Cerimônia em Memória das Servidoras Raquel Ribeiro Moreira e Gracinda Marina Castelo da Silva foi realizada na UTFPR Toledo
Na tarde desta terça-feira (20), a comunidade acadêmica da UTFPR campus Toledo se reuniu para prestar uma homenagem às servidoras Raquel Ribeiro Moreira e Gracinda Marina Castelo da Silva, que nos deixaram recentemente. A cerimônia, que contou com expressiva participação de servidores e alunos, foi marcada por momentos de profunda reflexão, fé e gratidão pelas vidas das professoras que tanto contribuíram para a Instituição e para as pessoas ao seu redor.
O evento teve início às 16h15, com uma mensagem de acolhimento do Diretor-Geral, professor Elder Elisandro Schemberger, que trouxe à tona o texto bíblico de Eclesiastes 3:11-13, lembrando a todos que "Deus marcou o tempo certo para cada coisa" e ressaltando a importância de vivermos com gratidão e felicidade o tempo que nos é concedido.
A servidora Telma Beiser de Melo Zara, psicóloga do campus, fez uma homenagem à professora Gracinda, que era lotada na Coordenação do Curso de Tecnologia em Processos Químicos, destacando sua paixão pelo ensino e o legado que ela deixou na UTFPR.
Em seguida, a servidora Elizane Maria de Siqueira Wilhelm, prestou uma homenagem emocionada à professora Raquel, que era lotada na Coordenação do Curso de Engenharia de Computação e atuante no Núcleo Interdisciplinar, destacando sua dedicação e a marca indelével que deixou na vida de tantos alunos e colegas.
Moacir Liba, convidado pelo Diretor-geral a trazer uma mensagem de acolhimento e encorajamento, falou sobre a transitoriedade da vida, utilizando as palavras de Jó 14:5, lembrando que "já estão marcados os dias, meses e anos que cada um vai viver" e que, apesar da dor da perda, devemos nos lembrar e agradecer pelos momentos compartilhados.
A apresentação musical de Camila Noro, que interpretou "O anjo mais velho" do grupo O Teatro Mágico, com participação do servidor Maycon Daniel Vieira, trouxe um momento de serenidade e emoção, conduzindo a cerimônia para o seu encerramento.
As palavras finais foram seguidas por uma salva de palmas em memória das professoras, com o sentimento de gratidão e saudade de todos os presentes. O evento não só honrou as vidas de Raquel e Gracinda, mas também serviu como um lembrete do impacto duradouro que cada pessoa pode ter na vida dos outros, e da importância de convivermos e participarmos ativamente uns com os outros.
Os familiares das professoras, incluindo Adriano Daluca Bueno, companheiro da Profa. Raquel, e Nélvio José Hubner, companheiro da Profa. Gracinda, também foram lembrados com carinho e apoio por todos. Além deles, os familiares de servidores, Deonir Secco (Companheiro da Profa. Araceli Ciotti de Marins); Maria Auxiliadora Vaz de Arruda e José Cloves de Arruda (Pais da Profa. Priscila Vaz de Arruda); Simone Mirian Rizental (Tia do Prof. Fabio Rizental Coutinho) e ainda Hadassa Maria da Silva (egressa do curso de Mecânica do Campus Cornélio Procópio e Luciani Cavalcanti Nunes (mãe do estudante Pedro Cavalcanti Nunes - Engenharia de Produção do Campus Londrina) que também faleceram em decorrência do acidente aéreo; também o sogro do Servidor Jorge Otta Junior e o Irmão do Prof. Evandro Konopatzki (COELE) que faleceram neste último final de semana, foram mencionados na cerimônia, em solidariedade, demonstrando a união e o apoio mútuo presentes na comunidade da UTFPR.
Que as almas de Raquel e Gracinda encontrem paz, e que suas lembranças continuem a iluminar o caminho de todos nós.