias do desenvolvimento, agricultura familiar e sociologia da alimentação na pós-graduação além de atuar como parceiro de periódicos científicos do Brasil e do exterior. É consultor de organizações nacionais e internacionais em temas sobre desenvolvimento rural, agricultura e alimentação (FAO, WHO, FIDA, CEPAL, CIRAD, União Europeia) (Texto informado pelo autor).

IV Escola Virtual de Inverno GEPAD + Rede Campo