Inclusão

Publicado 10/20/2017, 1:19:31 PM, última modificação 8/7/2019, 2:32:51 PM

Câmpus promovem Semana da Inclusão na UTFPR

Inclusão

 Professora Mirélia Flausino Vogel, interprete de libras, durante palestra no Câmpus Pato Branco, na Semana da Inclusão de 2011

Desde segunda-feira (23), os câmpus têm realizado atividades para promover a Semana da Inclusão na UTFPR. Os eventos têm como objetivo conscientizar a comunidade e estimular o debate acerca de ações que garantam a inclusão de Portadores de Necessidades Especiais (PNEs). As atividades são coordenadas pelos Núcleos de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNEs) de cada câmpus.

No Câmpus Apucarana as atividades serão realizadas de 27 de abril a 04 de maio. Haverá oficina de sensibilização, curso de Libras e a exibição de filmes e documentários, no Cine Inclusão, com foco na surdez. Além disso, haverá uma visita institucional de alunos surdos da rede estadual de ensino de Apucarana à UTFPR, com o intuito de conhecer o espaço da Universidade, seus cursos e laboratórios. Após a visita, os alunos convidados assistirão à palestra “A experiência do surdo no ensino superior: de aluno a docente”, com o professor de Libras Renan Bastos de Andrade.

Uma palestra sobre tecnologia assistiva, com o professor Claiton Voigt Warnk, que desenvolve essa tecnologia na Universidade, será o destaque do evento no Câmpus Campo Mourão. A finalidade do evento, que ainda não tem data definida, é incentivar alunos e professores a desenvolverem pesquisas nessa área.

No Câmpus Cornélio Procópio as atividades alusivas à Semana da Inclusão serão realizadas somente em 25 de maio. A programação ainda será definida pelo Câmpus.

Já o Câmpus Curitiba promoverá, em 04 de maio, a mesa-redonda “Educação e pessoas com necessidades específicas”. O evento contará com a participação dos professores Miriam Sester Retorta, que falará sobre “Educação e pessoas com necessidades específicas”, Maurício Lima dos Santos, com o tema “A aquisição da linguagem e a educação da pessoa surda”, e Verônica Fleith, que tratará do tópico “Os desafios da educação diante de crianças e adolescentes autistas e  psicóticos”. O debate será mediado pela professora Marta Rejane Proença Filietaz.

Durante 25 a 27 de abril, o Câmpus Dois Vizinhos promoverá a palestra “Inclusão”, ministrada por Rose Orth, membro da Associação de Pintores com a Boca e com os Pés, e o Cine Incluir, com apresentação do filme “Como as estrelas na terra, toda criança é especial”. Também haverá a apresentação artística do Grupo Colibri da APAE de Dois Vizinhos e o Relato de Experiência de Eden Velozo, deficiente auditivo, escritor de  livros para o ensino de libras.

No Câmpus Francisco Beltrão, o projeto Cine Incluir exibirá duas sessões, no dia 24 de abril, do filme Black (2005). Após a exibição do filme, haverá um debate mediado pela professora Cirlei Fátima Baldo, intérprete de Libras do Câmpus.

No Câmpus Medianeira, o evento acontecerá de 24 a 27 de abril e contará com a exposição de banners, distribuição de panfletos informativos e de marcadores de página que tratam sobre a temática da inclusão. Além disso, haverá um painel com as ações realizadas pelo NAPNE do Câmpus e a oficina “Comunicação e interação em língua de sinais”.

O Câmpus Pato Branco promoverá a Semana durante o período de 23 a 27 de abril, através da divulgação das atividades de inclusão que acontecem no Câmpus e de mensagens direcionadas a alunos e servidores abordando o tema inclusão.

As atividades alusivas à Semana da Inclusão ocorrerão no Câmpus Ponta Grossa de 02 a 04 de maio. Neste período haverá apresentações de estudantes da disciplina de Libras do Câmpus; do Coral Affinitas Banda Show, da APAE de Ponta Grossa; e uma apresentação esportiva do time de basquete sobre cadeira de rodas Tubarões do MM/APEDEF/Ponta Grossa. Também haverá uma mostra de trabalhos realizados por estudantes do curso técnico, na disciplina de Geografia; a oficina “Inclusão no ambiente educacional”; e um concurso, entre turmas da disciplina de Libras, para a criação de uma frase e um slogan com o tema “Inclusão na UTFPR”. E há ainda a previsão de uma visita de alunos e servidores à Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ponta Grossa (APADEVI).

Já o Câmpus Toledo realizará palestras entre os dias 24 e 26 de abril. A palestra "Educação e pessoa com deficiência: perspectivas e desafios" será proferida pelo professor Alfredo de Carvalho, do Núcleo Regional de Ensino de Cascavel, e a palestra "Inclusão: nós também fazemos parte" será ministrada pela pedagoga e filósofa Eliane Sumi.

Atualizado em 25/04/2012
Acompanhe as notícias da UTFPR no twitter e no facebook.

Ações 

Reportar erro