Carlos Eduardo Cantarelli é reconduzido ao cargo de reitor pelo ministro Mercadante
A solenidade de recondução do reitor Carlos Eduardo Cantarelli foi realizada nesta segunda-feira (23), em Brasília. A cerimônia, que marca o início da nova gestão do reitor na UTFPR, ocorreu na sede do Ministério da Educação (MEC). O atual reitor foi reconduzido ao cargo pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Também acompanharam a solenidade o atual vice-reitor da Universidade Tecnológica, Paulo Osmar Dias Barbosa; o assessor de Desenvolvimento Institucional, Vilson Ongaratto; o diretor adjunto de Gestão da Comunicação, Paulo Strogenski; o coordenador de Expansão e Gestão das Instituições Federais de Ensino, Antonio Simões Silva, representando o secretário de Ensino Superior do MEC, Amaro Lins; o deputado federal Alex Canziani, membro da comissão de Educação e Cultura do Congresso Nacional; o reitor do Instituto Federal do Paraná, Irineu Colombo; o reitor do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, Marcos Serpe; além de outras autoridades.
Durante a solenidade, o ministro Mercadante destacou a consolidação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), destinado a ampliar o acesso e a permanência na educação superior.
De acordo com Mercadante, o Reuni é um esforço do governo federal, com investimento de R$ 8,4 bilhões, na expansão e na reestruturação das universidades federais. Para o ministro, o programa levou a educação superior, a graduação e a pós-graduação, concentradas nas principais capitais, também para o interior do país. Ele destacou o papel da UTFPR neste processo de interiorização, ressaltando o avanço extraordinário da instituição nos últimos quatro anos. “Nosso desafio é consolidar essa expansão e garantir a qualidade”, disse.
Cantarelli reafirmou a importância da expansão, que permitiu à Universidade Tecnológica criar 4.250 vagas, nos últimos quatro anos. “Queremos que a universidade possa, nesses próximos quatro anos, inserir-se no programa de consolidação da expansão previsto pelo MEC, no sentido de se tornar instituição de excelência em termos de educação superior, tecnologia e inovação”, disse.
O reitor dará início agora a um novo mandato frente à instituição até 2016. Ele havia sido escolhido para o cargo em 2008 e, no dia 29 de março deste ano, a comunidade da UTFPR indicou seu nome, em uma pesquisa realizada nos 12 câmpus da instituição, para permanecer no cargo. A escolha apontada nessa consulta à comunidade foi confirmada pelos membros do Conselho Universitário (Couni) que elaboraram a lista tríplice enviada ao MEC. O Ministério indicou a recondução do reitor ao cargo.
Com informações do MEC
Atualizado em 24/07/2012