Home
/
Comunicação
/
Arquivos de Notícias
/
Reitoria
/
2012
/
Publicado edital do Sisu de verão 2013. Inscrições vão de 07 a 11 de janeiro

Publicado edital do Sisu de verão 2013. Inscrições vão de 07 a 11 de janeiro

Publicado 10/24/2017, 9:54:38 AM, última modificação 8/7/2019, 2:33:13 PM

Nessa quinta-feira (27), a UTFPR publicou o edital do Processo Seletivo para os cursos de graduação para o primeiro semestre de 2013, que será realizado através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). As inscrições vão de 07 a 11 de janeiro e devem ser realizadas no Portal do Sisu.

Para se inscrever os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e não ter obtido nota igual a zero em qualquer uma das disciplinas ou conteúdos integrantes do Exame.

No Portal do Sisu, o estudante deverá escolher duas opções de curso. Durante o período de inscrições, uma vez por dia, o MEC divulgará a nota de corte para cada curso. O candidato poderá mudar a sua opção caso avalie que tem mais chance de ser aprovado em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente.

Ao todo, nesta edição, a Universidade Tecnológica ofertará 3.550 vagas em 89 cursos e 12 câmpus.

O resultado da primeira chamada, a qual será elaborada pelo MEC, será divulgado em 14 de janeiro e estará disponível no Portal da UTFPR. As matrículas da primeira chamada deverão ser realizadas entre os dias 18 e 22, no câmpus do curso. O MEC divulgará a segunda chamada no dia 28.

Os candidatos não convocados para o curso escolhido como primeira opção, na primeira e segunda chamada, poderão se inscrever na lista de espera, no portal do Sisu, de 28 de janeiro a 08 de fevereiro. A UTFPR ainda fará mais duas chamadas em fevereiro, duas em março e cinco em abril, além das chamadas nominais em cada câmpus.

Política afirmativa

Em cumprimento à Lei nº 12.711/2012, ao Decreto nº 7.824/2012 e à Portaria Normativa nº 18/2012 do MEC, que regulamentam sobre o ingresso nas instituições federais de ensino, 50% das vagas ofertadas em cada curso são destinadas a candidatos que cursaram e concluíram com êxito todas as séries do Ensino Médio em escola pública.

Das vagas reservadas aos cotistas, 50% são destinadas aos candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos per capita e os outros 50% são destinados aos candidatos oriundos de famílias independente de renda, ambos divididos entre os autodeclarados pretos, pardos e indígenas e os que não se enquadram no grupo, sendo distribuídos nas seguintes categorias:

Categoria 1 – cotista oriundo de família com renda, comprovada, igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos per capita e que não se declarou preto, pardo ou indígena;

Categoria 2 – cotista oriundo de família com renda, comprovada, igual ou inferior a 1,5 salários- mínimos per capita e autodeclarado preto, autodeclarado pardo ou autodeclarado indígena;

Categoria 3 – cotista independente de renda, sem necessidade de comprovação, e que não se declarou preto, pardo ou indígena;

Categoria 4 – cotista independente de renda, sem necessidade de comprovação, e autodeclarado preto, autodeclarado pardo ou autodeclarado indígena.

Mais informações estão disponíveis no Portal do Sisu, no edital do Processo Seletivo da UTFPR e no Portal da UTFPR.

Atualizado em 28/12/2012

Reportar erro