Histórico e projetos

Publicado 5/7/2020, 2:46:41 PM, última modificação 12/4/2020, 3:23:44 PM

O Projeto de Extensão Desenvolvimento da Cenografia (PEDC) teve sua primeira edição em 2013, com a realização do projeto Babel. O PEDC foi classificado em 6º. lugar, com nota máxima, dentre 150 projetos culturais do Brasil, no Edital do Programa de Extensão, da Secretaria de Ensino Superior, do Ministério da Educação (PRoExt 2013 - SESu/ MEC). Com o financiamento, naquele ano, um grupo de 16 alunos (a maioria bolsistas), de sete cursos de graduação diferentes (Design, Design Gráfico, Arquitetura,  Engenharia Elétrica, Comunicação, Letras e Educação Física), trabalhou junto ao TUT no desenvolvimento do espetáculo teatral Babel. O PEDC também produziu a exposição e catálogo: Babel: processo de criação do espetáculo e organizou o I Seminário de Design cênico: elementos visuais e sonoros da cena.

Anteriormente a isto, é preciso destacar o projeto cenográfico da aluna Leda Lopes, do curso de Tecnologia em Design de Móveis, para o espetáculo Chufone, do TUT, em 2006. Também o trabalho da aluna Kelly Carolini da Silva, em 2009, do mesmo curso, para o espetáculo A breve dança de Romeu e Julieta, que foi também seu trabalho de cunclusão de curso, sob orientação do professor Ismael Scheffler, com o título O processo de criação da cenográfica do espetáculo “A breve dança de Romeu e Julieta”.

Em 2009, também foi iniciada a primeira turma do curso de Especialização em Cenografia, que foi seguida de mais três turmas, em 2013, 2015 e 2017. (No momento não há previsão de abertura de nova turma).

Relacionado ao curso, foram realizados os eventos: I e II Seminário de Cenografia (2010 e 2014) e I e II Seminário de Design cênico: elementos visuais e sonoros da cena (2013 e 2017). Também foram publicados os livros: Questões de cenografia I (Scheffler; Porto Alegre, 2014) e Questões de cenografia II: cenografia no teatro e em outros contextos (2016) e os catálogos: Babel: o processo de criação do espetáculo teatral (UTFPR, 2013) e Maquetes cenográficas: catálogo da exposição (UTFPR, 2014), e os Anais do I e II Seminário de Design cênico - todos materiais disponíveis na internet.

Em 2014, o II Projeto de Extensão Desenvolvimento da Cenografia foi realizado para o desenvolvimento de propostas para a mostra seletiva Brasil: LABirintos compartilhados, realizado pela Universidade de Brasília, que organizou a Mostra das Escolas Brasileiras do Desenho da Cena. Dois livros-objeto foram inscritos e um dos trabalhos foi selecionado participando da 13ª. Quadrienal de Praga: Espaço e Desenho da Cena, na República Tcheca, em 2015.

Em 2015, o III Projeto de Extensão de Desenvolvimento Cenográfico trabalhou na produção do espetáculo Alice Quântica. Com a iniciativa do professor Dr. Walmor Cardoso Godoi, do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS), da UTFPR, contando com recursos financeiros do Edital PRoExt 2015 (SESu/ MEC), para a realização do projeto de extensão “O uso do teatro no ensino de Física Moderna”, e com a parceria do GRUTA – Grupo de Teatro do Colégio Estadual do Paraná e seus professores, tendo direção do professor Lau Bark, Scheffler dirigiu as ações de produção do cenário contando com 8 alunos como bolsistas e voluntários dos cursos: Engenharia Mecânica, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação e Design.

De 2015 a 2019, o PEDC tem participado dos espetáculos musicais do Projeto Social Dorcas, de Almirante Tamandaré. Todos os anos, o projeto de educação musical de crianças e adolescentes prepara um espetáculo de canto coral e música instrumental. As funções exercidas pelo PEDC foram variadas em cada espetáculo, dentre: direção cênica, roteiro, cenografia, iluminação, figurinos, maquiagem, produção, elaboração de projeto gráfico, fotografia, filmagem, recepção e acolhimento. Foram realizados os espetáculos: Um jardim da vida (2015), A jornada do vencedor (2016), Uma história verdadeiramente real (2017), Simples assim (2018), Mosaico (2019).

Em 2017, foi realizado o I Pequeno Festival de Teatro Lambe-Lambe da UTFPR, com seis trabalhos produzidos na disciplina Design Teatral, do Bacharelado em Design.

Em 2017, da iniciativa do professor José Marconi, foi realizado o projeto de extensão Desenhadores de Rua - Palcos Urbanos, contando com a colaboração de Scheffler. O objetivo era desenhar ao vivo espetáculos de teatro durante o Festival de Teatro de Curitiba. Nova edição do projeto foi realizado no Festival de 2018. Em 2019, Marconi e Scheffler, juntamente com as professoras Simone Landal e Anna Vörös realizaram o projeto de extensão Ateliê de desenho de modelos vivos - figura humana em cena, com encontros mensais, cada um com um tema específico, integrando história das artes visuais, desenho, design e artes cênicas.

Em 2018, foi realizado o IV PEDC na produção de um documentário de 7 minutos intitulado Laboratório de Experimentação do Espaço, inscrito para participar no evento IMAGINA[trans]forma[inter]ação, realizado no Rio de Janeiro, pela UNIRIO e UFRJ, em outubro. O trabalho foi selecionado para a Mostra do Estudantes Brasileiros de Desenho da Performance e integrou a exposição na 14ª Quadrienal de Praga de Espaço e Desenho, na República Tcheca, em 2019. O trabalho contou com alunos dos cursos Tecnologia em Design Gráfico, Bacharelado em Design e Especialização em Artes Híbridas.

Reportar erro