Reitor fala sobre aumento dos cursos de engenharia na UTFPR, no I Seminário de Educação em Engenharia
O I Seminário de Educação em Engenharia movimentará, durante toda esta quinta-feira (08), o miniauditório do Câmpus Curitiba, sede da Reitoria da UTFPR. Para a abertura do evento, o reitor Carlos Eduardo Cantarelli falou sobre a história da Engenharia na instituição e as perspectivas para o futuro.
“A história da Engenharia na UTFPR começou nas décadas de 80 e 90, com a implantação dos primeiros cursos. Em 2007, começaram a surgir demandas para que outras cidades também ofertassem cursos de educação superior, ampliando o número dos nossos câmpus. A engenharia foi colocada como estratégica na instituição. Hoje estamos com 34 cursos em 12 câmpus e não pararemos aí. Vamos implantar mais três cursos de engenharia no Câmpus Londrina, já temos cinco cursos aprovados para o novo Câmpus de São José dos Pinhais, que deve ser implantado até o próximo ano, e outros três para o Câmpus Apucarana. Ao todo, chegaremos ao final de 2013, com 45 cursos de engenharia na instituição”, enfatizou Cantarelli.
O reitor aproveitou para anunciar a aprovação de dois novos cursos de doutorado e um de mestrado para a Universidade Tecnológica, divulgado na última terça-feira (06). Os cursos de doutorado são em Engenharia Mecânica e de Materiais para o câmpus Curitiba e Engenharia de Produção para o câmpus Ponta Grossa; e o de mestrado é em Engenharia Mecânica, para o câmpus Cornélio Procópio. Com esses novos cursos, a UTFPR conta agora com 23 programas de Pós-Graduação ofertando cinco cursos de doutorado, 16 mestrados acadêmicos e sete mestrados profissionais.
Seminário
O seminário continuará até as 18h desta quinta-feira e tratará sobre a situação e as novas tendências da educação em Engenharia no Estado do Paraná. A programação contará também com um evento cultural do Câmpus Curitiba e, após, a abertura oficial e o início dos painéis.
O primeiro painel será ministrado por Vanderli Fava de Oliveira (UFJF / ABENGE), introduzindo o tema do evento; o segundo será ministrado por entidades ligadas à área, sobre a visão das mesmas; o terceiro sobre a visão das instituições, com Marcos José Tozzi (UP / ABENGE) e Orlando Strobel (PUC-PR). Por último, o quarto painel, com o mesmo tema do terceiro, mas ministrado por Sergio Scheer (UFPR) e pelo diretor-geral do Câmpus Curitiba, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho.
Outras informações na página do evento.
Atualizado em 08/03/2012