Home
/
Campus
/
Campus Toledo
/
Notícias
/
UTFPR - Campus Toledo promoveu a 1ª Feira da Matemática

Eventos

UTFPR - Campus Toledo promoveu a 1ª Feira da Matemática

Publicado 4/24/2024, 4:28:33 PM, última modificação 4/24/2024, 5:07:43 PM
Evento aconteceu no último sábado (20)

Foto

A 1ª Feira da Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Toledo aconteceu no último sábado (20). O evento, aberto à toda a comunidade, contou com a participação de cerca de 183 pessoas, arrecadando 25kg de alimentos não-perecíveis, que serão doados para a ONG Embaixada Solidária em Toledo. 

Organizada pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, envolvidos no Programa Residência Pedagógica (PRP) e nos estágios, sob a coordenação do professor Renato Francisco Merli e professores Emerson Tortola e Heloisa Cristina da Silva, a feira foi pensada para oferecer diferentes perspectivas sobre o ensino da matemática, por meio de seis salas temáticas, com diferentes abordagens da matemática: uso de jogos, tecnologias, literatura e resolução de problemas, história da matemática, origamis e dobraduras, e competições”. 

O professor Renato avalia que a primeira edição da Feira foi uma excelente oportunidade para a integração com comunidade escolar, reunindo alunos, professores, pais e responsáveis em torno de um objetivo comum: celebrar a matemática e seus múltiplos benefícios.

Ainda, segundo o professor, por meio da divulgação de trabalhos realizados pelos alunos e da interconexão com outras áreas do conhecimento, a Feira foi estruturada visando estimular a criatividade, a resolução de problemas e o interesse pela carreira docente.

O evento teve foco em dois públicos diferentes: o primeiro, voltado para a comunidade, como forma de promover o curso de Licenciatura em Matemática e mostrar as atividades que os licenciandos têm produzido. Já o segundo foi voltado para os próprios acadêmicos do curso de licenciatura em matemática, na busca de promover o desenvolvimento de novas estratégias de ensino de matemática para um público diversificado.

“A Feira da Matemática se destaca como uma iniciativa essencial para promover a cultura matemática, despertando o interesse e a paixão pela disciplina em todas as faixas etárias, desde crianças até adultos. Por meio de uma experiência enriquecedora e interativa, o evento busca contribuir para a formação de cidadãos críticos e preparados para os desafios do futuro. A realização da Feira de Matemática foi uma ótima oportunidade de mostrar à comunidade a importância da matemática, bem como promover o aprendizado da matemática de forma divertida e interativa”, avalia o coordenador.