RNP implantará links de 100 Mbps nos câmpus Apucarana, Londrina e Toledo
Os câmpus Apucarana, Londrina e Toledo farão parte do projeto “Veredas Novas”, que disponibilizará links de comunicação de 100 Mbps, podendo chegar até 1 Gbps e interligará os câmpus à infraestrutura de conexões da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O projeto é da RNP em cooperação com a Telebrás.
O objetivo do projeto “Veredas Novas” é ampliar a infraestrutura vicinal de interligação à rede óptica nacional da Telebrás até as localidades onde estão os câmpus das universidades no interior.
A RNP considera que a interconexão de todos os câmpus das universidades localizados no interior será a mais importante meta da rede acadêmica brasileira a ser alcançada nos próximos anos, aumentando a qualidade e impulsionando a educação superior e a pesquisa no país.
Além deste projeto, a UTFPR solicitou à RNP upgrade nos links já existentes dos câmpus Apucarana, Francisco Beltrão, Londrina e Toledo de 2 Mbps para 6 Mbps, o que já foi efetivado.
Para os câmpus Campo Mourão, Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Pato Branco, Ponta Grossa e Medianeira já está confirmada pela RNP a disponibilização de links de 20 Mbps cada. Já Guarapuava terá link de 10 Mbps.
Atualizado em 11/06/2012
Acompanhe as notícias da UTFPR no twitter e no facebook.
Ações