Sobre o coordenador

Publicado 5/7/2020, 3:50:36 PM, última modificação 12/4/2020, 3:23:32 PM

Ismael Scheffler é Doutor (2013) e Mestre (2004) em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. É também Especialista em Teatro (2001) e Bacharel em Artes Cênicas - Direção Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná (2000). Tem formação na Escola do Ator Cômico (2007) e no Laboratório de Estudo do Movimento da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em Paris, França (2011). Realizou estágio doutoral na Universidade de Sorbone Nouvelle-Paris 3 (2012).

É professor e pesquisador na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba, junto ao Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (desde 2015), ministrando as disciplinas: Criatividade/ Psicologia 1; Espaço cenográfico; Design Teatral; Corpo,forma, movimento.

Coordena o TUT – Teatro da UTFPR-Curitiba desde 2005, quando foi concursado como professor efetivo para assumir este projeto institucional, criado em 1972. Realiza diferentes ações e projetos de extensão em teatro, cinema e exposições. Dirige os espetáculos produzidos pelo TUT desde 2005, sendo os últimos: OCO (2019), Babel (2013-2014), A breve dança de Romeu e Julieta (2009), Ubu rei (2008-2009).

Coordena também o Projeto de Extensão Desenvolvimento da Cenografia desde 2013, tendo participado com seus alunos por duas vezes da Mostra das Escolas de Cenografia Brasileiras na Quadrienal de Praga: Espaço e Desenho da Cena, na República Tcheca, nas edições de 2015 e 2019.

Foi coordenador e professor do Curso de Especialização em Cenografia (turmas 2009, 2013, 2015 e 2017) e do Curso de Especialização em Artes Híbridas (turmas 2015, 2017 e 2018); também foi professor nos Curso de Especialização em Narrativas Visuais (turmas 2016, 2017 e 2018), Especialização em Literatura Dramática e Teatro (turmas 2006 e 2008) e Especialização em Comunicação e Cultura (2008).

Coordena dois Grupos de Pesquisa certificados pela UTFPR: Grupo de Pesquisa Cena, Corpo e Visualidade, criado em 2013, e Grupo de Pesquisa Narrativas Híbridas Interativas, criado em 2015.

É coordenador do Grupo de Trabalho Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras da Cena da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE, a qual integra desde 2003.

Foi editor-convidado para o dossiê temático Cenografia, Direção de Arte & Design de Cena, publicado em dois volumes da Revista Arte da Cena, da UFG (2018 e 2019) e dos dois volumes do dossiê temático Quadrienal de Praga: Espaço e Desenho da Cena, junto à Revista Cena, da UFRGS (2020). É membro dos comitês editoriais das revistas científicas Revista Científica/FAP e O Mosaico: Revista de Pesquisa em Artes (ambas da UNESPAR). 

Publicou diversos livros, capítulos de livro e artigos científicos sobre história e processos de criação do TUT, pedagogia teatral, história do teatro curitibano, Antonin Artaud, Jacques Lecoq e design cênico.

Dentre os livros, destaca-se: Teorias da cena: teatro e visualidades (InterSaberes, 2019), José Maria Santos: entrevistas e embates (UTFPR, 2017); Questões de cenografia II: cenografia no teatro e em outros contextos (Arte Final, 2016), Questões de cenografia I (Arte Final, 2014), Babel: o processo de criação do espetáculo (UTFPR, 2013), TUT, TECEFET, TETEF: 35 anos de teatro na UTFPR (UTFPR, 2008).

Publicou capítulo nos livros: À sombra do vampiro: 25 anos de teatro de grupo em Curitiba (Walter Lima Torres Neto (Org.), Kotter, 2018); The Routledge Companion to Jacques Lecoq (Mark Evans; Rick Kemp. (Org.), Londres: Routledge, 2016); Teatralidade e cidade (André Carreira. (Org.), UDESC, 2011); A Interatividade, o controle da cena e o público como agente compositor (Margie Gandara Rauen (Org.),  EDUFBA, 2009), entre outros.

Diversos artigos publicados em revistas especializadas e anais de eventos científicos podem ser encontrados na plataforma Academia.edu.

É ator, cenógrafo e diretor teatral.