Página Inicial
/
Cultura
/
Dança
/
Dança CT
/
Projetos
/
2017
/
A Pureza dos Sonhos Espetáculo de Dança Teatro

A Pureza dos Sonhos Espetáculo de Dança Teatro

Publicado 12/4/2018, 5:26:38 PM, última modificação 12/4/2018, 5:50:55 PM

A ação de Extensão “Subprojeto: Residência Artística na UTFPR” pertencente ao Projeto de Extensão “links – Grupo de Dança UTFPR”, tem por objetivo oferecer o espaço físico do Laboratório de Poéticas do Corpo da UTFPR para “incubação” de artistas da dança, do corpo ou da cena, para que desenvolvam seus trabalhos diante prévia aprovação de cronograma. Sendo assim, os artistas ou coletivos devem oferecer alguma contrapartida gratuita para comunidade interna da UTFPR, tais como: oficina/aula/workshop, ensaio aberto e/ou mostra do resultado artístico produzido.

Em sua 11ª edição, o projeto artístico-pedagógico internacional de Dança-teatro “Momentos”, foi composto por artistas vindos da Alemanha, Áustria, França e Brasil e foi acolhido pelo projeto “links – Grupo de Dança UTFPR / subprojeto: residência artísticas na UTFPR” durante o período de 08 de Agosto á 03 de Setembro de 2017.

O projeto de dança-teatro “Momentos” em suas edições anteriores foi realizado em diferentes cidades da Áustria e Alemanha, sendo em 2015 sua primeira visita ao Brasil na cidade do Rio de Janeiro. Em 2017, o projeto “Momentos” voltou ao Brasil passando durante o mês de Julho pelo Rio de Janeiro – RJ e no mês de Agosto por duas cidades paranaenses, Curitiba e São José dos Pinhais, nas quais foram firmadas as ações colaborativas entre os projetos “Momentos” e “links – grupo de dança UTFPR”.

Diante da possibilidade de uso do Laboratório de Poéticas do Corpo da UTFPR, a equipe do projeto em Dança-teatro “Momentos”, realizou como forma de contrapartida o convite para que os alunos, vinculados às ações de dança desenvolvidas na UTFPR, fizessem parte da criação e apresentação do espetáculo “A Pureza dos Sonhos”. Sendo assim, os estudantes da UTFPR passaram a compor o elenco de artistas do espetáculo.

A metodologia de criação “work in progress”, oportunizou ao grupo ir além da execução de passos previamente coreografados, podendo assim, exercerem sua criatividade como intérpretes-criadores, ou seja, como coautores do espetáculo.

Devido característica pedagógica da metodologia de criação, como também nas demais abordagens de produção do espetáculo, foi possível configurar um ambiente generoso em ensino/aprendizagem de dança, assim como em outras linguagens artísticas que também foram necessárias para produção do espetáculo “A Pureza dos Sonhos”, taiscomo: vídeo, fotografia, figurino, cenário, iluminação e música.

Nesse sentido, o projeto abrigou diversos voluntários (músico, iluminador, fotógrafos e dançarinos), estudantes e/ou professores de outras instituições de ensino – UNESPAR/FAP, UFPR e Colégio Estadual do Paraná/CEP (nas áreas de: vídeo/cinema, dança, produção cênica, cenografia, figurino) e estudantes da UTFPR de diferentes cursos (Bacharelado em Design, Bacharelado em Educação Física, Técnico Integrado em Mecânica, Licenciatura em Física, Especialização Lato Sensu em Cenografia) os quais atuaram em diferentes áreas/linguagens artísticas (dança, cenografia, figurino, vídeo e fotografia).