Parceria

Publicado 10/20/2017, 2:02:38 PM, última modificação 8/7/2019, 2:32:53 PM

UTFPR assina convênio com Seti para ampliação do Câmpus Londrina e da incubadora do Câmpus Cornélio Procópio

Parceria

 Diretor-geral do Câmpus Cornélio Procópio , Devanil Francisco, reitor Carlos Eduardo Cantarelli e secretário Alípio Leal assinam convênio

O reitor Carlos Eduardo Cantarelli e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, assinaram nesta segunda-feira (18) dois convênios que trarão recursos do Fundo Paraná à Universidade Tecnológica. Um convênio tem como objetivo financiar a compra de terreno para expansão do Câmpus Londrina e o outro irá garantir recursos para reforma e ampliação da Incubadora de Inovações (IUT) do Câmpus Cornélio Procópio .

Pelo convênio assinado entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef), serão repassados à UTFPR R$ 3,8 milhões para aquisição de área de 37 mil metros quadrados para o Câmpus Londrina . O convênio é resultado de uma parceria entre os governos federal e estadual para oferta de três novos cursos de Engenharia em Londrina pela Universidade Tecnológica. Os novos cursos serão Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química.

Já o convênio assinado entre a Seti e a Funtef do Câmpus Cornélio Procópio garantirá recursos de R$ 594 mil para reforma e ampliação da IUT de Cornélio Procópio . Com as obras, a Incubadora, que tem área construída de 300 metros quadrados, passará a ter 1.300 metros quadrados.

Além do reitor da UTFPR e do secretário Alípio Leal, participaram da assinatura dos convênios os diretores-gerais dos câmpus Cornélio Procópio e Londrina , Devanil Antonio Francisco e Marcos Massaki Imamura, o diretor-executivo da Funtef, José Solak, o assessor de Desenvolvimento Institucional da reitoria da UTFPR, Vilson Ongaratto, o deputado federal Alex Canziani, e lideranças da região de Cornélio Procópio , como o prefeito de Bandeirantes Celso Silva.

De acordo com o secretário Alípio Leal, a parceria com a UTFPR foi realizada porque os cursos de Engenharia demandados pela comunidade da região não podem ser instalados na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O motivo é a impossibilidade de contratação de professores e funcionários, pois a folha de pagamentos do Estado já está no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Por isso, a parceria com uma instituição federal, que tem reconhecida capacidade e competência na área de engenharia. A meta é a busca da excelência do ensino superior no Estado do Paraná, no sistema estadual junto com as instituições federais e as faculdades municipais”, disse.

O deputado federal Alex Canziani, por sua vez, afirmou já haver uma negociação junto ao Ministério da Educação para liberação de vagas de docentes para que os cursos possam ter início na UTFPR. Além do deputado, também solicitam a liberação de vagas os deputados Luiz Carlos Hauly e André Vargas.

Ao se pronunciar, o reitor Carlos Eduardo Cantarelli elogiou a parceria, que possibilitou recursos para Londrina e Cornélio Procópio . Segundo o reitor, ainda está em negociação a implantação de cursos também em Apucarana . “Tenho certeza que com esse trabalho a UTFPR só ganha, como ganham também os atores envolvidos e as comunidades das regiões atendidas”, finalizou.

Atualizado em 19/06/2012
Acompanhe as notícias da UTFPR no 
twitter e no facebook.

Ações do 

Reportar erro