Home
/
Cultura
/
Dança
/
Dança CT
/
Destaques
/
II Seminário de Dança

II Seminário de Dança

Publicado 12/5/2018, 1:44:25 PM, última modificação 12/5/2018, 2:42:40 PM
Qualidade de vida e as coreopolíticas das diásporas africanas

O evento acontecerá em novembro sob a motivação da comemoração do dia da consciência negra (20/11). Por esse motivo, a abordagem da cultura corporal como atividade física que será realizada durante o evento estará voltada para as manifestações físicas/corporais negras.

     A cultura corporal é objeto de estudo da Educação Física e transpassa todos os conteúdos desse campo de conhecimento. Sendo assim, o evento promoverá uma discussão extremamente válida aos estudantes de Educação Física da UTFPR e ainda, à toda comunidade acadêmica. Como o evento será uma ação de extensão, também será aberto ao público externo.

     Serão ressaltadas e problematizadas, questões pertinentes à qualidade de vida da população negra, abordando suas manifestações corporais como parte importante da valorização de sua cultura e combate ao racismo. É fato que o racismo estrutural da sociedade brasileira ainda é nos dias de hoje um dos principais aspectos impeditivos da qualidade de vida da população negra.  O contexto entre atividades físicas e qualidade de vida para negras e negros, será debatido a partir de experiências práticas (no formato de oficinas de capoeira, danças negras e danças urbanas), apreciação e vivência de apresentações de manifestações da cultura negra (roda de capoeira, dança nativo urbano e danças negras) e por uma mesa temática que irá articular a discussão e promover o debate sobre as corporeidades e coreopolíticas da cultura negra em relação aos pressupostos de qualidade de vida