Campus Toledo
/
UTFPR campus Toledo se reúne com governo municipal para apresentar o projeto educacional para a Usina do Conhecimento

Publicado 6/24/2024, 9:35:24 PM, última modificação 6/24/2024, 10:00:01 PM

Foto: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Toledo

Na tarde de quinta-feira (20), representantes do campus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), liderados pelo diretor-geral, prof. Elder Elisandro Schemberger, estiveram na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito para apresentar as futuras atrações da Usina do Conhecimento. A apresentação foi acompanhada pelo chefe do Executivo Municipal e por integrantes do Gabinete do Prefeito e das secretarias municipais da Educação (Smed) e da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos (Infra).

Durante a reunião, foram detalhadas as atrações que a UTFPR está viabilizando para a Usina do Conhecimento, assim que houver, pelo governo municipal, a cessão do prédio à universidade, de acordo com termo de colaboração técnica, firmado entre as partes. O titular da Infra, Maicon Bruno Stuani, informou que a reforma do espaço está concluída e que a entrega à Instituição poderá ser feita nos próximos dias.

Após a cessão, a universidade iniciará a preparação do ambiente, que será adequado à difusão do conhecimento em várias áreas da Ciência de forma lúdica. “A definição do conceito pedagógico da Usina do Conhecimento é fruto de um trabalho de meses, feito a várias mãos. A ideia é que este espaço faça parte da rotina da população de Toledo e região, e, caindo no gosto das pessoas, se tornará um programa apreciado por todos os públicos”, pontua o diretor.

A nova Usina do Conhecimento contará com 50 atrações divididas em quatro espaços distintos: Ciência, Lab, Mente e Work. A grande maioria destes ambientes permitirá que o visitante interaja com aspectos importantes de diversas áreas do saber (biologia, física, matemática, química, matemática, ciência da computação, entre outras), conhecimentos aplicados ao dia a dia das pessoas.

A reforma do espaço, que teve um custo de R$ 1.672.009,50, foi financiada pelo governo municipal, enquanto a aquisição de equipamentos, mobiliário e a contratação de colaboradores para o atendimento ao público estão a cargo da UTFPR – parte desse investimento foi obtido junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que aprovou projeto apresentado pela universidade, que planeja abrir a Usina do Conhecimento para o público entre o fim de agosto e o início de setembro. “As parcerias com o governo municipal e outros órgãos públicos, como o Núcleo Regional de Educação, conferem prestígio a esta iniciativa. Existem outras unidades da Usina do Conhecimento pelo Paraná afora, mas a de Toledo será diferente, oferecendo experiências inigualáveis para os visitantes”, acrescenta Elder.

O professor Rodolfo Eduardo Vertuan e técnica-administrativa Danielle Camargo, responsáveis por coordenar o espaço e autores da proposta, destacaram que a configuração da Usina do Conhecimento foi inspirada nas visitas técnicas realizadas nos principais museus do Brasil. Além de planejar a criação de uma página no Instagram, a UTFPR também está desenvolvendo um site para o agendamento de visitas à Usina do Conhecimento.

Além de ser gerenciada pela UTFPR, a Usina do Conhecimento estará aberta para a exposição de trabalhos realizados por outros estabelecimentos de ensino superior sediados em Toledo. Até o momento, três instituições manifestaram interesse em participar: a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Com essa iniciativa, a Usina do Conhecimento promete ser um espaço dinâmico e inovador para o aprendizado e a disseminação do conhecimento científico, beneficiando a comunidade de Toledo e região. “Estou muito feliz e positivamente surpreso com o conteúdo apresentado pela equipe da UTFPR. A instituição entendeu de forma assertiva a proposta desta gestão quanto à finalidade que queremos dar à Usina do Conhecimento. Este lugar será o epicentro de um novo conceito de sociedade, com a pedagogia vivida em sua plenitude, envolvendo e incluindo pessoas. Trata-se de um ‘gol de placa’ da educação de Toledo, que caminha para ser, daqui alguns anos, a melhor do Brasil”, destaca o prefeito Beto Lunitti.

Fonte: vivertoledo.blogspot.com

Reportar erro