UTFPR tem três projetos aprovados no Programa de Licenciaturas Internacionais da Capes
A UTFPR teve três projetos aprovados no Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado do edital nº 008/2012 do programa foi divulgado nesta quinta-feira (14). Com a aprovação, alunos de licenciatura da UTFPR poderão fazer parte do curso em universidades portuguesas. No total, a Capes selecionou 64 projetos de melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores nas áreas de química, física, matemática, biologia, português, artes e educação física.
Um dos projetos aprovados foi “Parceria para Licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos com a Universidade do Minho”, do curso de Letras do Câmpus Pato Branco, coordenado pela professora Gisele Wolkoff. Também foi aprovado o “Projeto de Licenciatura Internacional em Química entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a Universidade do Minho”, do curso de Química do Câmpus Campo Mourão, coordenado pelo professor Marcos Antonio Piza.
Além desses, a Capes aprovou o projeto “Da Formação Inicial à Inserção Profissional Docente: Um Programa Acompanhamento, Orientação e Desenvolvimento do Processo Formativo nas Áreas de Física e Matemática”, que envolve o curso de Matemática do Câmpus Curitiba e é coordenado pela professora Marielda Ferreira Pryjma. O projeto será desenvolvido em parceria com a Universidade de Aveiro.
Cada projeto contemplará até sete estudantes. Os alunos de cursos de licenciaturas de universidades brasileiras permanecerão até 24 meses em uma das seguintes universidades de Portugal: Universidade Nova de Lisboa, Universidade da Beira Interior, Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade Trás-os-Montes. Os selecionados serão beneficiados com missões de estudos e de trabalhos.
Entre os benefícios disponíveis estão bolsas e passagens aéreas internacionais para estudantes brasileiros e passagens aéreas internacionais e diárias para docentes brasileiros em missão em Portugal.
O programa tem como objetivo elevar a qualidade da graduação, tendo como prioridade a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores, por meio da ampliação e dinamização das ações voltadas à formação inicial e implementação de novas diretrizes curriculares para a formação de professores, com ênfase no ensino fundamental e no ensino médio.
O início das atividades está previsto para setembro de 2012. Os coordenadores receberão ofício contendo informações sobre financiamento, solicitação de recursos, programação de missões, entre outras.
Mais informações podem ser obtidas na página do PLI e pelo e-mail pli@capes.gov.br.
Atualizado em 15/06/2012
Acompanhe as notícias da UTFPR no twitter e no facebook.
Ações