Home
/
Campus
/
Campus Toledo
/
Notícias
/
Professor do curso de Engenharia da Computação participou como pesquisador do Kickoff Meeting do projeto iFAST - Intelligent Flood Alert Surveillance Tools

Professor do curso de Engenharia da Computação participou como pesquisador do Kickoff Meeting do projeto iFAST - Intelligent Flood Alert Surveillance Tools

Publicado 4/11/2024, 6:03:55 PM, última modificação 4/11/2024, 6:07:29 PM

No dia 13 de março de 2024, o professor do curso de Engenharia da Computação, da UTFPR Campus Toledo, Sidgley Camargo de Andrade, participou como pesquisador do Kickoff Meeting do projeto iFAST - Intelligent Flood Alert Surveillance Tools, no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), em São José dos Campos/SP.

O projeto iFAST, registrado sob o número 446053/2023-6 da chamada CNPq/MCTI 15/2023 e coordenado pelo pesquisador Leonardo Santos, do Cemaden/MCTI, tem como objetivo gerar produtos de previsão de extremos hidrológicos em bacias hidrográficas de resposta rápida; processos que envolvem enxurradas e algamentos urbanos de difícil previsibilidade e de grande impacto urbano.

Segundo o professor, "foi um momento de alinhamento da equipe, formada por mais de trinta pesquisadores de diferentes instituições e áreas do conhecimento". Ele também relatou seu papel dentro projeto, "contribuir no desenvolvimento de ferramentas de previsão que levem em consideração camadas de dados heterogêneas como mobilidade e redes sociais baseadas em localização". Ainda, uma visita técnica foi realizada na sala de situação do Cemaden/MCTI, onde ocorre o monitoramento das ameaças naturais em áreas de riscos em municípios brasileiros suscetíveis à ocorrência de desastres naturais.

Sobre o Cemaden/MCTI

Localizado em São José dos Campos/SP, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais é um núcleo responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental perante eventuais desastres naturais ocorridos em território brasileiro (https://lnkd.in/d7eTFp4J). Este centro é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e interage com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres e Defesas Civis.