IV SIMPOESTE promove integração científica na UTFPR Toledo

Dra. Pascale Chevallier, pesquisadora do CHU de Québec – Université Laval (Canadá) Foto: ASCOM-TD
O IV Simpósio de Pós-Graduação do Oeste (SIMPOESTE) reafirmou seu papel como um dos principais espaços de integração científica da UTFPR – Campus Toledo, reunindo, nos dias 7 e 8 de outubro de 2025, na Usina do Conhecimento, mais de 100 participantes entre alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores.
O evento contou com a participação dos discentes dos Programas de Pós-Graduação em Processos Químicos e Biotecnológicos (PPGBQ) e em Tecnologia em Biociências (PPGBio), que apresentaram seus projetos de pesquisa, resultados e perspectivas futuras. As sessões de apresentação possibilitaram a troca de experiências entre pesquisadores e o fortalecimento de redes de colaboração científica.
A programação incluiu duas palestras de destaque internacional. No primeiro dia, a Dra. Pascale Chevallier, pesquisadora do CHU de Québec – Université Laval (Canadá), apresentou o tema “Surface functionalization for various applications”. Com quase duas décadas de experiência em medicina regenerativa, a pesquisadora é referência mundial em modificação e caracterização de superfícies de materiais, tendo sido reconhecida, em 2023, com o prêmio Catalyseur – Pessoa Profissional de Pesquisa do Ano pela Université Laval.
No segundo dia, a Profa. Dra. Nelilma Correia Romeiro, da UFRJ/Macaé, abordou o tema “Modelagem Molecular e Inteligência Artificial na busca por novas moléculas bioativas”. Especialista em Química Medicinal e Modelagem Molecular, a pesquisadora destacou como ferramentas computacionais e técnicas de inteligência artificial têm acelerado o processo de descoberta de novas substâncias de interesse farmacêutico.
Encerrando a programação, no dia 9 de outubro, a professora Nelilma ministrou o minicurso “Ferramentas computacionais para a descoberta de moléculas bioativas”, realizado na UTFPR – Campus Toledo, voltado a estudantes e pesquisadores interessados na aplicação de métodos computacionais à pesquisa em biotecnologia.
Consolidado como um evento de relevância científica e formativa, o SIMPOESTE segue contribuindo para a difusão do conhecimento e o estímulo à pesquisa interdisciplinar na região Oeste do Paraná.