Home
/
Cultura
/
Destaques
/
TUT e Olhar de Cinema: filmes com inovação de linguagem

TUT e Olhar de Cinema: filmes com inovação de linguagem

Publicado 6/5/2019, 10:48:07 PM, última modificação 6/5/2019, 10:52:03 PM
TUT, Olhar de cinema, Festival Internacional, Cultura, Teatro

Nesta quarta-feira, dia 5 de junho, começa o 8º Olha de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Serão ao todo 131 filmes exibidos ao longo de oito dias. Além dos filmes, o festival conta com uma programação intensa de palestras, workshops, oficinas e bate-papos. Para a abertura, foi selecionado o documentário inédito "Banquete Coutinho", de Josafá Veloso, que terá exibição às 20h nas salas 1, 2, e 3 do Espaço Itaú, no Shopping Crystal.

O evento é focado em destacar e celebrar o cinema independente realizado em todo mundo. Por meio da seleção oficial de filmes, são apresentados ao público produções com propostas estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático, que abrange desde a abordagem de inquietações contemporâneas acerca do micro universo cotidiano de relacionamentos, até interpretações e posicionamentos sobre política e economia mundial.

De acordo com Daniel Grünhagen, coordenador comercial da Grafo Audiovisual e produtor do festival,  o Olhar de Cinema busca filmes que se arriscam em novas formas de linguagem cinematográfica, que estão abertos ao experimentalismo e que, sem esquecer, possuem um grande potencial de comunicação com o público. Dessa forma, é possível compor uma programação com grade diversidade temática e estética, que não rejeita gêneros, formatos e durações. Com essa proposta, a programação realizada pelo Olhar de Cinema conta com 80% dos filmes selecionados ainda inéditos no Brasil.

A esse convite para se conhecer, debater e produzir filmes diferentes, o festival firmou parceria com o TUT – Teatro da UTFPR. O objetivo é promover o festival entre os estudantes, professores e servidores da Universidade, aproximando-os de filmes e produções independentes.

"O festival de cinema traz perspectivas diferentes e inovadoras, para além do cinema comercial. A parceria tem o intuito de incentivar os estudantes a assistirem outras perspectivas culturais", destacou o coordenador do TUT Ismael Scheffler. O Teatro da Universidade Tecnológica é um programa de Extensão Universitária da UTFPR, que tem como proposta ensinar técnicas, ferramentas e conhecimento sobre Teatro e outras artes cênicas e corporais para a comunidade interna da instituição, bem como à sociedade em geral, segundo Scheffler, que é professor do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da UTFPR.

"Essa aproximação com a Universidade busca envolver estudantes, docentes e funcionários com a produção cinematográfica  e outras diferentes linguagens que eles podem se apropriar", disse Grünhagen. "Queremos  mostrar que o audiovisual também pode ser feito por quem não faz cinema."

Proposta Pedagógica do Festival
Além de apresentar as produções, o festival  realiza ações voltadas para a formação e atualização dos profissionais da área do cinema. Por meio de diferentes atividades,  como Seminários, Oficinas, Encontros de negócios, e o laboratório de desenvolvimento de projeto, Curitiba LAB. Essas ações estão inscritas no Mercado de Cinema de Curitiba, que acontece simultaneamente à mostra principal.

O Curitiba_LAB é uma proposta de tutoria de projetos cinematográficos. Selecionados previamente ao evento, os produtores, roteiristas, diretores passarão, ao longo de 5 dias, por acompanhamento e orientação de profissionais de cinema, que apontarão  forças e fraquezas de cada projeto. O intuito é orientar os produtores para tornarem suas propostas mais atraentes e viáveis

Dentro do mercado existem diferentes atividades voltadas para o audiovisual Dessa maneira, o evento tem a intenção não só de proporcionar ao público experiências cinematográficas singulares, mas também fomentar a reflexão acerca da linguagem e história do cinema.

Venha participar do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Para saber mais sobre a programação do festival, acesse:https://www.olhardecinema.com.br/br/

Serviço:
8º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba       
De 5 a 13 de junho      
Locais:
 Espaço Itaú – Shopping Crystal – Rua Comendador Araújo, 731          
            Cineplex Batel – Shopping Novo Batel – Alameda D. Pedro II, 255       
           Cine Passeio – Rua Riachuelo, 41